terça-feira, 22 de março de 2011

Problema na Falta de Problemas

Robert J. Tamasy

Você não gostaria de uma semana - ou um único dia - sem ter que enfrentar problemas ou desafios?Parece que não podemos sair da cama pela manhã sem ter que lidar com algum tipo de problema:acordar comum resfriado daqueles;a caminho do trabalho começa a chover e o guarda-chuva ficou em casa;determinados a concluir importante tarefa antes do prazo e descobrir que o colega deixou de fazer sua parte na proposta.

Alguns dias parecem confirmar a Lei de Murphy:tudo o que pode acontecer de errado vai acontecer.Por que não podemos desfrutar das delícias de uma existência livre de problemas? Uma resposta é óbvia:somos apenas humanos. Cometer erros faz parte da “lista de tarefas” dos seres humanos.Vivendo num mundo imperfeito e imprevisível, problemas são inevitáveis.

Mas talvez exista uma razão maior, mais imperativa, para a existência dos problemas. Quem sabe até mesmo um “benefício”.Vemos exemplos na natureza. A lagarta forma o casulo por instinto. Mas para que seja bem-sucedida e se transforme em borboleta precisa enfrentar um problema:lutar para sair do casulo.Artesãos podem confirmar que a madeira é mais rija e útil quando produzida em ambientes difíceis, onde condições climáticas adversas (problemas)levam a árvore a crescer mais lentamente;mas ao mesmo tempo, mais forte.

No ambiente de trabalho descobrimos uma realidade: aprendemos mais através do fracasso do quedo sucesso. “Não trabalhei com o empenho devido”;“Omiti detalhe fundamental”;“Subestimei a concorrência (ou superestimei o mercado)”.Ao experimentar o sucesso podemos não saber se foi decorrência de boa fortuna– estar no lugar certo, na hora certa – ou de fatores fora do nosso controle.

Problemastêm um jeito peculiar de moldar nosso caráter, ainda que o processo exija humildade ou mesmo humilhação. A Bíblia nos exorta:“Não se achem melhores do que realmente são...”

(Romanos12.3).Problemas nos lembram nossas limitações, dissipando nossas pretensões de auto-suficiência.Seja em questões de saúde ou financeiras, lutando com decisões além da nossa capacidade, acabamos por tomar consciência de que precisamos de ajuda.Assim, ao se deparar com problemas que o deixam perplexo, considere:

Problemas devem ser encarados de forma positiva.Ao invés de murmurar, deveríamos aceitar os problemas e procurar colher valores positivos ao trabalhar para resolvê-los.“E também nos alegramos nos sofrimentos,pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência;a paciência traz a aprovação de Deus, e essa provação cria esperança”(Romanos 5.3-4).

Problemas promovem trabalho em equipe.Um grupo de bois trabalhando em conjunto move mais peso do que cada animal sozinho.Os problemas atestam que podemos realizar mais coletivamente do que individualmente.“Dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria um deles se estivesse sozinho.Uma corda de três cordões é difícil de arrebentar”(Eclesiastes4.12).

Problemas podem nos levar para Deus.Sem problemas cremos que podemos lidar com qualquer coisa.Mas ao enfrentar circunstâncias difíceis, nossa inadequação torna-se evidente,levando-nos a recordar que necessitamos da intervenção de Deus.“A Minha graça é tudo o que você precisa,pois o Meu poder é mais forte quando você está fraco”(2 Coríntios 12.9).

Próxima semana tem mais!

Nenhum comentário: