quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O CARÁTER DE UM HOMEM CHAMADO POR DEUS

Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele. Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia. -  I Rs 19.16 e 19-21

Um homem chamado por Deus é alguém diferenciado, é alguém que tem marcas em seu caráter que o fazem sobressair entre a multidão. Mas que marcas seriam essas?

1ª. Marca – ELE É UM HOMEM OCUPADO – Todos os homens que Deus chamou estavam trabalhando, eram homens ocupados. Vejamos Moisés, Davi, Gideão, Pedro e o próprio Eliseu... Todos esses estavam trabalhando quando foram chamados por Deus. Deus não chama homens ociosos, pois a ociosidade é o sepultamento de um crente vivo. Vale a pena lembrar que Paulo leva isso tão a sério que ele mesmo declara que “aquele que não trabalhasse, não deveria comer” – 2 Ts 3.10.

2ª. Marca – ELE É ALGUÉM PREOCUPADO COM SUA FAMÍLIA – Antes de seguir a Elias, Eliseu foi se despedir de seus pais. A família é o único patrimônio que temos! E quando eu mudo a minha maneira de viver, a minha família muda também. Por isso é que a Bíblia se preocupa tanto com família, determinando que honremos pai e mãe – Ex. 20.12 e também que “os filhos são como flechas nas mãos do guerreiro” - Sl 127.4 – Como guerreiro do Senhor, dê direção aos teus filhos, para que eles acertem o alvo.

3ª. Marca – ELE TEM UM CORAÇÃO PRONTO A SERVIR – A única razão de vivermos é servir. Em Jo 13.2-5 vemos Jesus exercendo a essência do seu ministério. Ele sai do seu lugar à mesa, tira suas vestes, toma uma toalha e começa a servir, a lavar os pés dos discípulos, inclusive do traidor. Antes de ir para a cruz, Jesus ensina aos discípulos que ministério é servir. E Eliseu vai servir a Eliseu, vai derramar água sobre as mãos do seu mentor.

4ª. Marca – ELE TEM UM CORAÇÃO ENSINÁVEL – Elias não chama a Eliseu e lhe dá uma data, não diz a ele nem quando ou onde aconteceria sua unção ministerial. Mas Eliseu entendeu que era preciso caminhar com Elias. Caminhar, caminhar e caminhar. É necessário ter o desejo de aprender, de ser discípulo antes de ser profeta, pois a precocidade nos faz querer ter, em detrimento de ser. Aquele que quer ser um bom mestre, precisa, antes de tudo, desejar ser um bom discípulo.

5ª. Marca – ELE TEM UM CORAÇÃO SENSÍVEL AO CLAMOR DO AFLITO – A história de Eliseu é marcada pela sensibilidade ao próximo. Enquanto a palavra de Elias trazia o juízo, a palavra de Eliseu trazia a misericórdia. Vejamos o caso da viúva, cujos filhos seriam vendidos como escravos, o machado emprestado, ou ainda o filho morto da sunamita. Em todas as situações vemos um homem sensível à necessidade do seu próximo. Um pastor jamais pode ser indiferente ao clamor do necessitado, pois o nosso Deus é Deus das viúvas e dos órfãos! No vocabulário de um pastor não poder existir a frase: “é problema seu!”

6ª. Marca – ELE É UM HOMEM INTEGRO – Em 2 Rs 4.9 vemos manifesto o caráter de Eliseu, sendo descrito pela sunamita como “santo homem de Deus”. Hoje em dia, vemos na vida de muitos pregadores sobrar carisma e faltar caráter. Não seja simplesmente o “palhaço do circo”. Uma hora o show acaba e o que vai permanecer apenas é a tua integridade.

7ª. Marca – ELE TEM UM CORAÇÃO GRATO – Gratidão é um sentimento que precisa existir tanto na horizontal – com relação aos homens, e também na vertical – com relação a Deus. Aquele que triunfar não deve esquecer quem o ajudou, na sua necessidade, pois gratidão é a memória do coração, é um exagero que não deve ser evitado. A gratidão faz parte da essência do nosso Deus, e nos faz mais e mais parecidos com Ele!

Enfim, cultive essas marcas no teu ministério. Afinal, à semelhança de Eliseu, você foi chamado por Deus! Que Ele te abençoe grandemente!

Nenhum comentário: