quinta-feira, 24 de abril de 2014

TER NAS MÃOS O FRUTO DA PROMESSA

23 Depois, vieram até ao vale de Escol e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens numa vara, como também romãs e figos. 26 caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.” - Nm 13.23, 26

Is 65.1, 17, 18, 21-23 - “Fui buscado pelos que não perguntavam por mim; fui achado por aqueles que não me buscavam; a um povo que não se chamava do meu nome, eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui. 17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. 18 Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, regozijo. 21 Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto. 22 Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, e os meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas próprias mãos. 23 Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a calamidade, porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus filhos estarão com eles.”

Ter nas mãos o fruto da promessa é a antecipação daquilo que vamos viver. Quando Josué e Calebe voltaram de espiar a terra, eles trouxeram dos frutos da terra – uvas, um cacho tão grande que era preciso dois homens para carregarem, romãs e figos – antecipando assim a promessa que eles somente viveriam décadas depois. Hoje, o senhor colocará em nossas mãos o fruto da nossa promessa, o que vai nos fortalecer na nossa jornada. Ao longo dessa Campanha de Jejum, Deus tem nos limpado e nos preparado, e hoje, receberemos profeticamente em nossas mãos os frutos daquilo que desfrutaremos. Receba em tuas mãos esses frutos e tenha essa certeza: Deus nos dará boa jornada e desfrutaremos da nossa promessa!

TER NAS MÃOS O FRUTO DA PROMESSA SIGNIFICA:

1º) QUE EU SAIREI DO DESERTO – Is 43.19 - “Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.” - Sair do deserto significa: “Eu venci o período provação; Eu fui provado, aprovado e venci; Eu passei pelo tempo de Deus para a minha vida e agora é um novo tempo, tempo de colheita, em nome de Jesus!” Deus coloca um caminho no deserto, para que nós saiamos dele!!

Js 5.9-12“Disse mais o SENHOR a Josué: Hoje, removi de vós o opróbrio do Egito; pelo que o nome daquele lugar se chamou Gilgal até o dia de hoje. 10 Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a Páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas campinas de Jericó. 11 Comeram do fruto da terra, no dia seguinte à Páscoa; pães asmos e cereais tostados comeram nesse mesmo dia. 12 No dia imediato, depois que comeram do produto da terra, cessou o maná, e não o tiveram mais os filhos de Israel; mas, naquele ano, comeram das novidades da terra de Canaã.” E sair do deserto, vai além do que nós possamos imaginar:

A) Deus vai fazer cessar o maná - Deus é Deus de livramentos para o Seu povo – mas nós não viveremos apenas de livramentos. O maná não era a bênção plena de Deus – era um livramento provisório. Deus coloca do fruto da promessa em nossas mãos para que tenhamos certeza que a promessa plena se cumprirá!

B) O Senhor vai te dar das novidades da terra – Preste atenção no texto – depois da Páscoa, eles comeram (pela primeira vez, depois de tanto ouvir falar da promessa) da novidade da terra. Receba no teu espírito essa certeza: “Prepare-se – porque você vai comer das novidades da terra – aquilo que você ouviu e creu, glorificando a Deus – agora chegou o tempo de Deus tornar realidade em sua vida!”

C) O Senhor te dará lugar na terra – Hoje, O Senhor te estabelece! Em todas as áreas da sua vida que você estava peregrinando, o Senhor te estabelece, em nome de Jesus! Acabou o deserto quer dizer: O senhor inaugura na tua vida um tempo de conquistas e de milagres. Sair do deserto significa um novo tempo de conquistas - No período de deserto não se conquista nada – se adquire força, resistência, mas conquistar mesmo, somente quando o deserto acaba.

2º) AUTORIDADE PARA EDIFICARMOS – PARA NÓS E NOSSA CASA – Is 65.21-23 – “Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto. 22 Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, e os meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas próprias mãos. 23 Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a calamidade, porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus filhos estarão com eles”. – Autoridade para edificar quer dizer:”

A) O roubo vai cessar – Vamos desfrutar do frutos do nosso trabalho e não vamos trabalhar para que outros comam;

B) Haverá colheita - Colheita de muitas sementes, até de sementes perdidas, lançadas e esquecidas e até mesmo que nós não semeamos – Jo 4.35-38 - “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. 36 O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro. 37 Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro. 38 Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. - O Senhor encherá as mãos do Seu povo de maneira espantosa neste tempo!

3º) TER UMA DESCENDENCIA ABENÇOADAIs 65. 23 - “Serão posteridade bendita e o os seus filhos estarão com eles!” – Isso quer dizer que haverá bom futuro. Declare com fé: “Deus tem pra minha vida e pra minha família um bom futuro! - Saber que haverá bom futuro é ter a seguinte certeza:

A) O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer – Sl 30.5

B) Basta a cada dia o seu próprio mal – Mt 6.34

C) As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã – Lm 6.23

HOJE, DEUS COLOCARÁ EM NOSSAS MÃOS O FRUTO DA PROMESSA E NÓS VIVEREMOS AS BÊNÇÃOS DE Jl 2.23-29:

“Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia. 24 As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo. 25 Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. 26 Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. 27 Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado. 28 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; 29 até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.”

1) SUPRIMENTO;

2) RESTITUIÇÃO;

3) MILAGRES;

4) HONRA;

5) PRESENÇA DE DEUS

6) RECONHECIMENTO

7) DERRAMAR DO ESPIRITO SANTO DE DEUS

quarta-feira, 23 de abril de 2014

CONQUISTAR A VITÓRIA SOBRE A ANSIEDADE

“Porém vós não quisestes subir, mas fostes rebeldes à ordem do SENHOR, vosso Deus. Murmurastes nas vossas tendas e dissestes: Tem o SENHOR contra nós ódio; por isso, nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus e destruir-nos.  Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto do que nós é este povo; as cidades são grandes e fortificadas até aos céus. Também vimos ali os filhos dos anaquins. Então, eu vos disse: não vos espanteis, nem os temais. O SENHOR, vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, segundo tudo o que fez conosco, diante de vossos olhos, no Egito, como também no deserto, onde vistes que o SENHOR, vosso Deus, nele vos levou, como um homem leva a seu filho, por todo o caminho pelo qual andastes, até chegardes a este lugar. Mas nem por isso crestes no SENHOR, vosso Deus, que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos procurar o lugar onde deveríeis acampar; de noite, no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e, de dia, na nuvem. Tendo, pois, ouvido o SENHOR as vossas palavras, indignou-se e jurou, dizendo: Certamente, nenhum dos homens desta maligna geração verá a boa terra que jurei dar a vossos pais, salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos, porquanto perseverou em seguir ao SENHOR. Também contra mim se indignou o SENHOR por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás. Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará; anima-o, porque ele fará que Israel a receba por herança. E vossos meninos, de quem dissestes: Por presa serão; e vossos filhos, que, hoje, nem sabem distinguir entre bem e mal, esses ali entrarão, e a eles darei a terra, e eles a possuirão.” - TEXTO BASE: Dt 1.26-39

Deus tinha uma caminhada de vitória para Seu povo, mas a ansiedade os privou de chegarem na terra prometida. Por conta dessa ansiedade, ainda no deserto, aquele povo sofreu muito. A ansiedade é definida como “ânsia ou nervosismo, que antecede momentos de perigo, real ou imaginário.” A ansiedade é uma condição espiritual que rouba a nossa paz, impedindo-nos de termos uma boa jornada. É a ansiedade que cria sentimentos dentro do homem que o impedem de chegar aonde Deus deseja. É importante entendermos que não importa o caminho, mas sim a vontade de Deus.

DENUNCIANDO AS MALIGNIDADES DA ANSIEDADE. A ANSIEDADE GERA:

1) PRECIPITAÇÃO – impossibilita as nossas oportunidades e por causa da precipitação, o profissional perde coisas grandes que Deus preparou para ele;

2) INSEGURANÇA – o inseguro é fragilizado por tudo, se tornando vulnerável. A nossa segurança vem do nosso apego ao Senhor.

3) DEDUÇÃO DESTRUTIVA – é um sentimento que estabelece o ambiente espiritual que o Inimigo deseja. O inferno não pode tocar na tua jornada se você não permitir. A dedução destrutiva habilita Satanás a tocar no que é teu.

A ANSIEDADE TENTA NOS DESORGANIZAR. TRÊS DESORGANIZAÇÕES GERADAS PELA ANSIEDADE:

1) DESORGANIZAÇÃO MENTAL LÓ - Gn 13.10“Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar.” - Por conta da sua ansiedade, Ló, desorganizado mentalmente, resolve escolher romper com Abraão e faz uma opção desastrada. O Diabo somente rouba um homem desorganizado. Seja organizado mentalmente e estabeleça que Deus é Deus e ande na direção que Ele te determinar.

2) DESORGANIZAÇÃO EMOCIONAL – ESAÚ – Gn 25.32 – Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?” Quem está desestruturado emocionalmente, se vende e abre mão do direito da sua benção. Saiba que o Deus que começou a obra na tua vida, é fiel para completá-la.

3) DESORGANIZAÇÃO ESPIRITUAL – SANSÃO – Jz 16.17 – Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem.” A ansiedade desorganiza o homem espiritualmente e o leva a abrir mão dos seus maiores valores, os espirituais, da sua aliança com Deus.

TRÊS DIREÇÕES DE DEUS PARA VOCÊ VENCER A ANSIEDADE:

1) OCUPE A TUA MENTE COM COISAS BOAS Fp 4.8“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” – Pense aquilo que Deus pensa, a partir de agora;

2) DOMINE AS TUAS EMOÇÕES – Sl 30.5 – “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.” - Seja dominado pelo Espírito Santo de Deus. Amanhã, o Senhor enxugará as tuas lagrimas.

3) PROFETIZE PELA FÉ A TUA VITÓRIA – Fp 4.12-13 – “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” Você não depende de nada! Você depende apenas do poder de Deus que opera na tua vida.

TRÊS BÊNÇÃOS DAQUELE QUE CONQUISTA A VITÓRIA SOBRE A ANSIEDADE:

1) VOCÊ NÃO MORRERÁ NESSE DESERTO;

2) DEUS TE SUPRIRÁ EM TODAS AS TUAS NECESSIDADES;

3) NENHUMA DAS BOAS PROMESSAS DO SENHOR DEIXARÁ DE SE CUMPRIR NA TUA VIDA!

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, meu Deus! Essa palavra está no meu espírito! Hoje, eu me limpo de toda ansiedade, de todo sentimento mentiroso que o Inferno queria colocar na minha vida! Eu tenho vitória contra a ansiedade e declaro: O poder de Deus me sustentará em todo o tempo. Não temerei o amanhã, pois eu sei que Deus está comigo. Todo demônio que queria agir na minha mente, para trazer precipitação, insegurança, ou dedução destrutiva, eu rejeito agora, em nome de Jesus. Eu tenho a mente de Cristo! A minha mente somente será ocupada com coisas boas! Tenho domínio sobre as minhas emoções e pela fé, eu declaro e profetizo a minha vitória! Não morrerei nesse deserto, mas serei suprido em todas as minhas necessidades. Comerei das novidades da terra e verei todas as promessas do Senhor se cumprindo na minha vida. Hoje, eu coloco esse demônio da ansiedade debaixo dos meus pés e saio dessa reunião para entrar na terra da minha promessa, em o nome de Jesus, amém e amém!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Uma Vida Que Vale a Pena

A língua inglesa usa uma frase – “to die for” – significando alguma coisa muito boa, fora do comum (em português diríamos que é algo pelo qual "vale a pena morrer" - nota da tradutora). Por exemplo, dizer “to die for”  a carne de um restaurante, significa que ela é tão boa que "vale a pena morrer por ela".

Você já experimentou alguma coisa da qual poderia dizer que vale morrer por ela? Talvez uma comida, o destino de uma viagem ou uma experiência que tenha ultrapassado suas expectativas. 

E viver uma vida que vale a pena? Para alguns pode significar imersão em passatempos favoritos, como pescar, jogar golfe, ouvir música ou viajar. Outros podem pensar numa vida dedicada à busca de riquezas, sucesso e realização profissional. Cada uma delas pode oferecer nível grande de satisfação. Mas somente com elas, podemos acabar um dia nos perguntando como no refrão de uma antiga canção: “É só isso?”

Viver uma vida pela qual “vale a pena” é viver intencionalmente e com propósito, com inabalável senso de missão. Uma vida em que a pessoa claramente compreende quem é, porque está aqui e se sente impelida a cumprir esse propósito. Em última instância, uma vida que influencie positivamente e de forma transformadora muitas outras. Quando uma vida assim termina na Terra deixa para trás um legado duradouro. 

Ao longa da minha vida tive o privilégio de conhecer pessoas assim. Recentemente meu amigo de longa data, David Stoddard, fundador da Leaders Legacy, da qual fui vice-presidente nos últimos 12 anos, foi para o Lar, para estar junto com Deus. Dave foi uma dessas pessoas raras, maiores que a vida. 

Ele tinha diversos traços distintivos — um sempre presente sorriso, humildade genuína, grande bondade, generosidade, amor pelas pessoas, dedicação à família e profunda fé em Jesus Cristo. O versículo, “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”, em  Filipenses 1.21, descreve com exatidão a vida de Dave e sua inesperada partida aos 60 anos de idade. 

Quando o conheci, 30 anos atrás, ele era um ativo homem de vendas de uma empresa de suprimentos médicos, na rota para se tornar seu maior executivo. Era um grande trabalho, mas ele se sentiu vocacionado para fazer mais do que vender estetoscópios e equipamentos cirúrgicos.

Assim, ele se demitiu e assumiu um posto na equipe do CBMC. Supervisionou a produção de uma série de treinamento intitulada, “Living Proof” (Prova Viva). Mais tarde, seguindo sua visão de exercer um impacto por Cristo em empresas e corporações de qualquer porte, Dave iniciou a "Leaders Legacy". Nos 14 anos que presidiu a organização, milhares de vidas foram tocadas, graças à sua abordagem única de mentor, coach, desenvolvimento de liderança e formação de equipe. 

Trabalhamos juntos no livro, The Heart of Mentoring (A Essência do Mentoreado). Seu subtítulo descreve a missão que ele seguia: desenvolver pessoas em seu total potencial.  Isso compreendia não apenas treinamento profissional e coaching pessoal, mas também ajudar as pessoas a descobrir como relacionar verdades espirituais a todos os aspectos de suas vidas. No funeral de Dave, dezenas de pessoas falaram sobre o impacto transformador que ele teve em suas vidas. Ele teria sido rápido em ressaltar que havia sido Deus, e não ele, que operara a mudança. 

A chave para Dave, nos negócios e em investir na vida de outras pessoas, era a total confiança e dependência de Deus. Ele compreendeu que "sem Cristo nada podemos fazer" (João 15:5), mas que podemos "todas as coisas em Cristo que nos fortalece" (Filipenses 4.13). 

Você está vivendo uma vida assim, pela qual vale a pena morrer? 

Próxima semana tem mais!

Por Robert Tamasy


segunda-feira, 14 de abril de 2014

CONQUISTAR A VITÓRIA SOBRE O MEDO

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” - I Jo 4.18

Estamos vivendo um momento na sociedade em que a grande assolação é o medo. Milhões de pessoas estão debaixo do domínio de um demônio que nem mesmo a medicina tem condições de esclarecer. Do nada, a pessoa passa a ser refém do medo, a pessoa é roubada e grandes potenciais se esvaziam. João nos fala que o medo produz tormento e o tormento vem de Satanás e de seus demônios. Quando nós entendemos que a origem da vitória sobre o medo é o amor, então temos condição de caminhar em autoridade, pois o nosso Deus nos amou e já nos deu essa conquista. Calebe precisou conquistar essa vitória sobre o medo, para que pudesse ocupar Hebrom. O monte era ocupado por gigantes, inimigos de dar medo. Mas Calebe estava preparado para enfrentar esses gigantes. E de igual modo precisamos também estar. Muitas dizemos que estamos preparados para encarar os gigantes, mas quando eles aparecem, trememos de medo e batemos em retirada. Hoje vamos conquistar essa vitória e esse gigante do medo vai cair por terra!

PARA CONQUISTAR A VITÓRIA SOBRE O MEDO, EU PRECISO:

1) EXERCER A MINHA AUTORIDADE DIANTE DOS DESAFIOS – II Cr 20.3 – Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.” – O medo age emocionalmente para nos dominar e roubar as nossas perspectivas de vitória. Exercer a minha autoridade é não me deixar dominar pelo medo. Josafá teve medo, mas buscou ao Senhor e o Senhor lhe garantiu a vitória – II Cr 20.15-17e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel.  Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.” Exerça a tua autoridade diante dos desafios, pois Deus é contigo! Declare com fé: “Todo medo que me dominava, diante dos desafios, todo medo que me assolava, diante das coisas que ainda não aconteceram e toda derrota programada na minha mente, eu quebro, em nome de Jesus. Faço cair por terra e estou livre, pois a minha vitória está no amor de Jesus Cristo por mim!

2) VENCER O PENSAMENTO DE DERROTA – Somos assolados por uma insegurança, que se potencializa nas nossas vidas, desde crianças. Somos ensinados debaixo de um espírito de medo, do tipo “você precisa ser aprovado!” Então carregamos esse estigma para nossa vida profissional e por causa do medo de dar errado, por causa do pensamento de derrota, deixamos de realizar. Ex 3.10-12“Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.  Ex 4.13 – “Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim.” Deus chama um homem para ele ser o grande libertador de Israel, e ele se esquiva, por conta do pensamento de derrota que ocupava a sua mente. Era necessário que Moisés vencesse o pensamento de derrota, e consequentemente o medo de enfrentar a Faraó. As tuas lutas são proporcionais ao tamanho da tua vitória. Declare com fé: “Hoje, eu quebro todo o medo de executar tarefas! Vou realizar e o Senhor me dará bom êxito!”

3) PARAR DE QUERER AGRADAR A TODO MUNDO – Vença o medo de decepcionar pessoas. Há uma malignidade profissional de acharmos que precisamos da aprovação das pessoas. Faça com liberdade, pois Deus é contigo! Ainda que não der certo, você não vai desistir. Vença esse medo de ser criticado, pois quem quer crescer não pode ter medo de críticas. Deixem que falem o que quiserem! Enquanto os outros falam, você realiza e cresce! Jesus foi criticado, perseguido, dia e noite, mas ele nunca perdeu tempo respondendo criticas. Eles sempre caminho sem medo de errar, porque Ele sabia aonde queria chegar. Gl 1.10Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.” O que importa é agradar a Deus.

4) ENFRENTAR O DESCONHECIDO Mt 14.26 – E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.” Os discípulos foram tomados de medo, pois como pescadores experientes nunca tinha visto um homem andando sobre as águas. Aquilo para eles era desconhecido. E quando Pedro, começa a andar sobre as águas, e se dá conta disso (aquilo para ele era desconhecido), Pedro começa a afundar. Não tenha medo do desconhecido, vença seus medos interiores. O medo nos faz enxergar o mal (os discípulos não enxergavam Jesus, mas sim o que eles imaginavam – um fantasma). Hoje você vai sair desse barco de medo, e enfrentar o desconhecido. Você vai andar sobre as águas! Jesus te fala, no meio da tua tempestade: Sou eu! Não tenha medo das mudanças, do novo! Vença o achatamento do medo, pois Deus quer mudar a tua história. Declare: “Hoje eu quebro todos os meus medos interiores de mudanças e saio daqui para enfrentar o novo, saio daqui para vencer a acomodação, para lutar e ter sucesso, em nome de Jesus!”

E QUANDO EU CONQUISTO A VITÓRIA SOBRE O MEDO, EU VIVO AS BÊNÇÃOS DO SALMO 27.1-5 – O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.”:

1) O SENHOR TE PROTEGERÁ E SERÁ A TUA FORTALEZA;

2) VOCÊ VERÁ TEUS CONCORRENTES CAIREM DIANTE DE VOCÊ;

3) EM MEIO A GUERRA DO MERCADO, DO DIA-A-DIA, VOCÊ NÃO TEMERÁ;

4) TODOS OS TEUS DIAS SERÃO NA PRESENÇA DO SENHOR;

5) NA TUA ADVERSIDADE, ELE TE GUARDARÁ E FIRMARÁ OS TEUS PÉS!

DECLARE COM FÉ:

“Espírito Santo de Deus, eu conquisto hoje a minha vitória sobre o medo. Como Calebe, eu me renovo em Ti, Senhor Jesus, e sou liberto. Em Teu nome Santo, eu me determino a não ser mais um. Não serei aquele que foge, mas aquele que enfrenta as batalhas, pois o Senhor está comigo. Saio daqui hoje em vitória, para viver conquistas e mudar situações. Eu clamo agora, pela tua libertação e declaro: essa semana será diferente. Toda inibição do inferno, toda timidez, já caíram por terra agora. Eu expulso do meu caminho esse gigante do medo. Recebo o bálsamo curador e libertador. O Senhor hoje abre a minha visão e enche as minhas mãos com coisas grandes! Eu oro a palavra de Romanos 12 e renovo a minha mente. Não terei aliança com esse mundo, mas venço toda assolação que me fazia enxergar derrotas. A minha mente é transformada, eu tenho a mente de vencedor pois o Senhor já me deu a vitoria, em nome de Jesus, amém e amém.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Investindo na Vida de Outro

Dois executivos discutiam o alto custo para treinar e desenvolver pessoas. O Diretor Financeiro perguntou ao CEO: “Que acontece quando investimos em pessoas e elas vão embora?”  O CEO olhou para o CFO, fez uma pausa e respondeu: “O que acontece quando não investimos nas pessoas e elas ficam?”

Em muitas empresas alguns são como madeira morta: são responsáveis, se esforçam, recebem seu salário, mas não crescem nem se tornam importantes para a missão e os objetivos da organização. Podem existir outros fatores envolvidos, mas geralmente falhamos ao deixar de investir nelas.  

Vemos anúncios e comerciais sobre investimentos para incrementar ativos ou poupar para o futuro, especialmente para os que se aproximam da aposentadoria. Mas não existe investimento maior do que compartilhar tempo, energia e experiência com outra pessoa, não importando se o resultado será um sucesso. É melhor investir e perder algunas, do que não investir e ficar sobrecarregado com gente operando abaixo de seu potencial.

A verdadeira marca do líder não é o que ocorre enquanto ele exerce o controle, mas o que acontece depois que ele vai embora: o trabalho prossegue e progride ou fica estagnado e morre? Líder dedicado que investe e desenvolve pessoas, deixará um legado duradouro, quer elas permaneçam ou vão embora. 

Por outro lado, líderes deficientes deixam empreendimentos instáveis ou em fragmentos quando saem de cena, qual castelo de cartas. Seu legado, geralmente por egocentrismo, orgulho e falta de vontade de investir em outros, é o fracasso e a futilidade.  

Durante Seu tempo na Terra, Jesus Cristo investiu num punhado de discípulos, nenhum deles podendo ser chamado de “provável sucesso”. Contudo, ao partir, Ele lhes confiou Sua missão, que continua sendo abraçada por incontáveis milhões ainda hoje. 

Sua instrução foi simples:“Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam Meus seguidores... Ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês” (Mateus 28.19-20). E Paulo, beneficiário do investimento feito na vida dele por Barnabé, instruiu ao jovem Timóteo:“Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os a homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros” (2Timóteo 2.2).

Talvez alguém tenha investido em você. Quer lideremos uma grande empresa, ou tenhamos nosso próprio negócio, como gerentes ou empregado, cada um de nós tem significativa e exclusiva esfera de influência.

Em quem você está investindo hoje? E se você não está investindo em alguém, quem irá fazer isso?

Próxima semana tem mais!

Por Robert Tamasy

terça-feira, 8 de abril de 2014

Armadilhas do Sucesso Instantâneo

Nestes dias em que melancolia e desgraça parecem atrair atenções, e notícias negativas recebem enorme cobertura, nosso foco é frequentemente direcionado para o medo de fracassar. Mas, e o que acontece quando alcançamos sucesso ― muito sucesso?

Com a natureza “viral” da Internet, onde uma ideia pode ter instantaneamente abrangência global ― intensificada por estar 24 horas por dia, sete dias por semana disponível a todos — muitas pessoas têm se tornado ricas ou famosas num curto período de tempo. Há poucos anos um homem produziu um vídeo que capturou a atenção do mundo, alcançando 100 milhões de pessoas numa única semana. Você gostaria de experimentar este tipo de sucesso? 

No caso desse indivíduo, ele descobriu que o sucesso inimaginável pode ser grandemente superavaliado. Sua tentativa sem restrições para alcançar e alavancar esse sucesso instantâneo levou a extrema exaustão e queda pública, resultando em prejuízo da causa que estava promovendo. 

Podemos pensar em outros exemplos de pessoas bem-sucedidas que fracassaram. Nomes do show-business que se tornaram grandes personagens da noite para dia, mas deixaram que o sucesso lhes subisse à cabeça e, com a mesma rapidez, foram esquecidos; executivos que tomaram atalhos éticos para perpetuar o sucesso; atletas renomados cujas carreiras foram como estrelas cadentes, visíveis num minuto e desaparecendo no outro. 

Muitos de nós, com trabalho duro e determinação, vamos experimentar períodos na vida quando sucesso, oportunidades empolgantes e mesmo a riqueza tentarão nos empurrar para além dos nossos limites. Temendo ver a oportunidade de toda uma vida escorregar e não voltar mais, somos pressionados a ir além de nossa capacidade física e mental. Podemos terminar como esse tal empreendedor da Internet, exausto e humilhado publicamente, ou causar danos irreparáveis a relacionamentos importantes no trabalho e também em nossos lares.

Se o sucesso alcançar você inesperadamente, vá devagar. Conter-se lhe proporcionará obter resultado melhor e mais duradouro. A Bíblia nos oferece sabedoria que devemos levar em consideração: 

Pratique autocontrole. No calor do momento, quando sucesso parece ser uma bola de neve rolando morro abaixo, ganhando velocidade e tamanho, nos inclinamos a nos mover no mesmo passo. Essa força em movimento pode nos envenenar. Provérbios 23.4 nos ensina: “Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso!”

Prepare-se para o futuro. Ao experimentar sucesso é fácil presumir que ele vai durar para sempre. Mas a tendência mais “quente” de hoje torna-se ultrapassada amanhã. Uma abordagem melhor é usar sucesso como trampolim para prosperidade em longo prazo. Considere questões como: O quão rápido devemos crescer? Podemos acompanhar a demanda, caso ela persista? Jesus disse: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completa-la?” (Lucas 14.28). 

Previna-se contra o ego inflado. Sucesso pode levar a autoavaliação exagerada. Esta é uma armadilha perigosa que pode ser evitada somente quando nos preparamos de antemão. Paulo adverte: “Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida de fé que Deus lhe concedeu” (Romanos 12.3).

Próxima semana tem mais!

Por Rick Boxx


segunda-feira, 7 de abril de 2014

CONQUISTAR A VITÓRIA SOBRE A RETENÇÃO

“Disse o SENHOR a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles. Enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo o mandado do SENHOR; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel. São estes os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué. Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi ao Neguebe e penetrai nas montanhas. Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se poucos ou muitos. E qual é a terra em que habita, se boa ou má; e que tais são as cidades em que habita, se em arraiais, se em fortalezas. Também qual é a terra, se fértil ou estéril, se nela há matas ou não. Tende ânimo e trazei do fruto da terra. Eram aqueles dias os dias das primícias das uvas. Assim, subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim até Reobe, à entrada de Hamate. E subiram pelo Neguebe e vieram até Hebrom; estavam ali Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Anaque (Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã, no Egito). Depois, vieram até ao vale de Escol e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens numa vara, como também romãs e figos. Esse lugar se chamou o vale de Escol, por causa do cacho que ali cortaram os filhos de Israel. Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.” Nm 13.1-3 e 17-33

Deus manda Moisés levantar os melhores homens, os príncipes, para que eles fossem espiar a terra e trouxessem um relatório sobre a terra prometida. Deus já prometera a terra, e agora, ele queria envolver o povo nesse processo motivacional, através daqueles príncipes. Entretanto, 10 desses 12 príncipes, foram vitimas do gigante da retenção. Deus tem uma terra prometida para nós, e Ele tem já tinha preparado o melhor para aquele povo, mas eles foram vitimas da manipulação desse gigante da retenção. Hoje Deus nos dará vitória e o teu relatório será o de Calebe e o de Josué – a terra pode até ter gigantes, mas Aquele que prometeu é fiel para cumprir.

O GIGANTE DA RETENÇÃO TENTA ROUBAR A NOSSA PROMESSA ATRAVÉS DA:

1) PARALISAÇÃONm 13.28 “O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque.” - É um sentimento espiritual que nasce no coração daquele que não tem convicção daquilo que Deus quer fazer. Não importa quão preparada é a pessoa, se ela se deixa intimidar por esse sentimento, ela é roubada;

2) LIMITAÇÃO – II Co 6.12 – “Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos.” – Por conta dos sentimentos que esse gigante da retenção gera, acabamos por impor limites às nossas realizações, limites esses que nos escravizam. Você pode ir muito mais longe do que você imagina, pois Deus não colocou limites na tua vida. Jesus, quando esteve na terra nunca impôs qualquer limite para o milagre – ex. Pedro andando sobre as águas, a cura do leproso, etc.

3) FRUSTRAÇÃO – Pv 24.14 – “Então, sabe que assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança.”Não existe nada pior do que a frustração, um sentimento que o Inimigo mascara no nosso coração. O Inferno quer maximizar os teus fracassos para que através da frustração, ele venha a impedir o teu sucesso.

DECLARE COM FÉ: “Hoje eu venço, toda ação desse gigante da retenção. Venço a paralisia, venço tudo aquilo que me limitava e me limpo de toda frustração do meu passado. Eu sou como Josué e Calebe! Tenho convicção da minha promessa e sei que o meu Deus já me deu a vitória!”

10 ESPIAS INCRÉDULOS – 10 MARCAS DE RETENÇÃO QUE VOCÊ VENCERÁ NESSA NOITE:

1) INSEGURANÇA – Eles não confiaram naquilo que Deus prometera. – Deus disse para os espias: “Olhem a terra que Eu vou lhes dar”. Deus já tinha prometido que daria! Tenha segurança naquilo que Deus prometeu! - Sl 125.1“Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.”

2) MEDO – Uma coisa é o medo natural, que nos dá até bom senso. Outra coisa é o medo espiritual, que aflige a pessoa, se deixando dominar pelo medo. Em caso de medo, busque ao Senhor! II Cr 20.3“Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.”

3) INTIMIDAÇÃO – Páre de achar que sempre tem alguém melhor do que você – Hb 3.17-18“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.”

4) IMPOTÊNCIA – Você é um potencial criado à imagem e semelhança de Deus! Ele te fará viver a tua promessa - Nm 14.8 – “Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.”

5) INFERIORIDADE – Se posicione de acordo com aquilo que Deus reservou para você! Ocupe o teu espaço, pois você não é um gafanhoto! – Dt 28.13 – “O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.”

6) INCREDULIDADE – Creia que Deus já te abençoou! Ef 1.3 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,”

7) INDISPOSIÇÃO – A sua disposição precisa ser espiritual. Vença toda fraqueza, toda sonolência, toda falta de realização. Atenda o chamado do Senhor! - Js 1.2 – “Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.”

8) COMODISMO – Vença a acomodação com o pouco. Deseje mais, pois Deus tem muito mais para você. Se prepare para fazer o que Deus quer que você faça – Gn 12.1“Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;”

9) DESPREPARO – Se prepare para viver o melhor de Deus na sua vida. Tenha azeite na tua lâmpada, para aproveitar as oportunidades – Mt 25.3-4“As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.“

10)DEPRESSÃO – Os espias assimilaram uma depressão pelo conjunto de informações negativas que eles enxergaram. Vença esse sentimento e enxergue aquilo que Deus enxerga! – Nm 13.30 - “Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.”

AS CINCO BENÇÃOS APOSTÓLICAS DAQUELE QUE VENCE O GIGANTE DA RETENÇÃO:

1) SUCESSO;

2) ENTRAR NA TERRA DA PROMESSA;

3) VITÓRIA CONTRA A CONCORRENCIA – GIGANTES QUE OCUPAVAM A TERRA;

4) FAMÍLIA ABENÇOADA; e

5) TER UM NOVO RELATÓRIO. UM RELATÓRIO DE VITÓRIA.

DECLARE COM FÉ:

“Espírito Santo de Deus, eu recebo hoje essa unção de vitória, e venço esse gigante, venço essas marcas da retenção. Assim, como o Senhor foi com Calebe, o Senhor é comigo. A minha alma é liberta da paralisia, de todo conformismo e eu declaro: Não há nada que possa impedir ou reter aquilo que o Senhor já preparou para mim. Eu vivo hoje, Isaías 45 – o Senhor irá adiante de mim, endireitando os caminhos tortuosos, quebrando as portas de ferro e despedaçando os ferrolhos de bronze. Eu declaro, estou debaixo dessa palavra e a partir de hoje, nada poderá me reter. Entro na terra da minha promessa, independente das dificuldades e dos gigantes. Saio daqui nessa noite pleno desse poder. Aqueles que viram a minha luta, verão a minha vitória, pois a benção e a unção do Senhor, já me alcançaram! Eu tenho a unção de Calebe, tenho a vitória sobre o gigante da retenção! A minha vida, a minha benção estão liberadas, em nome de Jesus, amém!”

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Usando Nossos Dons e Habilidades

Qual é o seu ponto forte no mercado de trabalho? Em outras palavras, como você descreveria a mistura de talentos, habilidades e experiência que possui e coloca a serviço da empresa ou organização serve?

Ás vezes nos referimos a eles como “dons” e comentamos que alguém é especialmente “dotado” em áreas como liderança, administração, marketing, finanças, investimentos, formação de equipes, comunicação e outras necessárias para o sucesso no trabalho. 

Geralmente vemos essas características em termos do sucesso na conquista de um bom salário, de uma promoção, de reconhecimento profissional ou outros objetivos pessoais. Mas você já pensou que talvez seus "dons" não sejam primariamente destinados ao seu próprio benefício, mas sim de outras pessoas? 

Como escritor e editor, aprecio minha destreza em trabalhar com palavras para comunicar ideias, conceitos e princípios que descobri serem importantes e significativos. Ganho uma medida de prazer e satisfação com o trabalho que faço. Mas em última instância, se o que tenho para comunicar através da palavra escrita não for compartilhado com outras pessoas, ou elas não encontrarem valor nas minhas palavras, estarei desperdiçando meu tempo. 

Anos atrás ouvi um homem recitar um poema que fez muito sentido para mim: “Um sino não é um sino se não for tocado; uma canção não é canção se não for entoada; o amor não chega ao coração para ali permanecer, porque amor não é amor se não for dado”. De modo semelhante poderíamos dizer que o dom que possuímos não é verdadeiramente dom até que seja usado em benefício de outro. Podemos obter resultados no uso de nossos dons, mas nós os possuímos para servir aos outros. 

Na Bíblia encontramos uma explanação sobre “dons espirituais”, enfatizando que cada um é concedido “para o bem de todos” (1Coríntios 12.7). Ao comparar os dons com partes do corpo humano, ela observa que não foram projetados para funcionarem independentemente, mas em harmonia com os demais órgãos: “Se o corpo todo fosse olho, como poderíamos ouvir? E, se o corpo todo fosse ouvido, como poderíamos cheirar? Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis... De fato, existem muitas partes, mas um só corpo” (1Coríntios 12.17, 20). 

Somos por vezes tentados a assumir um orgulho especial por nossos talentos e habilidades. Porem, não podemos jamais esquecer que nosso sucesso depende do apoio de outras pessoas com capacitações diferentes. Somos instados a apreciar as contribuições dos outros, assim como esperamos que façam o mesmo para conosco.

“Foi assim que Deus fez o corpo... Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras” (1Coríntios 12.24-25).

Próxima semana tem mais!

Por Robert Tamasy