sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O ENCONTRO DE CALEBE – O ENCONTRO DA CONQUISTA

“Reuniu-se toda a congregação dos filhos de Israel em Siló, e ali armaram a tenda da congregação; e a terra estava sujeita diante deles. Dentre os filhos de Israel ficaram sete tribos que ainda não tinham repartido a sua herança. Disse Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis remissos em passardes para possuir a terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos deu? De cada tribo escolhei três homens, para que eu os envie, eles se disponham, e corram a terra, e façam dela um gráfico relativamente à herança das tribos, e se tornem a mim. Dividirão a terra em sete partes: Judá ficará no seu território, ao sul, e a casa de José, no seu, ao norte. Em sete partes fareis o gráfico da terra e mo trareis a mim, para que eu aqui vos lance as sortes perante o SENHOR, nosso Deus. Porquanto os levitas não têm parte entre vós, pois o sacerdócio do SENHOR é a sua parte. Gade, e Rúben, e a meia tribo de Manassés já haviam recebido a sua herança dalém do Jordão, para o oriente, a qual lhes deu Moisés, servo do SENHOR. Dispuseram-se, pois, aqueles homens e se foram, e Josué deu ordem aos que iam levantar o gráfico da terra, dizendo: Ide, correi a terra, levantai-lhe o gráfico e tornai a mim; aqui vos lançarei as sortes perante o SENHOR, em Siló. Foram, pois, os homens, passaram pela terra, levantaram dela o gráfico, cidade por cidade, em sete partes, num livro, e voltaram a Josué, ao arraial em Siló. Então, Josué lhes lançou as sortes em Siló, perante o SENHOR; e ali repartiu Josué a terra, segundo as suas divisões, aos filhos de Israel”. - Js 18-1-10

Deus nos fez conquistadores na nossa essência. Entretanto, nesse texto vemos o povo de Israel num estado de apatia, acomodados diante da terra a ser conquistada. Josué, então traz a eles uma exortação e declara a verdade espiritual – “a terra está sujeita”, ou seja, Deus já havia liberado a promessa para eles. Saiba que a tua terra também já está sujeita – Deus já destronou os principados e potestades, para que você possa viver o teu milagre. E qual a nossa parte nesse processo? Ocuparmos o nosso espaço!

TRÊS SITUAÇÕES QUE TENTAM NOS IMPEDIR DE TOMARMOS UMA ATITUDE PROATIVA EM DIREÇÃO À NOSSA CONQUISTA, E OCUPARMOS O NOSSO ESPAÇO:

1) FALTA DE AMOR PRÓPRIO – Lc 10.27“A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” - Quem não se ama, se enche de desculpas e dá o seu lugar para alguém. Seja justo, e justo contigo mesmo;

2) ACOMODAÇÃO – Rm 12.2 - “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” - Acomodação não acontece apenas quando a pessoa está numa situação confortável – com o boi na sombra. Entretanto, acomodação acontece em toda e qualquer situação. Existe gente acomodada com as dividas, com um sub emprego. Acomodação é lugar de conforto, é a resistência criada pelo nosso próprio organismo. Rompa com a tua acomodação –– Seja atento à tudo aquilo que pode te paralisar. A acomodação cria muitas barreiras que se transformam em ótimas desculpas para não irmos além. Nosso compromisso precisa ser maior que as nossas razões.

3) MEDOI Jo 4.18“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” - Receio e insegurança levam o homem a se retrair e não se permitir ser testado. Tudo aquilo que te limitava e te colocava uma insegurança interior, vai cair por terra! O amor do Senhor está derramado em nossos corações e é a garantia da nossa vitória!

Deus te chamou para você ocupar o teu espaço. E isso não é fácil, pois sempre haverá alguém no mercado querendo te deixar para trás. O teu posicionamento precisa ser: EU VOU SER COMO JOUSÉ E CALEBE! EU VOU CONQUISTAR!

PARA VIVER O ENCONTRO DE CALEBE, O ENCONTRO DA CONQUISTA, É PRECISO:

1) DEMARCAR A TERRA QUE VOCÊ QUER CONQUISTARJs 18.4 “De cada tribo escolhei três homens, para que eu os envie, eles se disponham, e corram a terra, e façam dela um gráfico relativamente à herança das tribos, e se tornem a mim.” – Crie situações no mundo espiritual. Visite (veja) a terra da tua conquista, coloque o teu pé nela, coloque uma estaca, demarcando a tua propriedade. Ainda que, materialmente ela ainda não seja tua. Espiritualmente você já a tem, porque você estabeleceu um referencial. Delimite espiritualmente aquilo que você quer conquistar. Deus tem mais para cada um de nós. Ele não é limitado! Deseje sempre mais, pois Deus tem. Transforme o teu desejo em ação! Aja na direção daquilo que você deseja e tome posse do que Deus tem para você!

2) VENCER AS VOZES INTERIORES DA LIMITAÇÃO Jr 29.11 – “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” - Todos nós já ouvimos vozes dizendo para nos mesmos que não vamos dar certo, que não teremos sucesso. Essa é a voz do Diabo, pois o desejo de Deus para você é a tua vitória, a tua conquista! Deus tem e deseja coisas superiores para nós, mas o problema são as vozes que ouvimos. Nm 13.30“Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.” Calebe calou a voz de Satanás, a voz contrária à conquista dele! O Diabo é o pai da mentira! Não permita que as mentiras dele dirijam a tua vida. Quando eu admito a impossibilidade, eu firo a ação do Espírito Santo e coloco barreiras à minha conquista. Ore, profetize e peça! Especifique o teu requerimento e crie uma liga espiritual com a tua necessidade. A conquista virá!

3) TER O MESMO SENTIMENTO DE CRISTO – Fp 2.5“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,” – Tenha a adrenalina do conquistador! Jesus é o maior conquistador de todos os tempos! Ele optou segundo o que Deus deu a ele em fazer a vontade de Deus, em ser obediente, se esvaziando da essência natural do homem. Se esvazie e tire do teu interior toda a tua natureza carnal – impossibilidades, derrotas, limitações, arrogância humana e temores. Seja limpo para dar frutos. E após se limpar, se encha do sentimento de Cristo! Se encha do poder e do Espírito de Deus!

AS BÊNÇÃOS DO ENCONTRO DE CALEBE. DEU TE DARÁ:

1. PODER ESPIRITUAL PARA VOCÊ CONQUISTAR ATRAVÉS DO INTELECTO – I Co 2.16 – Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.”

2. ACESSO ÀS PROMESSAS SUPERIORES – I Co 2.9 – “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

3. O CUMPRIMENTO DE TODA PROMESSA – Js 21.45 – “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.”

4. EXPANSÃO – Is 54.2 – “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas.”

5. RESTITUIÇÃO – I sm 30.19 – “Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer.”

6. OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS – Is 54.3 – “Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas.”

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, meu Deus! Hoje, no chão dessa igreja, está ficando o incerto, o fracassado, o pessimista, o derrotado, aquele que só tentava! Nessa noite se levanta aquele que dá certo, aquele que tem sucesso, o ungido do Deus vivo e aquele que como Calebe tem o poder da conquista! O poder da conquista de Jesus Cristo está na minha vida! Essa unção de conquista está sobre a minha vida, e a minha vida jamais será a mesma. Hoje o senhor renova as minhas forças e a minha disposição interior. Sou renovado, restaurado, transformado e vou viver um novo tempo na minha vida profissional, em nome de Jesus! Eu hoje demarco no mundo espiritual o território da minha conquista! Venço todas as vozes contrárias! Me limpo de todo sentimento de derrota e me encho do sentimento de Jesus Cristo. Eu tenho a mente de Cristo, tenho acesso às promessas superiores! Viverei o cumprimento de todas as promessas! Nem coisa grande, nem pequena deixará de se realizar na minha vida! Viverei a restituição, a expansão e a ocupação de todos os espaços, pois eu tenho a unção de conquista de Calebe, em nome de Jesus, amém e amém!”

Nenhum comentário: