terça-feira, 1 de março de 2011

Explorando Águas Profundas

Por Rick Boxx

Com o desemprego aumentando nos dois últimos anos, achei-me dedicando muito tempo aconselhando pessoas sobre o rumo de suas carreiras. A experiência de perder emprego pode ser devastadora para muitas pessoas. Mas pode também ser tempo de reavaliação pessoal, refletindo sobre nossas forças e fraquezas e reconsiderar o propósito de Deus para nossa vida. 

Frequentemente me telefonam em meio ao processo de ativar relacionamentos em busca de novo emprego. Infelizmente descobri que a maioria não faz a menor idéia do que gostaria de fazer.

Como é possível encontrar emprego adequado e recompensador se a pessoa realmente não sabe o que quer fazer ou o que está mais preparado para fazer?

Por isso, as conversas mais valiosas surgem quando as ajudo a identificar a vocação e o propósito de Deus para seu futuro. É interessante ver que esse é um assunto que muitos nunca levaram em conta em suas escolhas vocacionais. Alguns perguntam: “O que Deus tem a ver com isso?”  Para eles a única questão é saber quanto dinheiro podem ganhar ou quais os avanços potenciais em sua carreira.

Na Bíblia lemos que Deus está bastante preocupado com o que fazemos. Afinal de contas foi Ele que nos planejou. “Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção... todos os dias determinados para mim foram escritos no Teu livro antes de qualquer deles existir” (Salmos 139.14-16).  Outra passagem nos assegura sobre os desejos de Deus para Seus filhos: “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29.11). 

Assim, quando alguém me aborda pedindo ajuda para encontrar novo emprego, tento fazer mais que simplesmente apontar possíveis locais de trabalho. Converso com elas sobre seus interesses, sonhos, desejos. Nem sempre é fácil especialmente se a pessoa nunca pensou sobre isso. Provérbios 20.5 ensina: “Os pensamentos de uma pessoa são como água em poço fundo, mas quem é inteligente sabe como tirá-los para fora” . 

Um amigo contou-me que tempos atrás alguém o ajudou nesse sentido, oferecendo conselhos sábios e fazendo-lhe duas perguntas: “Se o dinheiro fosse eliminado da equação, você continuaria fazendo o que faz? Se tivesse assegurado o dinheiro que necessita, o que realmente você gostaria de fazer?” Embora simples merecem ser cuidadosamente consideradas e pesadas. A resposta a elas pode dar rumo surpreendentemente diferente à sua carreira profissional. 

Se você estiver desempregado, subempregado (com qualificação superior ao trabalho que está fazendo) ou estiver procurando novo emprego, tente não encontrar simplesmente sugestões rápidas sobre nova colocação. Gaste tempo para explorar as “águas profundas” que Deus colocou em seu coração. Pode descobrir que o tempo gasto foi muito bem empregado. 

Próxima semana tem mais!


Nenhum comentário: