sábado, 20 de dezembro de 2014

A PEDRA ANGULAR, JESUS

Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.” - I Sm 17.40

Ef 2.20-22edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

Estamos chegando ao final dessa Campanha, na certeza de que os gigantes já caíram, pelo poder de Jesus Cristo que atua nas nossas vidas. Uma coisa é importante frisarmos: Porque Davi pegou cinco pedras para lutar contra o gigante? Será que ele teria cinco chances? O gigante ficaria esperando por outra pedrada, caso davi errasse a primeira? É lógico que não. As cinco pedras tem um significado espiritual – representam o mover apostólico, que chega até nós através de Jesus Cristo, a pedra angular. Nas construções antigas, a pedra angular era a pedra fundamental, a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. Servia para definir a colocação das outras pedras e alinhar toda a construção. A pedra angular é o elemento essencial que dá existência àquilo que se chama de fundamento da construção. Sl 118.22“A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular;” Note uma coisa – Jesus foi a pedra “rejeitada”, mas com Davi, as pedras foram “escolhidas”. Aquelas cinco pedras representavam o mover apostólico na vida de Davi, a presença de Cristo, para lhe dar vitória em cinco áreas na sua vida, no seu interior, capacitando-o a vencer Golias.

Ao chegarmos ao final dessa Campanha, teremos vitória plena contra gigante que agia no nosso interior, e assim, através do mover apostólico, veremos Golias cair por terra!

AS CINCO PEDRAS – O MOVER APOSTÓLICO QUE CHEGA ATÉ NÓS ATRAVÉS DE JESUS CRISTO, A PEDRA ANGULAR – NOS DÃO VITÓRIA CONTRA CINCO GIGANTES EM NOSSO INTERIOR:

1) O GIGANTE DO DESPREZO – I Sm 17.42“Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência.” – Davi foi alguém que enfrentou o desprezo em diversas situações na sua vida. Quando da visita de Samuel à sua casa, para ungi-lo Rei, seu pai, Jessé, o despreza. Seus irmãos o desprezam quando ele vai em obediência ao campo de batalha. O rei Saul o despreza, dizendo que ele não poderia lutar contra o filisteu. E nesse texto, o próprio Golias o despreza. Entretanto, Davi sabia que em Jesus (a pedra angular) ele era mais que vencedor. Vença todo o desprezo, pois você é importante para Deus! O teu nome está gravado nas palmas das mãos do Senhor. Is 49.16“Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim.”

2) O GIGANTE DAS MALDIÇÕES – I Sm 17.43“Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi.” – Maldições são palavras proferidas que encontram poder no mundo espiritual. Se Davi desse ouvidos às maldições de Golias, ele já seria um derrotado. Jesus (a pedra angular) se fez maldito para que nenhuma maldição tivesse mais peso sobre nós e pudéssemos viver a benção do Senhor. Gl 3.13“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),”

3) O GIGANTES DAS SENTENÇAS (MENTIRAS DO DIABO) – I Sm 17.44“Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas-feras do campo.” – Quantas pessoas que não são derrotadas simplesmente por conta de uma mentira do Diabo. De uma palavra, de um diagnóstico... Vejamos o que Golias disse a Davi – EU VOU TE MATAR! Davi sabia daquilo que era a verdade de Deus para ele! Jesus Cristo – a pedra angular – é nossa verdade que liberta – Jo 8.32 – “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!”

4) O GIGANTE DA INÉRCIA – I Sm 17.48“Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu.” – Davi não esperou o filisteu vir até ele, mas se apressou ao encontro do gigante. Quantas situações que se agigantam contra nós, simplesmente porque não nos posicionamos, porque nos acomodamos, ou até mesmo, entramos num piloto automático, numa atitude maquinal? O próprio Jesus – a pedra angular – mesmo diante da sua própria traição não se deixou dominar pela inércia – Jo 13.26 e 27Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tomou, pois, um pedaço de pão e, tendo-o molhado, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa.

5) O GIGANTE DO NÃO TER – I Sm 17.50“Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi.” - Quantas vezes que deixamos de fazer algo por não termos algum recurso? Saude, tempo, dinheiro? Davi não deixou de lutar contra o gigante porque ele não tinha espada... ele foi à luta com o que tinha nas mãos! Jesus – a pedra angular - jamais deixou de realizar algo por não ter, mas ele mesmo foi suprido e supriu a todos em suas necessidades – ex. o jumentinho, o local para a Ceia, a multiplicação dos pães e peixes, o peixe com a moeda na boca, etc. Nunca mais voce vai deixar de realizar por não ter. Voce tem a Jesus Cristo e isso te basta!

COM JESUS CRISTO A PEDRA ANGULAR, VIVEREMOS TRÊS PODEROSAS BÊNÇÃOS – I Sm 17.25 – e diziam uns aos outros: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel. A quem o matar, o rei o cumulará de grandes riquezas, e lhe dará por mulher a filha, e à casa de seu pai isentará de impostos em Israel.”

1) GRANDES RIQUEZAS – Haverá suprimento em todo o tempo;

2) CASAR COM A FILHA DO REI – Honra;

3) ISENÇÃO DE IMPOSTOS – Tratamento diferenciado.

Nenhum comentário: