quinta-feira, 6 de março de 2014

Princípios da Oitava Série para Qualquer Estágio da Vida

Recentemente tive oportunidade de falar no “dia da profissão” para alunos da oitava série de uma Escola Secundária. Foi a coisa mais importante que fiz naquele mês, quem sabe no ano. Como fotógrafo profissional falei-lhes sobre uma possível carreira em fotografia, mas também discorri sobre algumas questões maiores, universais, que pudessem ajudá-los mais tarde. Veja os pontos que abordei e que são princípios com forte suporte bíblico: 

Descubram primeiro suas paixões. A maioria das pessoas sabe as coisas que gosta quando está no segundo grau. Disse aos alunos para seguirem isso compreendendo o que mais amam fazer. Provavelmente será sua missão de vida. “Tudo o que você tiver que fazer faça o melhor que puder...” (Eclesiastes 9.10).

Não deixem ninguém roubar seus sonhos. Se você passar vários anos na Escola sem que alguém acabe com seus sonhos, você é mais afortunado que a maioria. Muitos sistemas educacionais são planejados para ensinar as pessoas a serem pontuais, fazer o que lhes dizem e não cometer erros. É o que a sociedade necessita na era industrial. Porém, o mundo mudou. Precisamos de pessoas criativas, com novas ideias, paixão e desejo de tornar o mundo melhor. “Não cometer erros” não é fundamental para alcançar sucesso. Erro é permanecer cometendo o mesmo engano uma vez atrás da outra sem fazer nenhuma correção. Se aprendermos com nossos erros, vai valer a pena tê-los cometido. “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que O amam” (Tiago 1.12).

Se esforcem pela excelência. Estar na média já não é mais o bastante. Concentre-se naquilo que você ama e esforce-se para ser o melhor. As pessoas mais felizes e bem-sucedidas não são aquelas que se dedicam a várias coisas ao mesmo tempo. A chave para o sucesso consiste em ser o melhor numa única coisa. Lembrei aos alunos do maior skatista do mundo, Tony Hawk, campeão olímpico. Há muitas coisas em que ele não é bom ou que ele não tem interesse de fazer. Mas durante anos ele tem sido o mais habilidoso e ousado skatista do mundo. Devemos nos esforçar para fazer o mesmo em nossa área de paixão e experiência. “Tudo o que fizerem, seja em palavras ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus” (Colossenses 3.17). 

Sejam um aprendiz a vida inteira. Se hoje eu soubesse apenas o que aprendi na Escola, inclusive na Faculdade, seria uma pessoa tola e sem valor. O mundo está sempre em mudança e para sermos bem-sucedidos precisamos acompanhar essas mudanças, nos adaptando e mudando durante a jornada. Se não aprendermos nada de novo hoje, seremos deixados para trás. Uma vida de aprendizado constante é indispensável atualmente. Uma das chaves para esse aprendizado é ler – e ler mais um pouco. “Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez” (Provérbios 13.16). 

Sejam íntegros. Se você mente ou trapaceia, jamais se tornará nada além de um mentiroso e um trapaceiro. As pessoas querem tratar com pessoas confiáveis. Não querem se preocupar se você está sendo honesto ou franco. E uma vez perdida a confiança que depositaram em você, na maioria dos casos você jamais conseguirá recuperá-la. Reputação de integridade leva a vida inteira para ser construída, mas um único descuido pode destruí-la permanentemente. “A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói” (Provérbios 11.3). 

Próxima semana tem mais!

Por Jim Mathis

Nenhum comentário: