terça-feira, 28 de outubro de 2014

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO

“Depois destas coisas, atravessou Jesus o mar da Galiléia, que é o de Tiberíades. Seguia-o numerosa multidão, porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos. Então, subiu Jesus ao monte e assentou-se ali com os seus discípulos. Ora, a Páscoa, festa dos judeus, estava próxima. Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer. Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço. Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus: Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente? Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam. E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido”. - Jo 6.1-13
Existe uma grande diferença entre ganhar dinheiro e ser próspero. Em Jesus, aprendemos a nos relacionar com as riquezas do mundo sem sermos dominados por elas. Isso sim é a benção da prosperidade, que traz consigo a benção da multiplicação. Nesse texto, vemos que a obra de Deus é completa. Jesus já havia curado, ministrado, libertado e poderia ter despedido aquele povo, de barriga vazia para suas casas. Entretanto, a prosperidade é uma benção do Senhor para as nossas vidas e ela aponta para uma condição de obra completa. Você vai viver a prosperidade de Deus na tua vida, nos teus negócios! E a prosperidade nunca vem sozinha, mas ela traz consigo a benção da multiplicação.
PARA VIVERMOS A MULTIPLICAÇÃO DO SENHOR É PRECISO:
1) DESENVOLVER UM AMBIENTE NO NOSSO INTERIOR QUE NOS PERMITA NOS RELACIONARMOS COM TODA A SORTE DE MILAGRES – Isso quer dizer: Seja livre para viver milagres! Os discípulos estavam preocupados com os recursos, mas Jesus tinha essa de milagre marca dentro de Si. Nós precisamos aprender a não depender das questões exteriores do nosso dia-a-dia, pois essas condições são falhas e adversas. Quando somos dependentes desses fatores exteriores, nos tornamos limitados. E a religiosidade dificulta anda mais a nossa relação com o milagre, pois ela ensina que primeiro vem o desespero, para depois viver o milagre. Declare com fé “Deus não atende desesperados, Deus atende aquele que crê! Eu vou crer e Ele vai me atender!” Não seja escravo dos teus problemas, mas permeie-os com milagres! Se o Inferno queria te diminuir, Deus vai multiplicar a benção sobre você! – II Co 6.12-13“Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos. Ora, como justa retribuição (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós.”
2) CONDICIONARMOS A NOSSA MENTE PARA CONQUISTAR, MULTIPLICAR, ELIMINANDO TODA INTIMIDAÇÃO DA PERDA – O medo de perder paralisa a nossa multiplicação. A nossa falta de ousadia limita as nossas conquistas, muito aquém daquilo que Deus tem para nós. A tua mente precisa estar preparada para a conquista. No mundo espiritual não existe ninguém parado – ou você avança ou você, automaticamente estará retrocedendo. Deus não habita em águas paradas, mas Ele se move em águas correntes. Felipe teve medo e enxergou que seria mais fácil despedir aquele povo. Jesus chamou a responsabilidade para si, pois o poder de multiplicação estava na vida dEle. Hoje ele reparte conosco esse poder! Declare com fé: “A partir de hoje, não retrocederei jamais, pois eu tenho a mente de Cristo e sairei daqui vencendo e para vencer!” – Vamos limpar as nossas mentes de todos os medos e viveremos a multiplicação. Na tua ousadia, Deus te honrará! - I Co 2.16“Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.”
3) NÃO ASSUMIRMOS AS CARACTERISTICAS DA NECESSIDADE, MAS SIM A CAPACIDADE DE TRANSFORMAR A NECESSIDADE EM PROVISÃOII Rs 7.1“Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, a estas horas mais ou menos, dar-se-á um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, à porta de Samaria.” – Havia uma grande fome em Samaria e todos estavam em desespero, inclusive o rei. Mas o profeta Eliseu não se deixou incorporar à necessidade! Não deixe o caos dominar a tua vida. Busque em Deus a saída e a possibilidade! Da boca do profeta Eliseu, em meio ao maior caos, saiu a palavra da provisão! A miséria não terá espaço na tua vida e Deus não dará provação maior que você não possa suportar!
HOJE DEUS TE DARÁ CINCO MULTIPLICAÇÕES PODEROSAS:
1) MULTIPLICAÇÃO DA PAZ – Haverá paz em todos os teus caminhos – Is 9.6“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”
2) MULTIPLICAÇÃO DA FÉ – Você vai crer e a multiplicação virá! Lc 17.5-6“Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.”
3) MULTIPLICAÇÃO DA HONRANo lugar onde você foi envergonhado, o Senhor te exaltará – Is 61.7“Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.”
4) MULTIPLICAÇÃO DA FORÇAVocê vai correr e não se cansará e o Senhor te dará forças para grandes voos! Is 40.29-31 – “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”
5) MULTIPLICAÇÃO DOS TEUS RECURSOS E DA TUA PROSPERIDADE – Enquanto houver vasilhas haverá azeite! II Rs 4.5-6Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou.”
DECLARE COM FÉ:
“Senhor, meu Deus! Nesta noite, eu te peço, me dá a benção da multiplicação! Multiplica as minhas forças, pois eu quero realizar, multiplica a minha fé, para que eu possa crer além daquilo que os meus olhos naturais enxergam. Dá-me, Pai, essa unção, muda a minha mente. Eu preciso, Senhor, ter uma mente de multiplicação, me dá a mente de Cristo. Hoje eu saio daqui em vitória, e tudo aquilo que o Senhor colocar nas minhas mãos eu declaro, vai prosperar! Não vou enterrar os talentos, não vou deixar que o caos me domine, mas eu serei o instrumento de Deus para glorificar o seu nome! Eu vou multiplicar em todas as áreas! Não serei conhecido como o perdedor ou o falido, mas serei conhecido como aquele que tem a benção da multiplicação! Deixo no chão dessa Igreja todo problema que me assolava e saio daqui hoje carregando os meus cestos de multiplicação, pois não haverá impossíveis para o meu Deus! Hoje o Senhor multiplica as minha vitórias e a minha alegria! Eu tenho a unção da multiplicação e profetizo: Amanhã, a essas horas, haverá abundancia na minha vida! Vai sobejar, vai sobejar! Terei com fartura, acabou o tempo do contadinho na minha vida! Eu creio e declaro que viverei o poder da multiplicação na minha vida, nos meus negócios, em nome de Jesus, amém e amém!”

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

É Isso Que Eu Quero!

Embora Hank e eu passássemos uma hora juntos todos os domingos no mesmo grupo da nossa comunidade espiritual em Nova Orleans, jamais havíamos sido formalmente apresentados. Fisicamente ele lembrava Clint Eastwood mais jovem. Soube que, como eu, ele era piloto e tinha voado em combate no Pacífico durante a II Guerra Mundial. 

Apesar de cordial, eu tinha a impressão que era melhor não se aproximar muito, porque se eu lhe oferecesse alguma oposição, ele socaria meu nariz num piscar de olhos. Mais tarde soube que ele era boxeador e que minhas impressões iniciais eram precisas. A esposa dele, chamada pelo apelido de “M-Jo”, parecia a clássica garota californiana, mas era extremamente quieta e raramente dizia uma palavra. 

Minha esposa Ann e eu nos mudamos do sul de New Orleans para o norte do Lago Ponchatrain, e buscamos uma nova comunidade para as manhãs de domingo. Naquela ocasião eu estava frequentando outro grupo por diversas razões. Primeiramente, eu sentia como se estivesse retribuindo a Deus por Ele ter poupado minha vida enquanto voei em inúmeras missões de combate no Vietnam. Em segundo lugar, tínhamos duas filhas pequenas. Quando nossa primeira filha nasceu o pensamento de ter que criar uma garota me deixou apavorado, porque sabia como pensam os rapazes. Queria que minhas meninas tivessem orientação moral cristã, até que fossem pudessem considerar as consequências de uma decisão errada que porventura tomassem. 

Por último, frequentar uma comunidade espiritual parecia se adequar à imagem que eu havia determinado que deveria ter. Era um profissional e sentia que precisava parecer uma pessoa respeitável, um homem de família. Na verdade, entretanto, estava espiritualmente falido, mas pensava que nenhum cristão tinha algo mais do que eu mesmo tinha.

Certa manhã, quando Hank e M-Jo haviam se juntado à mesma comunidade que nós, começaram a falar a respeito de uma experiência que tiveram em Dallas. Pareciam irradiar entusiasmo, algo que nunca vira anteriormente. Foi naquela manhã que Ann virou-se para mim e disse: “Eu não sei o que eles têm, mas é isso que eu quero.”

Tínhamos visto duas vidas milagrosamente transformadas. Tendo observado e conhecido Hank previamente, a transformação que vimos em sua vida e comportamento nos levou a buscar respostas significativas para as grandes questões da vida como, “Por que estou aqui?”, “Qual é o meu propósito?”, “Só existe esta vida ou existe algo mais?”

Graças ao exemplo de Hank e M-Jo, minha esposa e eu começamos uma busca espiritual que deixou nossas vidas de cabeça para baixo. Ganhamos outras perspectivas sobre casamento, paternidade, negócios e trabalho, até mesmo nossas finanças. Descobrimos um sentido de direção e esperança que jamais imaginávamos existir. Ganhamos nova vida, como diz a Bíblia, “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura” (2Coríntios 5.17).

Quando Jesus Cristo entrou em nossas vidas nos tornamos “novas criaturas”. Você já observou alguém ser miraculosamente transformado? Talvez você já tenha tido essa experiência. Se não, já desejou uma mudança assim, ganhar uma nova vida?   

Próxima semana tem mais!

Por William F. Klumpp

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O ENCONTRO DE CALEBE – O ENCONTRO DA CONQUISTA

“Reuniu-se toda a congregação dos filhos de Israel em Siló, e ali armaram a tenda da congregação; e a terra estava sujeita diante deles. Dentre os filhos de Israel ficaram sete tribos que ainda não tinham repartido a sua herança. Disse Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis remissos em passardes para possuir a terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos deu? De cada tribo escolhei três homens, para que eu os envie, eles se disponham, e corram a terra, e façam dela um gráfico relativamente à herança das tribos, e se tornem a mim. Dividirão a terra em sete partes: Judá ficará no seu território, ao sul, e a casa de José, no seu, ao norte. Em sete partes fareis o gráfico da terra e mo trareis a mim, para que eu aqui vos lance as sortes perante o SENHOR, nosso Deus. Porquanto os levitas não têm parte entre vós, pois o sacerdócio do SENHOR é a sua parte. Gade, e Rúben, e a meia tribo de Manassés já haviam recebido a sua herança dalém do Jordão, para o oriente, a qual lhes deu Moisés, servo do SENHOR. Dispuseram-se, pois, aqueles homens e se foram, e Josué deu ordem aos que iam levantar o gráfico da terra, dizendo: Ide, correi a terra, levantai-lhe o gráfico e tornai a mim; aqui vos lançarei as sortes perante o SENHOR, em Siló. Foram, pois, os homens, passaram pela terra, levantaram dela o gráfico, cidade por cidade, em sete partes, num livro, e voltaram a Josué, ao arraial em Siló. Então, Josué lhes lançou as sortes em Siló, perante o SENHOR; e ali repartiu Josué a terra, segundo as suas divisões, aos filhos de Israel”. - Js 18-1-10

Deus nos fez conquistadores na nossa essência. Entretanto, nesse texto vemos o povo de Israel num estado de apatia, acomodados diante da terra a ser conquistada. Josué, então traz a eles uma exortação e declara a verdade espiritual – “a terra está sujeita”, ou seja, Deus já havia liberado a promessa para eles. Saiba que a tua terra também já está sujeita – Deus já destronou os principados e potestades, para que você possa viver o teu milagre. E qual a nossa parte nesse processo? Ocuparmos o nosso espaço!

TRÊS SITUAÇÕES QUE TENTAM NOS IMPEDIR DE TOMARMOS UMA ATITUDE PROATIVA EM DIREÇÃO À NOSSA CONQUISTA, E OCUPARMOS O NOSSO ESPAÇO:

1) FALTA DE AMOR PRÓPRIO – Lc 10.27“A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” - Quem não se ama, se enche de desculpas e dá o seu lugar para alguém. Seja justo, e justo contigo mesmo;

2) ACOMODAÇÃO – Rm 12.2 - “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” - Acomodação não acontece apenas quando a pessoa está numa situação confortável – com o boi na sombra. Entretanto, acomodação acontece em toda e qualquer situação. Existe gente acomodada com as dividas, com um sub emprego. Acomodação é lugar de conforto, é a resistência criada pelo nosso próprio organismo. Rompa com a tua acomodação –– Seja atento à tudo aquilo que pode te paralisar. A acomodação cria muitas barreiras que se transformam em ótimas desculpas para não irmos além. Nosso compromisso precisa ser maior que as nossas razões.

3) MEDOI Jo 4.18“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” - Receio e insegurança levam o homem a se retrair e não se permitir ser testado. Tudo aquilo que te limitava e te colocava uma insegurança interior, vai cair por terra! O amor do Senhor está derramado em nossos corações e é a garantia da nossa vitória!

Deus te chamou para você ocupar o teu espaço. E isso não é fácil, pois sempre haverá alguém no mercado querendo te deixar para trás. O teu posicionamento precisa ser: EU VOU SER COMO JOUSÉ E CALEBE! EU VOU CONQUISTAR!

PARA VIVER O ENCONTRO DE CALEBE, O ENCONTRO DA CONQUISTA, É PRECISO:

1) DEMARCAR A TERRA QUE VOCÊ QUER CONQUISTARJs 18.4 “De cada tribo escolhei três homens, para que eu os envie, eles se disponham, e corram a terra, e façam dela um gráfico relativamente à herança das tribos, e se tornem a mim.” – Crie situações no mundo espiritual. Visite (veja) a terra da tua conquista, coloque o teu pé nela, coloque uma estaca, demarcando a tua propriedade. Ainda que, materialmente ela ainda não seja tua. Espiritualmente você já a tem, porque você estabeleceu um referencial. Delimite espiritualmente aquilo que você quer conquistar. Deus tem mais para cada um de nós. Ele não é limitado! Deseje sempre mais, pois Deus tem. Transforme o teu desejo em ação! Aja na direção daquilo que você deseja e tome posse do que Deus tem para você!

2) VENCER AS VOZES INTERIORES DA LIMITAÇÃO Jr 29.11 – “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” - Todos nós já ouvimos vozes dizendo para nos mesmos que não vamos dar certo, que não teremos sucesso. Essa é a voz do Diabo, pois o desejo de Deus para você é a tua vitória, a tua conquista! Deus tem e deseja coisas superiores para nós, mas o problema são as vozes que ouvimos. Nm 13.30“Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.” Calebe calou a voz de Satanás, a voz contrária à conquista dele! O Diabo é o pai da mentira! Não permita que as mentiras dele dirijam a tua vida. Quando eu admito a impossibilidade, eu firo a ação do Espírito Santo e coloco barreiras à minha conquista. Ore, profetize e peça! Especifique o teu requerimento e crie uma liga espiritual com a tua necessidade. A conquista virá!

3) TER O MESMO SENTIMENTO DE CRISTO – Fp 2.5“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,” – Tenha a adrenalina do conquistador! Jesus é o maior conquistador de todos os tempos! Ele optou segundo o que Deus deu a ele em fazer a vontade de Deus, em ser obediente, se esvaziando da essência natural do homem. Se esvazie e tire do teu interior toda a tua natureza carnal – impossibilidades, derrotas, limitações, arrogância humana e temores. Seja limpo para dar frutos. E após se limpar, se encha do sentimento de Cristo! Se encha do poder e do Espírito de Deus!

AS BÊNÇÃOS DO ENCONTRO DE CALEBE. DEU TE DARÁ:

1. PODER ESPIRITUAL PARA VOCÊ CONQUISTAR ATRAVÉS DO INTELECTO – I Co 2.16 – Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.”

2. ACESSO ÀS PROMESSAS SUPERIORES – I Co 2.9 – “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

3. O CUMPRIMENTO DE TODA PROMESSA – Js 21.45 – “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.”

4. EXPANSÃO – Is 54.2 – “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas.”

5. RESTITUIÇÃO – I sm 30.19 – “Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer.”

6. OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS – Is 54.3 – “Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas.”

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, meu Deus! Hoje, no chão dessa igreja, está ficando o incerto, o fracassado, o pessimista, o derrotado, aquele que só tentava! Nessa noite se levanta aquele que dá certo, aquele que tem sucesso, o ungido do Deus vivo e aquele que como Calebe tem o poder da conquista! O poder da conquista de Jesus Cristo está na minha vida! Essa unção de conquista está sobre a minha vida, e a minha vida jamais será a mesma. Hoje o senhor renova as minhas forças e a minha disposição interior. Sou renovado, restaurado, transformado e vou viver um novo tempo na minha vida profissional, em nome de Jesus! Eu hoje demarco no mundo espiritual o território da minha conquista! Venço todas as vozes contrárias! Me limpo de todo sentimento de derrota e me encho do sentimento de Jesus Cristo. Eu tenho a mente de Cristo, tenho acesso às promessas superiores! Viverei o cumprimento de todas as promessas! Nem coisa grande, nem pequena deixará de se realizar na minha vida! Viverei a restituição, a expansão e a ocupação de todos os espaços, pois eu tenho a unção de conquista de Calebe, em nome de Jesus, amém e amém!”

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O ENCONTRO DE DANIEL

“A rainha-mãe, por causa do que havia acontecido ao rei e aos seus grandes, entrou na casa do banquete e disse: Ó rei, vive eternamente! Não te turbem os teus pensamentos, nem se mude o teu semblante. Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; nos dias de teu pai, se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria como a sabedoria dos deuses; teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus e dos feiticeiros, porquanto espírito excelente, conhecimento e inteligência, interpretação de sonhos, declaração de enigmas e solução de casos difíceis se acharam neste Daniel, a quem o rei pusera o nome de Beltessazar; chame-se, pois, a Daniel, e ele dará a interpretação”. - Dn 5.10-12

Daniel era uma pessoa que tinha tudo para não dar certo – havia sido levado como escravo, estava em uma terra estranha, tinha tido seu nome mudado, entre tantas outras situações. Humanamente, ele não tinha atributos para dar certo, como muitos de nós aqui. Entretanto, o nosso Deus é Deus de oportunidades e Ele deu uma grande oportunidade a Daniel. A oportunidade de mudar a sua história e prosperar na terra da sua aflição. Hoje, Deus vai te guiar a uma nova oportunidade, para que você viva a tua virada, a tua mudança de sorte.

CINCO AÇÕES APOSTÓLICAS QUE ME FARÃO VIVER O ENCONTRO DE DANIEL, O ENCONTRO QUE MUDA A MINHA SORTE, É PRECISO:

1) SER INCONFORMADORm 12.2“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” - Inconformismo é uma atitude espiritual, é diferente de revolta. É olhar para a própria condição e declarar: Eu quero viver uma mudança! A partir daí, você começa a movimentar as coisas para sair da situação em que você se encontra! A partir de hoje, tome posições diferenciadas com situações às quais você estava se acostumando, seja um inconformado. Então Deus te dará liberdade para você caminhar em direção a tua constituição. Tudo o que se transforma em um ponto de resistência, vai lutar contra você!

2) QUEBRE TODO ESPÍRITO DE ESCRAVIDÃO Rm 8.15“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” – O espírito que age na tua vida não é um espírito de escravidão, mas sim um espírito de filho! O escravo não pode nem falar, mas o filho pode pedir ao pai! Nós somos filhos! Daniel entendeu que ele poderia ser escravo no seu corpo, mas não na sua mente. A escravidão paralisa o profissional, mas Deus não trabalha com águas paradas! Ele move as águas!

3) TENHA INICIATIVAS ARROJADASDn 1.12“Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.” - Daniel resolveu romper com o sistema de adaptação existente na Babilônia. A proposta do rei parecia ser boa – ele iria comer dos finos manjares do rei! Mas Daniel enxergou naquelas comidas consagradas um princípio de contaminação. E foi arrojado! Resolveu não se contaminar, resolveu andar na contra mão do sistema! O grande problema dos tempos modernos é a passividade, que rouba a nossa iniciativa. Quem é passivo, acaba sendo guiado pelas circunstancias e manipulado. Seja arrojado, seja diferente, pois quem é arrojado, deixa de ser mais um! Hoje, se proponha a ser arrojado! Anote três desafios para colocar em prática nos próximos 10 dias! E veja o que Deus fará a partir do teu posicionamento! A tua iniciativa trará a luz no meio das situações mais difíceis!

4) DOMINE E NÃO SEJA DOMINADO – II Pe 2.19 – “prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor.” – Quem é dominado se torna escravo daquilo que o dominou! Daniel na Babilônia, não se deixou dominar, mas ele exerceu o domínio naquele lugar estranho! Ele era melhor, muito mais sábio, do que todos os outros! Conheça tudo na tua profissão! Domine e passe a interferir nos resultados. Não deixe que as situações determinem o resultado, mas seja você o fator determinante! Daniel era um expert e quem é “expert” faz a diferença, Hoje você vai receber o dom do conhecimento! E conhecimento é domínio! Foi assim com Daniel, vai ser assim com você também! O expert é generalista – sabe de tudo – mas também é especialista – é diferenciado e exclusivo naquilo que ele faz!

5) SEJA PARTICIPATIVO – Dn 5.11 – Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; nos dias de teu pai, se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria como a sabedoria dos deuses; teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus e dos feiticeiros,” - Faça por ser reconhecido, pois quem não é visto, nunca é lembrado! A condição de ser participativo, de interferir no resultado fez com que no momento da dificuldade – quem vai interpretar o sonho? - Daniel fosse lembrado! Abra bem a tua boca e Deus a encherá! Sl 81.10“Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei.”

AS BÊNÇÃOS DO ENCONTRO DE DANIEL. DEU TE DARÁ:

1. LUZ – Jo 8.12“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” – A luz de Jesus vai brilhar em você! Você vai sobressair em meio ao mercado!

2. INTELIGENCIA – Deus te dará um QI espiritual! Você terá o raciocionio do Espírito Santo

3. SABEDORIA – É a capacidade de aprender com as situações do dia a dia! Deus te dará um fim proveitoso em casa situação. Isso é sabedoria! Você vai aprender até mesmo com os teus erros!

4. VITÓRIA NA TERRA TUA AFLIÇÃO - No lugar em que o Inimigo queria te derrotar, Deus te dará vitória!

5. CONSTITUIÇÃO – Os grandes e poderosos passaram, mas Daniel permaneceu em honra! Deus te constituirá na Babilônia, em prosperidade – Dn 6.28Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.”

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, meu Deus! Hoje, eu quebro e desfaço todas as sentenças contrárias que eram sobre a minha vida! Me limpo hoje de toda prisão emocional e intelectual que atuavam na minha carreira! Quebro na minha mente, todo sofisma e toda mentira do Diabo. Eu não me entregarei aos costumes da Babilônia, mas tomarei iniciativas que mudarão a história da minha vida! Eu recebo no meu espírito, as bênçãos dessa palavra! Eu profetizo que o Senhor me dará visibilidade, novos negócios chegarão! Eu tenho o dom do destaque! O Senhor está me levantando! Venço hoje todas as oposições e naquilo que o Inimigo queria me roubar, Deus reverterá a situação! Em nome de Jesus, eu declaro que recebo hoje, todo domínio, toda ciência, toda sabedoria e inteligência. Vou me policiar para não ser roubado pelas minhas omissões ou pelo silêncio. Exercitarei o que Deus me dá hoje! Eu tenho a luz que brilha diante dos homens! Tenho inteligência e sabedoria! Prosperarei na terra da minha aflição! Deus me mostrará novos caminhos e os negócios fluirão! O senhor me dará visão, como deu a Daniel! Enxergarei aquilo que estava oculto e saio daqui hoje transformado, pelo poder dessa palavra! Essa palavra vai agir na minha vida e eu declaro a minha verdade: A benção do Senhor está sobre mim, em nome de Jesus, amém e amém!”

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O Poder do "Nós"

Recentemente um amigo chamou minha atenção para um comentário que alguém fez na mídia social. Essa afirmação parece sintetizar o pensamento de muitas pessoas no mundo empresarial e profissional: “Estou trabalhando sozinho, por mim e para mim mesmo.”

Poucas simples palavras, mas que revelam uma disposição mental muito comum onde quer que estejamos. Na verdade, elas podem ser reduzidas a uma declaração ainda mais concisa e familiar: “Tudo gira em torno de mim mesmo.”  Todos nós já ouvimos sentimentos como esse expressos de muitas outras maneiras. Mas, e se mudássemos ligeiramente esta frase para ver que diferença pode fazer: “Tudo gira em torno de NÓS”?

Anos atrás, quando ainda era um jornalista inexperiente, aceitei um trabalho como editor assistente de um jornal de subúrbio. Durante meu tempo ali aprendi inúmeros princípios importantes, mas talvez nenhum tenha sido mais significativo do que aquele que eu chamo de “o poder do ‘nós’”. Um editor sênior estava me treinando para assumir posição de maior responsabilidade, portanto, eu observava atentamente a forma como ele abordava seu trabalho e interagia com a equipe de repórteres. Quando atribuía uma tarefa, ou discutia como um artigo deveria ser escrito ou revisado, ele sempre dizia coisas como, “Por que nós não fazemos assim ou assim...?”; ou então, “Como nós podemos alterar este parágrafo inicial?”  Ao invés do incisivo “você”, ele sempre usava “nós” para sublinhar a realidade de que estávamos trabalhando juntos, como equipe. 

Isso foi muito útil de diversas maneiras. Os membros da equipe sempre sentiram o apoio do editor sênior. Mesmo quando surgiam problemas, eles não se sentiam sós. O "nós estamos nisto juntos” , era a atitude prevalecente. Também eles eram lembrados que muito mais é realizado no trabalho conjunto que isoladamente. Este princípio é repetidamente enfatizado na Bíblia:

Temos papéis importantes. Ás vezes é difícil sentir o caráter “nós” do trabalho, quando os papéis desempenhados pelos outros parecem mais valorizados. Entretanto, quer nosso trabalho seja ou não visível, quer recebamos o aplauso público ou não, nossa contribuição é valiosa para a realização do objetivo como um todo. “O corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo” (I Coríntios 12.12-17).

Realizamos mais trabalhando juntos. Você já percebeu que uma tarefa que aparentemente é insuperável se torna mais fácil quando alguém se junta a você para ajudá-lo a concluí-la? “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas” (Eclesiastes 4.9).

Confrontando a oposição juntos. Quando as ruínas de Jerusalém estavam sendo reconstruídas milhares de anos atrás, os construtores compreenderam o princípio do “nós”, compartilhando tanto o trabalho quanto o desafio de rechaçar aqueles que se opunham à empreitada.  “Quando os nossos inimigos descobriam que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a sua trama, todos nós voltamos para o muro, cada um para o seu trabalho... Dessa maneira prosseguimos o trabalho com metade dos homens empunhando espadas desde o raiar da alvorada até o cair da tarde” (Neemias 4.15-21).

Faça uma experiência no seu ambiente de trabalho nesta semana. Ao invés de se concentrar no “eu”, foque no “nós” e veja o que acontece. 

Próxima semana tem mais!

Por Robert J. Tamasy


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O ENCONTRO DE PEDRO – O ENCONTRO DA CONQUISTA

“Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.” - Mt 4.18-22

Pedro vinha de uma origem simples, mas ele era escolhido de Deus, apesar de não sabê-lo. Jesus o encontra, após uma noite profissional frustrada e dá a ele uma ordem – abandona essa vida, pois eu tenho o novo para você! Era uma mudança radical, que não poderia ser processada imediatamente, mas seu chamado foi mais forte que a sua razão. Ele largou suas redes e passou a seguir a Jesus – Jo 15.16“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” – Deus não nos chamou para sermos estéreis, mas sim para que demos muitos frutos. Mas Pedro precisava passar por um processo de formação. Pedro era um diamante que precisa ser lapidado, pois estava em estado bruto. Pedro precisava ser liberto de muitas situações, entre elas a autocomiseração, um sentimento que acomete muitas pessoas, menosprezando a sua condição em Cristo Jesus. Não importa a maneira como começou a tua história – você é II Co 5.17“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” - quem é nascido de novo, não é influenciado pela origem do seu passado. Enquanto você estiver aprisionado ao teu passado, você sempre andará para trás. Mas quando você entende que não importa o que você foi, mas sim o que você é, você está pronto para prosperar. Hoje, você vai abandonar o barco, à semelhança de Pedro. Que barco?

· O barco da Pequenez

· O barco da Limitação

· O barco do Impossível

· O barco do Comodismo

Chegou então o dia do encontro de Pedro com Jesus, dia em que ele sairia do barco, deixaria suas redes e se lançaria ao novo tempo, o tempo grandioso de Deus. E hoje, Deus inicia um novo tempo na tua vida. Pedro se posicionou para viver esse tempo!

PARA VIVER ESSE NOVO TEMPO DE DEUS, EU PRECISO:

1) DEIXAR DE SER O CIDADÃO DA GALILÉIA – A Galiléia era o lugar de onde nada bom poderia sair, pois era um lugar medíocre, que produzia gente medíocre. Deixar de ser o cidadão da Galiléia é expandir o teu conhecimento, é estar preparado para crescer – Is 54.2-4“Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas. Não temas, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrarás do opróbrio da tua viuvez.“ E para ser grande, você precisa estar preparado! O que Deus tem para você é uma porção e não um pouquinho! Deus quer te levar a uma posição superior aquela que você tem hoje. O teu sucesso começa quando você deixa de ser o “cidadão da Galiléia”! Pare de pensar como pescador de peixes, pois o Senhor Jesus tem uma novo dimensão para você!

2) AJUSTAR O MEU DIÁLOGO ÀQUILO QUE DEUS PODE FAZERRm 12.2“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” – Entenda que Deus tem o grande para você. Pense como grande, fale como grande, tenha atitudes de quem é grande. Tenha a perspectiva daquilo que vai acontecer com você. Até hoje você foi um pescador, mas a partir desse encontro, você vai andar com aquele que vai mudar a história da humanidade! Pedro seria o início da Igreja e ele precisaria estar preparado para o que Deus iria fazer. Acabou o tempo de Pedro falar e agir como um pescador, agora era o tempo de receber as chaves da Igreja! Aquilo que você jamais pensara, Deus preparou para você! Mt 16.18-19Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.

3) ENTEDER A VISÃO DE DEUS PARA MINHA VIDAAt 10.9-16“No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar. Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum. Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.” Vença os teus conflitos interiores para viver o grande de Deus. Mude o foco da tua visão, para poder enxergar qual é a visão de Deus para a tua vida. A visão de Pedro era ainda pequena e ele só conseguia enxergar a cultura judaica. Mas Deus iria fazer dele um cidadão universal, pois o evangelho pregado por ele alcançaria o mundo todo. A visão de Deus para a tua vida é grandiosa, muito maior de tudo o que você já viveu. Limpe-se dos teus conceitos pequenos, pois enquanto eles te guiarem, você será alguém limitado. Acabou o tempo da limitação na tua vida! Deus te chama para o grande! Quebre os teus paradigmas, as tuas limitações e seja livre para o grande de Deus.

4) PREPARAR-ME PARA LIDERAR – Dt 28.13 – O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.”Existem dois grupos sociais – aqueles que lideram e os que são liderados! Em que grupo que você está? Deus te chamou para voce ser soberano, para liderar e não ser liderados. Existem profissionais que estão fadados ao fracasso, pois são liderados pelos seus problemas e não se colocam na posição que Deus preparou para eles. O teu lugar é assentado com Cristo nos lugares celestiais! – Ef 2.6“e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;” Prepare-se para o grande Deus! Esteja pronto para liderar! Jesus iria sair da Terra e a liderança passaria às mãos de um homem. E esse homem era Pedro! Prepare-se para ser cabeça, pois essa é a condição que Deus te dá. Esteja pronto para assumir desafios e buscar soluções. Mt 17.27“Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti.” Dever pode ser uma realidade, mas o nosso desafio é enfrentarmos a dívida!

5) ASSUMIR O COMANDO SEM RECEIO – At 4.13“Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.” Agora, Pedro era o Pedro transformado! Ele, juntamente com João, havia curado um coxo na entrada do Templo e acabara sendo preso. Entretanto, esse era o novo Pedro, o Pedro transformado! As pessoas conheciam a origem de Pedro, mas não sabiam o que havia acontecido com ele! Ele agora era cabeça e era honrado, ninguém poderia detê-lo! Hoje, essa autoridade e constituição estão sobre a tua vida e toda amarração cairá por terra, em nome de Jesus! Levante-se hoje para assumir o comando das situações, na autoridade transformadora que esse encontro com Jesus te dá! Eles reconheceram que Pedro tinha tido um encontro com Jesus e vão reconhecer na tua vida também! O homem carnal vai ficar para trás e o novo homem virá!

AS BENÇÃOS DO ENCONTRO DE PEDRO. HOJE VOCÊ VAI:

1) SAIR DESSE BARCO – Do barco da tristeza, da falência, da esterilidade!

2) ENXERGAR QUEM VOCÊ É – Você é outra pessoa em Jesus Cristo

3) RECEBER A MARCA DE JESUS – Jo 14.12 – “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” – Poder de realização!

DECLARE COM FÉ:

“Senhor meu Deus, eu recebo essa unção de Pedro, essa unção de cabeça, a capacidade de ser líder, a autoridade que o Senhor deu a Pedro, em recebo hoje, em nome de Jesus! Como Pedro, eu tenho autoridade para ligar e desligar na terra, e hoje eu ligo o meu sucesso, eu ligo um novo tempo! Como Pedro, eu declaro, estou iniciando hoje uma nova jornada, o chamado de Jesus está na minha mente e eu estou alargando as estacas da minha tenda e me posicionando para ser aquilo que Deus deseja. Deus deseja que eu seja cabeça. Eu recebo essa capacitação dos céus. Espírito Santo, derrama-Te sobre mim e me dá essa constituição, em nome de Jesus! O Senhor se manifestará com sinais e prodígios na minha vida. Perdoa-me Senhor, se até hoje eu vivi a síndrome a do gafanhoto, se eu me achava impotente e limitado. Em teu nome santo, eu me libero! Eu quero ouvir a Tua voz. Quebro todas as barreiras e em Teu nome Santo, saio daqui hoje para viver um novo tempo. As pessoas à minha volta serão confundidas, porque esse encontro com Jesus mudou a minha trajetória. Tomo posse de todas as promessas e saio daqui hoje, em soberania, para viver o grandioso de Deus. Vou andar em nova dimensão, pois eu tenho a marca de Pedro sobre mim. Tenho força, unção, poder e realização, em nome de Jesus, amém e amém!”

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Negócios à Deriva Sem o Leme da Ética

Um artigo no Wall Street Journal, trazia o título:“Receber 10 em ética tem algum valor?” A matéria discutia a tentativa das Escolas de Economia lutarem contra a crescente maré de fraudes no mundo profissional e empresarial, enfatizando diferentes abordagens de treinamento em ética. O foco principal do artigo era “como” ensinar ética, debatendo se um currículo específico sobre a matéria seria melhor que a integração do treinamento em todos os cursos. Em outras palavras, que metodologia pode ser mais eficiente?

Achei o artigo muito interessante, mas o que me deixou perplexo foi o que deixou de ser abordado: a falta de discussão sobre “que” ditames morais deveriam ser ensinados. Vale dizer, que fonte de práticas e padrões éticos seria usada como base para a instrução sobre ética? 

O falecido Charles Colson, que superou barreiras éticas na política para tornar-se seguidor de Jesus Cristo, tornando-se vigoroso defensor da aplicação de princípios bíblicos em todas as áreas da vida, citou o dilema de se tentar ensinar ética, ao recordar um benfeitor que doou U$ 2 milhões para que uma das principais Universidades americanas estabelecesse uma cadeira sobre ética. Como ela não acreditava em absolutos morais, declinou da generosa oferta, optando por não lecionar ética. 

Não surpreende que líderes profissionais e empresariais frequentemente agem como barcos sem leme, quando até mesmo instituições educacionais de ponta, se mostram incapazes de entrar em consenso quanto ao que é certo e o que é errado.

Minha experiência como empresário e como consultor na área empresarial tem demonstrado que essa necessidade não é um problema. Muitos com quem trabalho consideram a Bíblia um tesouro de sabedoria e direção para condução de negócios de maneira honesta e ética. Nós cremos que Deus estabeleceu absolutos para a vida e para o trabalho, e quando se dá ouvidos a eles, todos são beneficiados.

Assim tem sido ao longo de milhares de anos. Moisés, designado por Deus para liderar seu povo, introduziu o primeiro código de ética. Em Deuteronômio 5.1 lemos: “Moisés mandou que o povo se reunisse e falou assim: ‘Povo de Israel, preste atenção nas leis e nos mandamentos que estou dando a vocês hoje. Aprendam essas leis e façam tudo para cumpri-las’”. 

Essas leis não foram dadas para serem restritivas, mas para assegurar e encorajar práticas justas que levassem em consideração o próximo e atendessem os interesses da coletividade. Porém, nem mesmo o povo escolhido por Deus seguiu Seus padrões com constância, como lemos em Juízes 21.25: “...Cada um fazia o que lhe parecia certo”. Isso tem alguma semelhança com o mercado de trabalho atual? 

Não podemos esperar eliminar totalmente a ganância e a corrupção. Sempre existirão aqueles dispostos a promover os próprios interesses à custa dos outros. Isso, porém, não diminui a necessidade e a importância de prover saudável treinamento ético para os que militam no meio empresarial e profissional.

Sugiro que ele seja ancorado no ensino das leis de Deus, como apresentadas na Bíblia! 

Próxima semana tem mais!

Por Rick Boxx