segunda-feira, 14 de abril de 2014

CONQUISTAR A VITÓRIA SOBRE O MEDO

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” - I Jo 4.18

Estamos vivendo um momento na sociedade em que a grande assolação é o medo. Milhões de pessoas estão debaixo do domínio de um demônio que nem mesmo a medicina tem condições de esclarecer. Do nada, a pessoa passa a ser refém do medo, a pessoa é roubada e grandes potenciais se esvaziam. João nos fala que o medo produz tormento e o tormento vem de Satanás e de seus demônios. Quando nós entendemos que a origem da vitória sobre o medo é o amor, então temos condição de caminhar em autoridade, pois o nosso Deus nos amou e já nos deu essa conquista. Calebe precisou conquistar essa vitória sobre o medo, para que pudesse ocupar Hebrom. O monte era ocupado por gigantes, inimigos de dar medo. Mas Calebe estava preparado para enfrentar esses gigantes. E de igual modo precisamos também estar. Muitas dizemos que estamos preparados para encarar os gigantes, mas quando eles aparecem, trememos de medo e batemos em retirada. Hoje vamos conquistar essa vitória e esse gigante do medo vai cair por terra!

PARA CONQUISTAR A VITÓRIA SOBRE O MEDO, EU PRECISO:

1) EXERCER A MINHA AUTORIDADE DIANTE DOS DESAFIOS – II Cr 20.3 – Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.” – O medo age emocionalmente para nos dominar e roubar as nossas perspectivas de vitória. Exercer a minha autoridade é não me deixar dominar pelo medo. Josafá teve medo, mas buscou ao Senhor e o Senhor lhe garantiu a vitória – II Cr 20.15-17e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel.  Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.” Exerça a tua autoridade diante dos desafios, pois Deus é contigo! Declare com fé: “Todo medo que me dominava, diante dos desafios, todo medo que me assolava, diante das coisas que ainda não aconteceram e toda derrota programada na minha mente, eu quebro, em nome de Jesus. Faço cair por terra e estou livre, pois a minha vitória está no amor de Jesus Cristo por mim!

2) VENCER O PENSAMENTO DE DERROTA – Somos assolados por uma insegurança, que se potencializa nas nossas vidas, desde crianças. Somos ensinados debaixo de um espírito de medo, do tipo “você precisa ser aprovado!” Então carregamos esse estigma para nossa vida profissional e por causa do medo de dar errado, por causa do pensamento de derrota, deixamos de realizar. Ex 3.10-12“Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.  Ex 4.13 – “Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim.” Deus chama um homem para ele ser o grande libertador de Israel, e ele se esquiva, por conta do pensamento de derrota que ocupava a sua mente. Era necessário que Moisés vencesse o pensamento de derrota, e consequentemente o medo de enfrentar a Faraó. As tuas lutas são proporcionais ao tamanho da tua vitória. Declare com fé: “Hoje, eu quebro todo o medo de executar tarefas! Vou realizar e o Senhor me dará bom êxito!”

3) PARAR DE QUERER AGRADAR A TODO MUNDO – Vença o medo de decepcionar pessoas. Há uma malignidade profissional de acharmos que precisamos da aprovação das pessoas. Faça com liberdade, pois Deus é contigo! Ainda que não der certo, você não vai desistir. Vença esse medo de ser criticado, pois quem quer crescer não pode ter medo de críticas. Deixem que falem o que quiserem! Enquanto os outros falam, você realiza e cresce! Jesus foi criticado, perseguido, dia e noite, mas ele nunca perdeu tempo respondendo criticas. Eles sempre caminho sem medo de errar, porque Ele sabia aonde queria chegar. Gl 1.10Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.” O que importa é agradar a Deus.

4) ENFRENTAR O DESCONHECIDO Mt 14.26 – E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.” Os discípulos foram tomados de medo, pois como pescadores experientes nunca tinha visto um homem andando sobre as águas. Aquilo para eles era desconhecido. E quando Pedro, começa a andar sobre as águas, e se dá conta disso (aquilo para ele era desconhecido), Pedro começa a afundar. Não tenha medo do desconhecido, vença seus medos interiores. O medo nos faz enxergar o mal (os discípulos não enxergavam Jesus, mas sim o que eles imaginavam – um fantasma). Hoje você vai sair desse barco de medo, e enfrentar o desconhecido. Você vai andar sobre as águas! Jesus te fala, no meio da tua tempestade: Sou eu! Não tenha medo das mudanças, do novo! Vença o achatamento do medo, pois Deus quer mudar a tua história. Declare: “Hoje eu quebro todos os meus medos interiores de mudanças e saio daqui para enfrentar o novo, saio daqui para vencer a acomodação, para lutar e ter sucesso, em nome de Jesus!”

E QUANDO EU CONQUISTO A VITÓRIA SOBRE O MEDO, EU VIVO AS BÊNÇÃOS DO SALMO 27.1-5 – O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.”:

1) O SENHOR TE PROTEGERÁ E SERÁ A TUA FORTALEZA;

2) VOCÊ VERÁ TEUS CONCORRENTES CAIREM DIANTE DE VOCÊ;

3) EM MEIO A GUERRA DO MERCADO, DO DIA-A-DIA, VOCÊ NÃO TEMERÁ;

4) TODOS OS TEUS DIAS SERÃO NA PRESENÇA DO SENHOR;

5) NA TUA ADVERSIDADE, ELE TE GUARDARÁ E FIRMARÁ OS TEUS PÉS!

DECLARE COM FÉ:

“Espírito Santo de Deus, eu conquisto hoje a minha vitória sobre o medo. Como Calebe, eu me renovo em Ti, Senhor Jesus, e sou liberto. Em Teu nome Santo, eu me determino a não ser mais um. Não serei aquele que foge, mas aquele que enfrenta as batalhas, pois o Senhor está comigo. Saio daqui hoje em vitória, para viver conquistas e mudar situações. Eu clamo agora, pela tua libertação e declaro: essa semana será diferente. Toda inibição do inferno, toda timidez, já caíram por terra agora. Eu expulso do meu caminho esse gigante do medo. Recebo o bálsamo curador e libertador. O Senhor hoje abre a minha visão e enche as minhas mãos com coisas grandes! Eu oro a palavra de Romanos 12 e renovo a minha mente. Não terei aliança com esse mundo, mas venço toda assolação que me fazia enxergar derrotas. A minha mente é transformada, eu tenho a mente de vencedor pois o Senhor já me deu a vitoria, em nome de Jesus, amém e amém.

Nenhum comentário: