quarta-feira, 25 de março de 2015

Qualidade Exige Cuidado Com Detalhes

Ao longo dos anos, entre as experiências mais agradáveis que tive estão as visitas ao famoso complexo de diversões da Disney World, em Orlando, Flórida. Estive lá em várias ocasiões e em cada uma foi uma festa para os sentidos. Na visita mais recente fiquei impressionado com uma característica em particular, que seu lendário fundador, Walt Disney, sempre enfatizou: atenção aos detalhes.

Sr. Disney era meticuloso, trabalhando com esmero para assegurar a qualidade de cada uma de suas produções, quer fosse uma animação, um filme com atores de carne e osso ou, mais tarde, seus parques temáticos. Bob Foster, um amigo, era proprietário de uma pousada rural em Colorado Springs, Colorado, que certa vez teve Walt Disney como hóspede. Admirando a beleza natural da criação de Deus em Lost Valley Ranch, Sr. Disney disse a Bob: “Estou comprometido com o trabalho da recriação.”

Walt Disney assumiu esse trabalho com seriedade, o que acontece em seus parques até hoje. Para onde quer que se olhe sempre há uma surpresa visual. Música alegre e empolgante acompanha o visitante por todo o parque. Há uma variedade de restaurantes para todos os gostos, atrações onde um toque curioso é bem-vindo e cheiros deliciosos enchendo o ar. Mesmo enquanto esperamos em fila para embarcar em uma das excitantes viagens, há vistas e sons que prendem nossa atenção. 

Como profissionais e homens de negócios deveríamos ter igual compromisso com detalhes, seja para asseguar a qualidade dos produtos e serviços, seja no atendimento das necessidades dos clientes, seja para honrar compromissos assumidos ou satisfazer obrigações financeiras, incluindo o pagamento de empregados e fornecedores na data combinada. Isso faz todo o sentido para os negócios. Assim replicamos uma característica de Deus que a Bíblia nos revela: Seu cuidado com os detalhes. Vejamos: 

Provisão para necessidades. Para assegurar qualidade nos negócios precisamos providenciar as ferramentas e os recursos que nossa equipe necessita para realizar o trabalho. “Criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Disse Deus: ‘Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês’” (Gênesis 1.27-29).

Alívio de preocupações. Colaboradores não podem desempenhar bem suas responsabilidades se estiverem sobrecarregados, ansiosos ou preocupados. Detalhe importante para uma organização de sucesso é assegurar que seus colaboradores se sintam confiantes no que fazem, porquê e como. “Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, Eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles” (Mateus 6.26-29).

Excelência nos mínimos detalhes. Uma das melhores maneiras de determinar se alguém é capaz de lidar com grandes responsabilidades é ver como ele lida com as pequenas responsabilidades, tanto na abordagem como na qualidade. Se ele administra assuntos de menor importância de modo inapropriado, como confiar-lhe grandes tarefas? “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito” (Lucas 16.10).

Por Robert Tamasy

Próxima semana tem mais!


Nenhum comentário: