segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vença os inimigos da sua prosperidade!

Dn 6.1-5 - Pareceu bem a Dario constituir sobre o reino a cento e vinte sátrapas, que estivessem por todo o reino;  e sobre eles, três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes sátrapas dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Então, o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino. Então, os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus.”

Daniel estava na babilônia, e ele era um profissional apostólico, homem de destaque, uma pessoa com uma capacidade impressionante. Ele estava entre os três que iriam presidir na Babilônia e era extremamente inteligente e profissional, sendo assim um diferencial reconhecido onde estava. Entre os três presidentes era o que mais se destacava e produzia mais que todos, pois dentro de si tinha um espírito excelente. Daniel era destaque, pois agia profissionalmente. Ele era o que mais produzia e mais dava resultado. Declare: Dentro de mim há um espírito excelente!” E a boa notícia de hoje é que Deus não muda! Ml 3:6 – Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” E o mesmo Deus que estava em Daniel está em nós e nos faz diferentes, através desse espírito excelente.

Deus deseja que sejamos diferenciados em tudo que fizermos e o ônus dessa diferenciação, desse sucesso é a inveja e perseguição. Você não está no mundo a passeio, então certamente existirão pessoas que sentirão inveja e irão desejar o nosso mal. Então os inimigos tentavam pegar Daniel em algum detalhe que pudesse derrubá-lo e como não tinham de que o acusar, procuraram na sua fé. Hoje, como Daniel iremos nos levantar e vencermos nossos inimigos! E ainda que não saibamos quem eles sejam, precisamos estar prontos para enfrentá-los! Então deixo uma pergunta: “Você esta preparado para enfrentar a oposição que virá contra o seu sucesso?”

Na verdade nós não nos preparamos, pois nunca imaginamos que irá acontecer conosco. Entretanto, sem paranoias e perseguições, temos que entender que o nosso espaço de sucesso é conquistado à força, pois assim é tomado o reino do céu – Mt 11.12” Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

VENCENDO OS INIMIGOS DA NOSSA PROSPERIDADE:

1) A FALSIDADE E A HIPOCRISIA – Sl 144.78 – Estende a mão lá do alto; livra-me e arrebata-me das muitas águas e do poder de estranhos, cuja boca profere mentiras, e cuja direita é direita de falsidade.- Davi pede para Deus o livrar e por isso precisamos entender o que Jesus diz, para sermos humildes como a pomba e prudentes como a serpente. Ou seja, não sermos prepotentes, mas reconhecermos o nosso próximo. Para isso não podemos ser religiosos, mas antes entendermos que Jesus quer que nós O reconheçamos em tudo e tenhamos um comportamento adequado de servos de Deus. Jamais seja o bobo da corte, mas tenha percepção para realizar, sabendo que sempre poderá haver alguém que se levanta para nos destruir. Jo 8:44 – O Diabo é o pai da mentira. Por isso, tenha cuidado e não confie simplesmente naqueles que dizem serem seus amigos, mas que na verdade estão cheios de falsidade. Jesus nos alerta que os hipócritas são sepulcros caiados. São pessoas que tentam nos enredar e nos afastar daqueles que podem abrir nossos olhos.

2) INGENUIDADE E BONDADE – Você não precisa ser o bonzinho, mas sim o justo. Davi, em vários Salmos diz que o inimigo que alimentamos, acaba comendo na nossa mesa. Devemos ficar espertos com aqueles que desejam nos passar para trás, para não cairmos no canto da serpente. Daniel entendia que aqueles homens andavam com ele, mas desejam derrubá-lo. Entenda que não há uma lista, mas devemos ter discernimento para saber quem são. Temos 3 opções para com essas pessoas:

1. Orar para elas se converterem;

2. Orar para Deus tira-las do nosso caminho; e

3. Nos prepararmos para sermos maiores do que elas.

3) ÂNIMO INTERIOR - Tudo aquilo que produzimos interiormente pode nos trazer vitórias ou derrotas. Se utilizarmos bem o nosso ânimo, sempre teremos vitórias. O Espírito Santo sempre nos enche de boas palavras, mas quando acontece algo que dá errado temos a tendência de reclamar, abrir a boca para falar as coisas contrárias e sempre esperamos o acontecimento de coisas ruins. Temos que tomar cuidado, pois nosso ânimo interior é um trator que, muitas vezes, tenta nos destruir. Entretanto, nós precisamos ter a dinâmica de Jo 4, pois ao invés de sair desgraça do nosso interior, sairá um rio de águas vivas. Entenda Js 1.9 – “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” Deus nos manda sermos corajosos pois Ele é conosco! Estas palavras estão sobre nós:

a) SER FORTE - Não significa ir para a academia, mas ter seu interior preparado para ouvir ou viver qualquer coisa, pois muitas vezes o momento de aparente desgraça irá contribuir para uma grande benção. Ser forte é não temer as más noticias – Sl 112.7. Ser forte é fazer do vale morte um campo florido. Ser forte é nunca desanimar diante dos nãos, mas nos motivarmos para as grandes conquistas. Declare: “Serei como Daniel, ainda que eu vá para a cova dos leões, não temerei.”

b) SER CORAJOSO – Isso faz toda a diferença. Seja corajoso para a grandiosidade da obra de Deus. Ser corajoso é ter a certeza em nosso coração que já deu certo, sabendo que quem nos mandou foi o Senhor. Declare: “A partir de hoje vou-me automotivar. Eu sou cabeça, mais que vencedor. Sou tudo aquilo que a bíblia diz que sou. Meu ânimo interior não será contaminado pelo desânimo exterior!”

4) NÓS MESMOS - Pois acabamos sendo nossos maiores inimigos. Por isso, Paulo disse: “Miserável homem que sou, o bem que quero fazer eu não faço…” Somos nossos maiores inimigos quando enchemos-nos de impossibilidades! Precisamos vencer tudo o que pensamos ao nosso respeito que nos deixa para baixo, pois quando agimos assim colocamos em descrédito aquilo que Deus colocou sobre nós. Em Jz 6 Deus chama Gideão de homem valente, mas ele mesmo não conseguia acreditar nisso. Declare: Hoje eu vencerei a minha carne. Então eu prosperarei os meus caminhos e serei bem sucedido em tudo que fizer.”

E QUANDO EU VENÇO OS INIMIGOS DA MINHA PROSPERIDADE, EU:

1) DERRUBO TODA MENTIRA DO INFERNO;

2) POSSO REALIZAR E CONQUISTAR TUDO AQUILO QUE DESEJEI;

3) SOU RESTITUIDO EM TUDO AQUILO QUE ME FOI ROUBADO;

4) VIVO A REVELAÇÃO DE DEUS EM TUDO O QUE ESTAVA ENCOBERTO;

5) NUNCA MAIS TEREI MEDO DE TER COISAS BOAS, NEM TEREI INVEJA DE QUEM JÁ POSSUI;

6) TEREI O QUE NÃO IMAGINO EM POUCO TEMPO; e

7) VIVO O MELHOR FIM DE ANO DA MINHA VIDA!

Nenhum comentário: