terça-feira, 14 de julho de 2020

ORAÇÃO DA MANHÃ || 14 07 20 || Com Laerte Lafayett


Bom dia! Em oração ao Deus Eterno pela tua vida, família, sonhos e projetos nesta manhã de terça feira! E continuamos falando sobre a Inveja... A pessoa Invejosa se sente incapaz e tende a querer destruir a outra, pois não suporta não ser melhor, não suporta não estar em destaque, não suporta ver o outro bem! Esse sentimento é impulsionado, quase sempre, por aquilo que a pessoa não possui, e podem ser bens de consumo, pessoas, características de personalidade do outro e até mesmo o sentimento alheio. Cada pessoa invejosa possui uma variação dessas condições, existindo casos em que o indivíduo deseja a casa do outro, o carro, o estilo de vida, clona-se na personalidade do outro e alguns indivíduos chegam a desejar os filhos do outro e até o marido/esposa do outro, ou seja, a pessoa nesse nível de inveja patológica passa a desejar a vida completa da outra pessoa. Ela quer ser o outro e para isso tenta destruir o invejado, seja psiquicamente, moralmente, financeiramente etc.

Há pessoas que chegam a se aproximar da vítima, fazer “amizade”, usam de hipocrisia para descobrir mais informações e traçar qual caminho ardiloso seguirão para destruir o outro. Um nível de inveja que é como câncer, que mata...

Quando você perceber que tem uma pessoa invejosa próxima a você, não conte seus sonhos, planos e conquistas, evite falar detalhes de sua vida, além disso não tente  agradar com elogios e presentes, pois essas atitudes só alimentarão a inveja contra você.
Caso você conheça alguém com esse perfil, fique atento, preze pela discrição e imponha um leve distanciamento do convívio, para que dessa forma a inveja do outro não seja potencializada. Porém, não se anule ou mude radicalmente sua vida pela inveja do outro. Seja você mesmo e, acima de tudo, ore por ele. A inveja faz muito mal às pessoas, comprometendo a saúde física, psicológica e espiritual do invejoso. 

Para exemplificar o quão assustador e destrutivo pode ser esse sentimento, já vi muitas  pessoas que ao receberem um presente, sentem inveja mortal da pessoa que lhe presenteou. Sendo assim, o presente não surge como um laço de paz e amizade, como algo bom; antes, o presente (geralmente na inocência de quem o dá) é como um ‘tapa na cara’, uma ofensa para o invejoso que o recebe. Por isso, ao identificar um invejoso, não tente agradá-lo, ser simpático, conquistar com carinho, convites e presentes. Dificilmente isso irá resolver e, ao contrário, intensificará o ódio que a pessoa sente.

Reconhecer a inveja em si é, para a maioria das pessoas, muito difícil. Observo, ao longo de décadas de pastoreio e aconselhamento que muitas pessoas tentam negar tal sentimento, isso porque sentem vergonha de se verem invejosas... Todavia, a primeira forma para começar a cura, é reconhecer a existência da enfermidade. Reconhecer o erro é a raiz de toda libertação!

Vencer a inveja é alegrar-se com a bênção do outro! A palavra de Deus diz: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;” Romanos 12.15

Só é capaz de ficar feliz com as conquistas de seus familiares e amigos quem inicialmente é uma pessoa feliz e resolvida consigo mesma. 

Hoje é comum, inclusive no ambiente da igreja, pessoas que se incomodam com as bênçãos na vida do outro... Muitos se tratam aparentemente bem, abraçando e chamando até de “querido, linda, amadinho etc”, porém estão tomados pela inveja. O invejoso reflete uma infelicidade interna terrível, podendo ser potencializada através das redes sociais, local em que a pessoa invejosa está sempre “de olho”, observando outros indivíduos que aparentam enorme felicidade ao exporem viagens em família e muitas outras conquistas. Alguns invejosos, os chamados "haters" (do inglês, aborrecedor, odiador) não se contém e fazem comentários irônicos, maldosos e desnecessários, proliferando assim sua inveja e maldade.  Para ouvir a #OraçãodaManhã no YOutube, acesse https://youtu.be/w3xK5pJp6kY

Nenhum comentário: