terça-feira, 22 de março de 2011

Por que tem de ser tão difícil?

Pr. Josué Praça

“Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.” 1Pedro 4.12 (NVI)

Quantas vezes você já se fez a pergunta do título deste artigo? Há ocasiões na vida de extrema dificuldade que dificilmente conseguimos compreender o por quê de isso acontecer.

Será que não estamos cometendo algum tipo de erro que nos faça merecer tal situação? Por que isso, meu Deus? Há vezes que temos a impressão de que Deus não é tão poderoso assim e chegamos a pensar que o que enfrentamos é injusto. Será?

Pedro nos diz para não ficarmos surpresos com esses momentos de provações porque são provas de fogo as quais somos submetidos para que possamos crescer e aprender. São as dificuldades e a maneira pela qual passamos por elas que determinarão o nível de maturidade que temos ou que atingiremos.

Uma pergunta que sempre faço às pessoas à minha volta é: Qual pessoa você prefere, a que se tornou depois das tribulações ou a que era antes dessas experiências ruins?

Todos sempre respondem que preferem a pessoa que se tornaram, pois são mais fortes e aprenderam coisas novas em suas vidas.

As tribulações são boas porque são o fogo de um processo de purificação. Assim como o ouro para ser depurado e tornar-se uma jóia caríssima precisa passar pelo fogo e ser limpo das impurezas, você, também terá de passar por essas intempéries da vida.

Vale a pena ao ouro passar pela dor do fogo. Ele fica muito mais belo e mais valioso. Igualmente vale a pena enfrentar situações ruins com uma atitude de que são passageiras e tendo em mente que elas produzirão um caráter excelente a aprovado.

Deus não age em determinados momentos até mesmo para que você e eu tenhamos a oportunidade de crescer. Não acontece isso com a educação de filhos? Se os pais tomarem todas as decisões dos filhos e os defenderem de tudo, tornam-se adultos mal formados que não sabem escolher e nem se defender.

Não se surpreenda com essa situação difícil. Ela é uma prova para o seu aperfeiçoamento. Deus está interessado em seu crescimento espiritual, por isso não O culpe. Não culpe também as pessoas em volta, isso não ajuda em nada o processo, pelo contrário, atrapalha e atrasa. Assuma suas responsabilidades e reaja com calma e sabedoria a isto porque um dia passará e você precisará estar amadurecido para desfrutar do que virá em seguida.

Nenhum comentário: