sábado, 22 de dezembro de 2012

Daniel e as oportunidades

Então, o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino.” - Dn 6.3

Jo 8:12 - “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”

A luz apostólica é a manifestação do Espírito de Deus em nossas vidas. E essa luz, esse espírito excelente, é o que diferencia um profissional apostólico, fazendo-o enxergar as oportunidades. Daniel vivia a manifestação dessa luz, e hoje, vamos aprender com ele a enxergarmos as oportunidades que Deus tem para nós na nossa vida profissional. Oportunidade é comio um cavalo selado. Ela é única, e se você não a aproveita, o seu concorrente vem e o faz.

COMO O INIMIGO TENTA NOS IMPEDIR DE ENXERGARMOS AS OPORTUNIDADES NA NOSSA VIDA PROFISSIONAL:

1) LEVANDO-NOS A UM MERCADO DESCONHECIDO – Daniel e outros jovens são levados cativos para a Babilônia;

2) ROUBANDO NOSSA CONDIÇÃO ORIGINAL – Era um príncipe em Jerusalém e agora, um escravo em terra estrangeira;

3) DESCARACTERIZANDO-NOS E MUDANDO NOSSA IDENTIDADE – Seu nome foi mudado – de Daniel (Deus é meu Juiz) para Beltessazar (Servo de Bel, uma divindade babilônica);

4) TENTANDO–NOS A NOS CORROMPERMOS PERANTE O MERCADO – Apresentaram-lhe todas as finas iguarias do rei, comidas que eram consagradas aos deuses babilônicos.

COMO DESFRUTAR DESSA LUZ QUE NOS MOSTRA AS OPORTUNIDADES:

1) SENDO IMUTÁVEIS EM NOSSAS CONVICÇÕES – Dn 1.8 – “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.” – Convicção é tudo na vida de um profissional de sucesso. E Daniel era convicto, ele sabia o que queria. Não se permita ser roubado nas tuas convicções, pois o roubo das convicções é que faz um homem se contaminar. Quando eu deixo de saber o que eu quero, me torno uma presa fácil para Satanás.

2) GUARDANDO NOSSOS LÁBIOS PARA NÃO MURMURARMOS – Dn 7.28“Aqui, terminou o assunto. Quanto a mim, Daniel, os meus pensamentos muito me perturbaram, e o meu rosto se empalideceu; mas guardei estas coisas no coração.” – A despeito de tudo, Daniel jamais abriu sua boca para murmurar. Ele que era um príncipe em Israel e viu sua vida mudar da noite para o dia, que viu seus amigos serem injuriados e ele próprio perseguido em uma terra estranha, Daniel jamais abriu sua boca para murmurar contra Deus. Até mesmo diante se situações que o atemorizaram e onde parecia não haver solução! Guarde os teus questionamentos e na tua boca tenha apenas um sentimento de gratidão ao Senhor.

3) NÃO ABRINDO MÃO DA NOSSA RELAÇÃO COM DEUS – Dn 6.10 “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.” – Mesmo diante de uma sentença de morte, Daniel não abriu mão da sua ligação com Deus que era a oração. Existem muitos profissionais que fazem propósitos com o Senhor, mas diante da primeira luta, abrem mão de tudo.

4) SOBRESSAINDO EM MEIO À MULTIDÃO – Dn 1.20 – “Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.” - Deus te chamou para brilhar em meio ao mercado e à multidão. E quem se destaca, atrai as oportunidades.

5) PRODUZINDO EM TODO TEMPO – Dn 10.1 – No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome é Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; ele entendeu a palavra e teve a inteligência da visão.” – Nesse texto, Daniel já beirava os 70 anos, mas continua em plena produtividade. Oportunidade não tem idade, pelo contrário, aquele que sabe aproveitá-la, usa sua experiência para produzir e sair na frente.

CINCO OPORTUNIDADES QUE COMO DANIEL VOCÊ VIVERÁ:

1} OPORTUNIDADES DE PROSPERAR INDEPENDENTE DO LOCAL OU ÁREA;

2} OPORTUNIDADES PARA FAVORECIMENTO PERANTE SUPERIORES;

3} OPORTUNIDADES DE VENCER AS OPOSIÇÕES;

4} OPORTUNIDADES PARA HONRAR E GLORIFICAR A DEUS;

5} OPORTUNIDADES PERANTE OS PODEROSOS DA TERRA – OS REIS PASSARAM E DANIEL PERMANECEU;

DECLARE COM FÉ: “Eu hoje sou marcado à semelhança de Daniel, pelo Espírito excelente de Deus. Eu me abro para enxergar todas as oportunidades que o Senhor já preparou para mim! Não serei desgastado pelos tempos de provação, pela terra estranha, mas pelo contrário, prosperarei na terra da minha aflição. Hoje eu profetizo que Deus tem inúmeras oportunidades preparadas para mim e eu enxergarei e aproveitarei cada uma delas. Serei motivado pela minha promessa, pois enxergarei com os olhos da fé e da perseverança! Não me contaminarei, nem quebrarei minha relação com deus, e por causa disso, abro minha boca para dizer que eu já dei certo, em nome de Jesus. A minha carreira é um sucesso! A cada oportunidade vou conquistar para Deus, e viverei ainda esse ano, oportunidades únicas que ainda não vivi, em nome de Jesus, amém!”

Nenhum comentário: