“Ora, anualmente iam seus pais a Jerusalém, para a Festa da Páscoa. Quando ele atingiu os doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Terminados os dias da festa, ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Pensando, porém, estar ele entre os companheiros de viagem, foram caminho de um dia e, então, passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos; e, não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas. Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura. Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? Não compreenderam, porém, as palavras que lhes dissera. E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração. E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” - Lc 2.41-52
Jesus sendo apenas um menino de 12 anos estava entre os catedráticos, os mestres, os maiores conhecedores da lei de Moisés, no templo ensinando aqueles doutores. Seus pais o haviam perdido e o encontraram lá no meio dos conhecedores da lei, desafiando a todos com seu conhecimento. Mas todos poderiam dizer: “-Ele estava lá pregando, pois era Jesus.” Mas não se esqueçam de que ele era apenas um homem sujeito às mesmas vontades, situações ou dores que nos vivemos, porém independente de qualquer coisa, Jesus já havia iniciado seu ministério. Jesus já se enxergava líder, ele já manifestava em sua vida grande ousadia. Sua mãe quando O viu, ficou admirada, mas isso não deve acontecer conosco, pois o próprio Jesus nos garantiu fazer o que Ele fez e coisas maiores ainda - Jo 14.12 – “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.”
NO MUNDO EXISTEM DOIS GRUPOS, QUE SÃO DIFERENCIADOS PELA OUSADIA E POR SEU OPOSTO QUE É A TIMIDEZ:
1. OS QUE LIDERAM - OUSADOS.
2. OS QUE SÃO LIDERADOS – QUE SE DEIXAM LEVAR PELA TIMIDEZ
PARA VIVER ESSA LIDERANÇA, PRECISAMOS IDENTIFICAR SE SOMOS TÍMIDOS. ALGUMAS PERGUNTAS PARA FAZERMOS ESSA IDENTIFICAÇÃO:
a. Quando recebe um elogio, você fica vermelho?
b. Você tem tendência de roer unhas, fica olhando para baixo?
c. Você tem dificuldade de falar tudo o que sente pessoalmente? Prefere falar pelo telefone? Pela net?
d. Quando chega aos locais, prefere ficar anônimo?
e. Tem medo de falar em público?
Se você respondeu sim para alguma delas, você é uma pessoa tímida. Então precisamos entender o que nos limita, pois ainda que não reconheçamos, podemos estar sendo tímidos em alguma situação.
Sempre exerça uma condição de autoanálise e veja se algumas culpas interiores não estão lhe impedindo de realizar no montante.
OUSADIA E TIMIDEZ COMEÇAM NA INFÂNCIA
Jesus era ousado na infância e nós adquirimos muitas deformações de timidez na infância. Isso nos prejudica em nossa caminhada pessoal e profissional. É aí que Satanás pode se aproveitar dessa fragilidade para nos descaracterizar e nos fazer já derrotados, pois a Lei da Guerra nos ensina que os fracos, tímidos e medrosos não iriam à guerra. Deus sabe que os tímidos no momento da pressão irão correr.
E para ser ousado, não podemos correr de situação nenhuma, mas temos que enfrentá-las, crendo que Deus nos dará a vitória. Muitas vezes sabemos que podemos, porque Deus nos abençoa, mas não conseguimos vencer. É aí que podemos dizer que não somos ousados, pois o ousado vai além, rompe barreiras e tem posicionamento - II Cr 20.17 – “Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.” Deus mandou o rei Josafá tomar posicionamento. E posicionamento é o que vence a barreira da timidez
CINCO POSICIONAMENTOS APOSTÓLICOS PARA VENCER A TIMIDEZ E SER OUSADO:
1. EXERCER O PODER DA MODERAÇÃO - Significa o autoequilíbrio. Analise quais suas atuações e vença os seus medos interiores, pois o Senhor nos chamou para a liberdade – Gl 5.1 - Não seja escravo de nada, principalmente de você mesmo. Muitas vezes nossos sentimentos nos paralisam e não permitem nosso crescimento. Vá realizar, pois você nasceu para comandar e não ser comandado.
2. SE PREPARE PARA O GRANDE - Ex 3.11-12 – “Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.” - Moisés se justificou tanto que Deus até disse que mandaria alguém para falar por ele, então Moisés se reposicionou e ocupou o seu lugar e falou, pois entendeu que Aquele que o estava enviando também o capacitaria.
3. SAIBA QUE O SENHOR TE CAPACITA - Fp 4.13 – “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Você pode ousar pois o Senhor te dará as ferramentas.
4. FAÇA USO DA FORÇA QUE DEUS TE DÁ - Js 1.5 – “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida...” Pela força do Senhor, você pode vencer todas as barreiras.
5. ACEITE O DESAFIO E NÃO TEMA SE EXPOR - Is 6.8b – “Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim...” Deus nos desafia para sairmos do lugar de conforto, pois muitas vezes nos acomodamos e gostamos de ser mandados, ficarmos escondidos e sem dinheiro, mas Deus nos quer como lideres.
A partir de hoje seja ousado em tudo, pois Deus é contigo.
CINCO REGRAS PRÁTICAS DE QUEM É OUSADO:
1. REVEJA SEUS COMPORTAMENTO E MANEIRA DE FALAR - Exclua palavras negativas e nunca comece uma frase com a palavra não.
2. SEJA CLARO EM SEUS REQUERIMENTOS - Fale exatamente o que quer.
3. SEJA OBJETIVO - Vá direto ao assunto, faça o que precisa fazer sem rodeios.
4. SEJA SIMPÁTICO - Autoridade com sorriso conquista qualquer coisa.
5. SEJA UMA PESSOA OBSERVADORA - Suas maiores oportunidades podem estar ao seu lado.
AS CINCO BÊNÇÃOS DA OUSADIA:
1. PORTAS ABERTAS;
2. RECONHECIMENTO DOS GRANDES DO MERCADO;
3. VITÓRIA SOBRE TODAS AS BARREIRAS EMOCIONAIS;
4. LIMPEZA DE TODA DESCARACTERIZAÇÃO;
5. DESFRUTAR DO GRANDE JÁ PREPRADO PELO SENHOR.
DECLARE COM FÉ:
“Nessa noite, eu recebo a capacitação da ousadia que estava em Jesus Cristo. Venço toda a timidez que tencionava me amarrar. Tomo posso da promessa que realizarei aquilo que Jesus realizou, e coisas maiores ainda, pois a minha carne não me limitará mais. Deixo de ser apenas um liderado para assumir, na ousadia do Senhor, a minha condição de líder. Eu rejeito toda descaracterização gerada na minha infância. Sou curado de todo trauma e liberto de toda amarra da timidez. Saio daqui hoje para bater em portas que jamais bati. Tenho a certeza de que elas se abrirão. Mudo hoje a minha maneira de falar, venço toda insegurança. Recebo a objetividade, a simpatia que vem do Senhor. Eu tenho domínio próprio e declaro – EU ESTOU PREPARADO PARA O GRANDE, POIS O SENHOR MEU DEUS ME CAPACITA! Hoje eu me revisto dessa unção de ousadia e avanço na direção da minha prosperidade. A partir dessa noite, não temerei desafios, mas pelo contrário, me exporei ppois tenho a certeza de que ninguém poderá me revestir. Eu recebo essa característica presente na vida de jesus Cristo, em nome de Jesus, amém!”