segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

COMO TER VITÓRIA SOBRE A CONCORRENCIA

Então, lhe falou, segundo as mesmas palavras, e disse: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio ter comigo para insultar-me;  quando, porém, levantei a voz e gritei, ele, deixando as vestes ao meu lado, fugiu para fora. Tendo o senhor ouvido as palavras de sua mulher, como lhe tinha dito: Desta maneira me fez o teu servo; então, se lhe acendeu a ira. E o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisão. O SENHOR, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro; o qual confiou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere; e ele fazia tudo quanto se devia fazer ali. E nenhum cuidado tinha o carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, porquanto o SENHOR era com ele, e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava.” - Gn 39.17-23

Declare com fé: “A unção de Deus na minha vida vai me dar vitória sobre toda a concorrência!” José era um homem diferenciado de tudo e de todos por que a benção do Senhor estava sobre a vida dele. E nada pode mudar a vida daquele que é o abençoado do Senhor. Entretanto, mesmo José sendo abençoado, Deus lhe dera também maturidade, para que ele tivesse vitória. Paulo fala sobre essa maturidade. E essa maturidade é o processo no qual nós devemos nos abrir para que a prosperidade e o plano de sucesso de Deus aconteçam em nós. Essa é a grande dificuldade pela qual passamos. É muito mais fácil ser alienado, fazer apenas algumas coisas que gostamos e não pensar nas outras que ainda que sejam necessárias, nos incomodam. O imaturo tenta sufocar o que lhe faz mal e não se levanta para encarar os gigantes. O profissional de sucesso nãoé apenas aquele que tem a consciência de que a bençao de Deus está sobre a vida dele, mas também o que se posiciona para que o milagre aconteça. Passividade é uma falta muito grave na vida do profissional que quer ser bem sucedido. Nós, muitas vezes, somente arbitramos sobre o pecado da comissão – aquilo que nós fazemos – e nos esquecemos do pecado da omissão – aquilo que eu deixei de fazer – Gl 6.7 fala que o homem vai colher o que plantar, ou não vai colhe o que ele não plantar. José era alguém que tinha a benção sobre a sua vida, mas ele tinha também uma grande concorrência. Muitos profissionais falam que no seu ramo de trabalho não há concorrência, mas eles se esquecem até mesmo dos “concorrentes invisíveis”, que não são poucos. Mq 7.6“ Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa.”. Nossa concorrência é parte do nosso relacionamento social e nós, muitas vezes, não nos preparamos para enfrentá-la.

TRÊS DEFORMAÇÕES QUE PRECISAMOS QUEBRAR PARA VENCERMOS A CONCORRÊNCIA:

1) AUTO COMISERAÇÃO – Sentir pena de nós mesmos não resolve a nossa vida. O nosso concorrente não quer nem saber o que estamos sentindo e enquanto eu tenho dó de mim mesmo, o meu concorrente prospera.

2) PROCURAR UM CULPADO PARA A MINHA SITUAÇÃO – É o sentimento de Adão em Gn 3.12 “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” Adão acusa a Deus e também a Eva, sua mulher. No seu discurso, ele, Adão, não tinha feito nada de que fosse culpado. Enquanto eu estou procurando culpados, quem está livre e liberto dessa busca, está fazendo acontecer. Assuma que você precisa mudar e que alguns erros que você teve te trouxeram prejuízo. A partir daí, lute contra tais erros.

3) IGNORAR O MEIO EM QUE VIVEMOS – Existem profissionais que vivem de ilusão sem serem mágicos, que acham que tudo é azul – Mq 7.5“Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro. Guarda a porta de tua boca àquela que reclina sobre o teu peito.” Quando você enxerga “tudo azul”, você não está se preparando para a batalha, mas sim sendo conduzido por uma mentira que te vai colocar no buraco.

Sentimos pena de nós mesmos, perdemos tempo buscamos um culpado e ignorarmos a situação. Pronto! Já estamos derrotados! José tinha consciência daquilo que era a sua concorrência humana e espiritual e isso o fazia diferenciado. Hoje, Deus vai nos libertar para sermos destaques e vencermos a concorrência. Para que isso aconteça é preciso entender I Co 16.9“porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários.” A parte de Deus é abrir a porta. A minha, é vencer os adversários.

TRÊS POSICIONAMENTOS ESPIRITUAIS PARA VENCERMOS A CONCORRÊNCIA:

1) TENHA MATURIDADE PARA CONVIVER COM OS ATAQUE DA CONCORRENCIA – Equilibrio e consciência são frutos da nossa maturidade e nos fazem preparados para enfrentarmos e vencermos a concorrencia. Neemias enfrentou uma concorrência acirrada – Sambalá, Tobias e Gesém – mas ele, Neemias, venceu com maturidade. Nós precisamos ter essa maturidade para enfrentar essa ação da concorrência que vem com as seguintes armas:

Fofoca e Mentira / Perseguições e Intrigas / Armações e Desânimo

Declare com fé: “Senhor, tira da minha vida a infantilidade e me faz inteligente espiritualmente para entender os movimentos do inimigo e não entregar os pontos. Eu me levanto hoje para vencer toda a concorrencia, pois o Senhor é comigo!”

2) NÃO SE IMPORTE COM A LUTA QUE VOCÊ PASSA NO MOMENTO, MAS TENHA A CONSCIENCIA DE ONDE VOCÊ VAI CHEGAR – Quando José foi para a prisão, ele sabia que ele não havia feito nada errado. Quem tem essa consciência, passa pelo vale da sombra da morte dando glória a Deus. Não se entregue às armações aos impedimentos e às oposições. Aconteça o que acontecer vá em frente, pois Deus está no comando e Ele vai providenciar o escape. Transforme o vale de morte num campo florido.

3) RECEBA PODER PARA DAR O SALTO MAIS ALTO DA TUA VIDA - Deus está te preparando para você dar o salto mais alto da tua vida. Você vai saltar mais alto que todos os teus concorrentes – Sl 18.29“Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas.” Voce vai sair da prisão diretamente para o trono! Faça o teu melhor, pois o teu melhor é um memorial diante de Deus!

TRÊS MOLAS PROPULSORAS DE DEUS PARA VOCÊ DAR O MAIOR SALTO DA TUA VIDA:

a) TENHA A CERTEZA DE QUE DEUS VAI TE LEVAR AOS LUGARES ALTOS – Tenha certeza de que Ele te colocou como cabeça, que as coisas vão dar certo. Quem tem certeza que vai ter sucesso não tem preguiça, não fica enroscado, ele trabalha com a benção de Deus e tem bom êxito;

b) NÃO QUEIRA FAZER JUSTIÇA NEM QUEIRA SE VINGAR DE NINGUÉM - Ninguém que quer dar certo vive querendo se justificar, com sentimentos do tipo “eu vou ser maior para mostrar para o outro.” Quem trabalha para dar satisfação para o outro é medíocre. Faça sim, mas motivado pelo plano de Deus na tua vida. Realize pelo Senhor, pela tua família e por você próprio!

c) TENHA FÉ – José não é listado em Hb 11 como um herói da fé, talvez porque ele não fez nada de sobrenatural como, por exemplo, fazer cair fogo do céu. Mas o ministério de José era ser rico e prospero, e para isso, tem que ter fé! Tenha fé no Deus todo poderoso – Declare II Tm 1.12“...porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.” eu sei em quem tenho crido... receba hoje a mola do “Eu creio!”

AS BÊNÇÃOS DAQUELE QUE VENCEU A CONCORRENCIA:

1) DEUS VAI TE COLOCAR NOS LUGARES ALTOS;

2) VOCÊ SERÁ SOBERANO NAS SITUAÇÕES; e

3) O SENHOR RENOVARÁ AS TUAS MOTIVAÇÕES.

DECLARE COM FÉ: “Senhor, muito obrigado porque na minha luta eu não estou isolado, mas Tu és o Senhor das minhas batalhas, Senhor de todas as coisas e o que Tu tens para minha vida, ninguém vai impedir! Se tenho sofrido oposições e não tenho sabido lidar com elas, hoje, meu Deus, derrama sobre a minha cabeça sabedoria dos céus e me da soberania. Prepara-me para os próximos passos e que o meu futuro seja construído com o sucesso do meu presente. Eu não aceito a derrota, as manipulações da minha carne e as deformações que o Inimigo queria me impingir. A minha leve e momentânea tribulação produz peso de glória, e como José, eu vou sair dessa e vou dar um salto para o lugar que Deus já preparou para mim. Eu recebo o poder dessa palavra, recebo as motivações de José e profetizo: Vencerei a concorrência e chegarei ao trono, em nome de Jesus, amém!”

Nenhum comentário: