quinta-feira, 16 de julho de 2020

ORAÇÃO DA MANHÃ || 16 07 20 || Com Laerte Lafayett


Em tempos de #Pandemia, vamos compartilhar #Esperança #OQUEMEDAESPERANCA

Bom dia! Em oração ao Deus Eterno pela tua vida, família, sonhos e projetos, nesta manhã de quinta feira!
Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. - Salmos 73:3
A inveja não é algo sem importância. Ela está sempre ao lado de outras coisas terríveis (as tais obras da carne de que nos fala o Apóstolo Paulo, escrevendo aos Gálatas no capítulo 5 versos 19-21).
A inveja não é passiva; não cruza os braços; não fica parada em momento algum. Ela é ativa, dinâmica e incontrolável. Se não for barrada na nascente, leva o invejoso automaticamente ao pecado.
Não foi a inveja de Caim que provocou o primeiro assassinato da história (Gn 4.8)? O livro de Gênesis conta que “Isaque tinha tantas ovelhas e cabras, tanto gado e tantos empregados, que os filisteus acabaram ficando com inveja dele”. A inveja dos vizinhos levou-os a entupir todos os poços dos quais o patriarca se servia para matar a sede do gado e regar a lavoura (Gn 26.14-15). Foi por inveja que os irmãos de José o venderam para ser escravo no Egito (At 7.9).
A diferença entre ciúme e inveja é que o primeiro nos faz ter medo de perder aquilo que possuímos enquanto que a inveja nos provoca tristeza pelo fato de os outros possuírem aquilo que não temos. No relacionamento de Saul com Davi, vemos clara a situação da inveja de Saul para com Davi - 1 Sm 18.6-12
Em Gn 4.6-7, Deus oferece a Caim ou a a qualquer um de nós remédio simples e eficaz que anula a ação da inveja.
Há um tipo curioso de inveja que amarra os servos de Deus. É a inveja do ímpio e daquilo que ele tem. Somos exortados a não nos deixarmos vencer por ela, como se vê em Sl 37.1-2 e Pv 3.31-32, 23.17-18, 24.1-22 e 19-20. O Salmo 73 trata desse problema (veja os versos 2 e 3).
Mt 20 – Os trabalhadores da vinha e Lucas 15 – O Filho pródigo – Duas parábolas que ilustram casos típicos de inveja que nos impedem de compreendermos a graça de Deus. (Deus é soberano: age como quer e dispõe as coisas segundo o seu querer. O não reconhecimento ou a não aceitação deste fato conduz os homens à inveja.)
Os principais sacerdotes tinham inveja de Jesus – Pilatos constata isso em Mc 15.10
Antístenes, filósofo grego, nascido em Atenas, considerado o fundador da chamada filosofia cínica, discípulo de Górgias e Sócrates, tem a seguinte frase sobre a inveja:
“Assim como a ferrugem corrói o ferro, corrói a inveja ao invejoso” (Antístenes).

Nenhum comentário: