quinta-feira, 3 de março de 2011

A Calvície através da história

1550 a.C.
Os egípcios registraram em um papiro a receita de uma beberagem que, segundo acreditavam, fazia crescer os cabelos. Ela continha mel, cebola, óxido de ferro, chumbo, alabastro e gordura de animais.


420 a.C.
Em um de seus escritos, o grego Hipócrates recomendou uma massagem com ópio, rábano, fezes de pombo, beterraba e especiais no couro cabeludo para conter o problema da queda de cabelos.

Século 17
O rei Luís 13 começou a usar perucas para disfarçar a careca. O resto da corte adotou o acessório e ele virou sinônimo de poder.

1800
O fabricante de perucas norte-americano Alexander Barry desenvolveu um produto contra a calvice a base de álcool, óleo de castor e moscas trituradas (Barry’s Tricopherous). O dele foi o mais famoso de uma série de remédios do gênero vendidos na época.

1930
Surgiram diversas máquinas elétricas destinadas a estimular o crescimento dos fios capilares.

1939
Foram realizados no Japão os primeiros transplantes de cabelo.

1980
As botas gravitacionais chegaram ao mercado. Elas possibilitavam que o careca estimulasse a corrente sangüínea na cabeça ficando de pendurado por 30 minutos todos os dias.

1988
O minoxidil foi o primeiro medicamento contra a calvície liberado pela Food and Drug Administration (FDA).

1995
Foi lançado um sistema de laser de baixa potência destinado a estimular a circulação sangüínea e o crescimento dos fios.

1998
A FDA aprovou o finasterida, que tinha eficácia em 85% dos tratamentos. Ele bloqueava a produção do hormônio diidrotestosterona (DHT), responsável por fazer cair cabelo.

2005
O laboratório norte-americano Curis desenvolveu um medicamento que interfere na seqüência de reações químicas responsáveis pela comunicação entre as proteínas do organismo e as células. Isto leva à ativação dos folículos capilares inativos e o rejuvenescimento dos ainda saudáveis.

3 comentários:

Rodrigo Cesar disse...

Fala aí Bispão, show seu blog. Parabéns. Ainda não li a reportagem completa, mas comentarei aqui. Te adicionei. Paz pra ti. Panda.

Unknown disse...

Bom dia Bispo, estava lendo uma reportagem sobre a Tal Taça das bolinhas, e acho que deveríamos fazer, com a taça, o que seu colega fez com o molde de gesso.
Só falta agora a CPI da Taça das Bolinhas, a melô da taça e a Comunidade daqueles que odeiam a Taça das Bolinhas.
No mais vamos caminhando Rumo à nossa Promessa e Graças a Deus não precisamos de Taça nenhuma e muito menos a das Bolinhas.
Não é promessa não é dívida iremos aportar em Santos, antes que Deus o leve para outro Porto,
Amamos vcs, ainda não achamos a tartaruga, a máquina de lava-jato...
Um abraço para o senhor e para princesa Suami.
Pr.Daniel Francisco e PbªMikeline

Prika Vask disse...

e a história continua... homemXnatureza. Quem tem cabelo quer mudar o que tem, quem não tem quer ter.... boa matéria, bispo. gostei!