segunda-feira, 21 de março de 2011

NÂO DORMIR NO VALE DA DECISÃO

Texto Base: Gn 22.1-5 “Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.”

No mundo dos negócios, temos o conceito de que “vence quem chega primeiro”. E isso já se aplica à nossa vida desde o início, pois apenas um espermatozóide conseguirá fecundar o óvulo, e aquele que chegar primeiro, conseguirá, esse é que vai viver!

Entretanto, precisamos rever nossos conceitos, pois só chega primeiro, aquele que está preparado. Precisamos compreender que nossa vitória não está apenas na corrida, mas nossa vitória já começa na preparação. Hoje vamos aprender que quem vence é aquele que se prepara primeiro, e isso foi o que Abraão viveu. Isso é não dormir no Vale da Decisão!

COMO SATANÁS TENTA NOS FAZER “DORMIR NO PONTO”

  • TIRANDO NOSSO FOCO;

  • ROUBANDO NOSSA DISPOSIÇÃO;

  • DESCARACTERIZANDO-NOS PARA NÃO ENXERGARMOS NOSSA CONDIÇÃO EM DEUS;

PARA NÃO DORMIR NO VALE DA DECISÃO É PRECISO:

1) ENTENDIMENTO ESPIRITUAL

O texto começa falando de “Depois destas coisas...” Que coisas? Ora, Abraão estava vivendo o maior tempo de prosperidade da sua vida! Nascera Isaque, tinha o reconhecimento dos seus concorrentes (Abimeleque e Ficol – vs. 22). Entretanto, foi nesse tempo que o Senhor lhe imprimiu a maior prova da sua vida – lhe pediu seu filho. ENTENDIMENTO ESPIRITUAL É SABER QUE DEUS NOS PROVA! Por isso, não entre em parafuso, mas abra-se para compreender que nem tudo é natural e é no mundo espiritual que as coisas acontecem!

2) PRONTIDÃO

Deus chama a Abraão e a resposta é imediata - “Eis-me aqui!” A vitória é de quem está pronto. Vemos muitas pessoas que não vivem sua vitória, por falharem nesse quesito. O dicionário nos fala que prontidão é facilidade de execução. Eu não posso ter obstáculos ou resistências para realizar o que me vier às mãos.

3) OBEDIENCIA IRRESTRITA

Deus é claro quando pede Isaque a Abraão “Teu filho, teu único filho, a quem tanto amas...” Mas mesmo assim Abraão poderia questionar e tentar não obedecer, argumentando com Deus! Afinal Isaque, era sua promessa, dada pelo próprio Deus, e sacrifícios de crianças eram coisas de deuses pagãos!! Mas obediência é a chave do milagre. O mundo profissional carece hoje obediência, porque Satanás descaracteriza a obediência no nível natural, fazendo com que o homem não possa obedecer a Deus.

4) SER PIONEIRO

Pioneirismo é sair na frente. Seja o primeiro, para alcançar o melhor lugar. Abraão levantou-se de madrugada, mesmo diante da mais difícil decisão da sua vida. Não fique adiando, procrastinando situações, mas “levante-se de madrugada”. Seja o primeiro a realizar!

5) PREPARAR-SE

Abraão preparou o seu jumento, levou consigo servos, tomou a lenha e foi para Moriá. Preparar-se é planejar. E quem planeja, não é pego desprevenido, mas está pronto para vencer a prova!

E QUANDO EU NÃO DURMO NO VALE DA DECISÃO, EU:

  • ESTOU PRONTO PARA SER APROVADO – (CERTIFICAÇÃO);

  • CHEGO SEMPRE NA FRENTE – (VANGUARDA);

  • SOU HONRADO DIANTE DOS MEUS COLABORADORES;

  • TENHO O SUPRIMENTO SOBRENATURAL (MATÉRIA PRIMA E RECURSOS);

  • ANDO NA MESMA “PEGADA” DE DEUS! ELE NÃO DORME!

SL 121.3-4 - Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel!

Postar um comentário