segunda-feira, 7 de abril de 2014

CONQUISTAR A VITÓRIA SOBRE A RETENÇÃO

“Disse o SENHOR a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles. Enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo o mandado do SENHOR; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel. São estes os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué. Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi ao Neguebe e penetrai nas montanhas. Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se poucos ou muitos. E qual é a terra em que habita, se boa ou má; e que tais são as cidades em que habita, se em arraiais, se em fortalezas. Também qual é a terra, se fértil ou estéril, se nela há matas ou não. Tende ânimo e trazei do fruto da terra. Eram aqueles dias os dias das primícias das uvas. Assim, subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim até Reobe, à entrada de Hamate. E subiram pelo Neguebe e vieram até Hebrom; estavam ali Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Anaque (Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã, no Egito). Depois, vieram até ao vale de Escol e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens numa vara, como também romãs e figos. Esse lugar se chamou o vale de Escol, por causa do cacho que ali cortaram os filhos de Israel. Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.” Nm 13.1-3 e 17-33

Deus manda Moisés levantar os melhores homens, os príncipes, para que eles fossem espiar a terra e trouxessem um relatório sobre a terra prometida. Deus já prometera a terra, e agora, ele queria envolver o povo nesse processo motivacional, através daqueles príncipes. Entretanto, 10 desses 12 príncipes, foram vitimas do gigante da retenção. Deus tem uma terra prometida para nós, e Ele tem já tinha preparado o melhor para aquele povo, mas eles foram vitimas da manipulação desse gigante da retenção. Hoje Deus nos dará vitória e o teu relatório será o de Calebe e o de Josué – a terra pode até ter gigantes, mas Aquele que prometeu é fiel para cumprir.

O GIGANTE DA RETENÇÃO TENTA ROUBAR A NOSSA PROMESSA ATRAVÉS DA:

1) PARALISAÇÃONm 13.28 “O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque.” - É um sentimento espiritual que nasce no coração daquele que não tem convicção daquilo que Deus quer fazer. Não importa quão preparada é a pessoa, se ela se deixa intimidar por esse sentimento, ela é roubada;

2) LIMITAÇÃO – II Co 6.12 – “Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos.” – Por conta dos sentimentos que esse gigante da retenção gera, acabamos por impor limites às nossas realizações, limites esses que nos escravizam. Você pode ir muito mais longe do que você imagina, pois Deus não colocou limites na tua vida. Jesus, quando esteve na terra nunca impôs qualquer limite para o milagre – ex. Pedro andando sobre as águas, a cura do leproso, etc.

3) FRUSTRAÇÃO – Pv 24.14 – “Então, sabe que assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança.”Não existe nada pior do que a frustração, um sentimento que o Inimigo mascara no nosso coração. O Inferno quer maximizar os teus fracassos para que através da frustração, ele venha a impedir o teu sucesso.

DECLARE COM FÉ: “Hoje eu venço, toda ação desse gigante da retenção. Venço a paralisia, venço tudo aquilo que me limitava e me limpo de toda frustração do meu passado. Eu sou como Josué e Calebe! Tenho convicção da minha promessa e sei que o meu Deus já me deu a vitória!”

10 ESPIAS INCRÉDULOS – 10 MARCAS DE RETENÇÃO QUE VOCÊ VENCERÁ NESSA NOITE:

1) INSEGURANÇA – Eles não confiaram naquilo que Deus prometera. – Deus disse para os espias: “Olhem a terra que Eu vou lhes dar”. Deus já tinha prometido que daria! Tenha segurança naquilo que Deus prometeu! - Sl 125.1“Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.”

2) MEDO – Uma coisa é o medo natural, que nos dá até bom senso. Outra coisa é o medo espiritual, que aflige a pessoa, se deixando dominar pelo medo. Em caso de medo, busque ao Senhor! II Cr 20.3“Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.”

3) INTIMIDAÇÃO – Páre de achar que sempre tem alguém melhor do que você – Hb 3.17-18“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.”

4) IMPOTÊNCIA – Você é um potencial criado à imagem e semelhança de Deus! Ele te fará viver a tua promessa - Nm 14.8 – “Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.”

5) INFERIORIDADE – Se posicione de acordo com aquilo que Deus reservou para você! Ocupe o teu espaço, pois você não é um gafanhoto! – Dt 28.13 – “O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.”

6) INCREDULIDADE – Creia que Deus já te abençoou! Ef 1.3 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,”

7) INDISPOSIÇÃO – A sua disposição precisa ser espiritual. Vença toda fraqueza, toda sonolência, toda falta de realização. Atenda o chamado do Senhor! - Js 1.2 – “Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.”

8) COMODISMO – Vença a acomodação com o pouco. Deseje mais, pois Deus tem muito mais para você. Se prepare para fazer o que Deus quer que você faça – Gn 12.1“Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;”

9) DESPREPARO – Se prepare para viver o melhor de Deus na sua vida. Tenha azeite na tua lâmpada, para aproveitar as oportunidades – Mt 25.3-4“As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.“

10)DEPRESSÃO – Os espias assimilaram uma depressão pelo conjunto de informações negativas que eles enxergaram. Vença esse sentimento e enxergue aquilo que Deus enxerga! – Nm 13.30 - “Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.”

AS CINCO BENÇÃOS APOSTÓLICAS DAQUELE QUE VENCE O GIGANTE DA RETENÇÃO:

1) SUCESSO;

2) ENTRAR NA TERRA DA PROMESSA;

3) VITÓRIA CONTRA A CONCORRENCIA – GIGANTES QUE OCUPAVAM A TERRA;

4) FAMÍLIA ABENÇOADA; e

5) TER UM NOVO RELATÓRIO. UM RELATÓRIO DE VITÓRIA.

DECLARE COM FÉ:

“Espírito Santo de Deus, eu recebo hoje essa unção de vitória, e venço esse gigante, venço essas marcas da retenção. Assim, como o Senhor foi com Calebe, o Senhor é comigo. A minha alma é liberta da paralisia, de todo conformismo e eu declaro: Não há nada que possa impedir ou reter aquilo que o Senhor já preparou para mim. Eu vivo hoje, Isaías 45 – o Senhor irá adiante de mim, endireitando os caminhos tortuosos, quebrando as portas de ferro e despedaçando os ferrolhos de bronze. Eu declaro, estou debaixo dessa palavra e a partir de hoje, nada poderá me reter. Entro na terra da minha promessa, independente das dificuldades e dos gigantes. Saio daqui nessa noite pleno desse poder. Aqueles que viram a minha luta, verão a minha vitória, pois a benção e a unção do Senhor, já me alcançaram! Eu tenho a unção de Calebe, tenho a vitória sobre o gigante da retenção! A minha vida, a minha benção estão liberadas, em nome de Jesus, amém!”

Nenhum comentário: