quarta-feira, 23 de abril de 2014

CONQUISTAR A VITÓRIA SOBRE A ANSIEDADE

“Porém vós não quisestes subir, mas fostes rebeldes à ordem do SENHOR, vosso Deus. Murmurastes nas vossas tendas e dissestes: Tem o SENHOR contra nós ódio; por isso, nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus e destruir-nos.  Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto do que nós é este povo; as cidades são grandes e fortificadas até aos céus. Também vimos ali os filhos dos anaquins. Então, eu vos disse: não vos espanteis, nem os temais. O SENHOR, vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, segundo tudo o que fez conosco, diante de vossos olhos, no Egito, como também no deserto, onde vistes que o SENHOR, vosso Deus, nele vos levou, como um homem leva a seu filho, por todo o caminho pelo qual andastes, até chegardes a este lugar. Mas nem por isso crestes no SENHOR, vosso Deus, que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos procurar o lugar onde deveríeis acampar; de noite, no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e, de dia, na nuvem. Tendo, pois, ouvido o SENHOR as vossas palavras, indignou-se e jurou, dizendo: Certamente, nenhum dos homens desta maligna geração verá a boa terra que jurei dar a vossos pais, salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos, porquanto perseverou em seguir ao SENHOR. Também contra mim se indignou o SENHOR por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás. Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará; anima-o, porque ele fará que Israel a receba por herança. E vossos meninos, de quem dissestes: Por presa serão; e vossos filhos, que, hoje, nem sabem distinguir entre bem e mal, esses ali entrarão, e a eles darei a terra, e eles a possuirão.” - TEXTO BASE: Dt 1.26-39

Deus tinha uma caminhada de vitória para Seu povo, mas a ansiedade os privou de chegarem na terra prometida. Por conta dessa ansiedade, ainda no deserto, aquele povo sofreu muito. A ansiedade é definida como “ânsia ou nervosismo, que antecede momentos de perigo, real ou imaginário.” A ansiedade é uma condição espiritual que rouba a nossa paz, impedindo-nos de termos uma boa jornada. É a ansiedade que cria sentimentos dentro do homem que o impedem de chegar aonde Deus deseja. É importante entendermos que não importa o caminho, mas sim a vontade de Deus.

DENUNCIANDO AS MALIGNIDADES DA ANSIEDADE. A ANSIEDADE GERA:

1) PRECIPITAÇÃO – impossibilita as nossas oportunidades e por causa da precipitação, o profissional perde coisas grandes que Deus preparou para ele;

2) INSEGURANÇA – o inseguro é fragilizado por tudo, se tornando vulnerável. A nossa segurança vem do nosso apego ao Senhor.

3) DEDUÇÃO DESTRUTIVA – é um sentimento que estabelece o ambiente espiritual que o Inimigo deseja. O inferno não pode tocar na tua jornada se você não permitir. A dedução destrutiva habilita Satanás a tocar no que é teu.

A ANSIEDADE TENTA NOS DESORGANIZAR. TRÊS DESORGANIZAÇÕES GERADAS PELA ANSIEDADE:

1) DESORGANIZAÇÃO MENTAL LÓ - Gn 13.10“Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar.” - Por conta da sua ansiedade, Ló, desorganizado mentalmente, resolve escolher romper com Abraão e faz uma opção desastrada. O Diabo somente rouba um homem desorganizado. Seja organizado mentalmente e estabeleça que Deus é Deus e ande na direção que Ele te determinar.

2) DESORGANIZAÇÃO EMOCIONAL – ESAÚ – Gn 25.32 – Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?” Quem está desestruturado emocionalmente, se vende e abre mão do direito da sua benção. Saiba que o Deus que começou a obra na tua vida, é fiel para completá-la.

3) DESORGANIZAÇÃO ESPIRITUAL – SANSÃO – Jz 16.17 – Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem.” A ansiedade desorganiza o homem espiritualmente e o leva a abrir mão dos seus maiores valores, os espirituais, da sua aliança com Deus.

TRÊS DIREÇÕES DE DEUS PARA VOCÊ VENCER A ANSIEDADE:

1) OCUPE A TUA MENTE COM COISAS BOAS Fp 4.8“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” – Pense aquilo que Deus pensa, a partir de agora;

2) DOMINE AS TUAS EMOÇÕES – Sl 30.5 – “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.” - Seja dominado pelo Espírito Santo de Deus. Amanhã, o Senhor enxugará as tuas lagrimas.

3) PROFETIZE PELA FÉ A TUA VITÓRIA – Fp 4.12-13 – “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” Você não depende de nada! Você depende apenas do poder de Deus que opera na tua vida.

TRÊS BÊNÇÃOS DAQUELE QUE CONQUISTA A VITÓRIA SOBRE A ANSIEDADE:

1) VOCÊ NÃO MORRERÁ NESSE DESERTO;

2) DEUS TE SUPRIRÁ EM TODAS AS TUAS NECESSIDADES;

3) NENHUMA DAS BOAS PROMESSAS DO SENHOR DEIXARÁ DE SE CUMPRIR NA TUA VIDA!

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, meu Deus! Essa palavra está no meu espírito! Hoje, eu me limpo de toda ansiedade, de todo sentimento mentiroso que o Inferno queria colocar na minha vida! Eu tenho vitória contra a ansiedade e declaro: O poder de Deus me sustentará em todo o tempo. Não temerei o amanhã, pois eu sei que Deus está comigo. Todo demônio que queria agir na minha mente, para trazer precipitação, insegurança, ou dedução destrutiva, eu rejeito agora, em nome de Jesus. Eu tenho a mente de Cristo! A minha mente somente será ocupada com coisas boas! Tenho domínio sobre as minhas emoções e pela fé, eu declaro e profetizo a minha vitória! Não morrerei nesse deserto, mas serei suprido em todas as minhas necessidades. Comerei das novidades da terra e verei todas as promessas do Senhor se cumprindo na minha vida. Hoje, eu coloco esse demônio da ansiedade debaixo dos meus pés e saio dessa reunião para entrar na terra da minha promessa, em o nome de Jesus, amém e amém!

Nenhum comentário: