segunda-feira, 31 de março de 2014

CONQUISTAR A INTEGRIDADE PROFISSIONAL

“E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” - At 13.22

A integridade passa pelo conteúdo, pela bagagem, que nós adquirimos ao longo dos tempos. Esse conteúdo precisa ser o diferencial na nossa vida no dia-a-dia, através dos nossos atos, atitudes e do nosso envolvimento pessoal. Quando o povo de Israel pede a Deus um rei, Deus avisou-os de tudo o que aquele rei faria a eles. E mesmo assim, eles desejaram um rei, rejeitando a Deus, pois estavam motivados por sua vontade humana. Saul, o rei escolhido na carne, era belo de aparência, mas cheio de deformações, ou seja não era um homem integro. Então, depois de um determinado tempo, Deus tira a Saul e levanta a Davi, homem segundo o Seu coração, homem que era de acordo com a vontade de Deus, ou seja, um homem íntegro. Calebe, é também, um exemplo de homem integro. Nm 14.24“Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.” . Ele sofreu uma grande pressão, pois precisava administrar toda aquela situação. E o que representava o espírito diferente de Calebe? Perseverança, visão, mas acima de tudo integridade. A atualidade nos traz uma grande crise de integridade e nós como servos de Deus, teremos grandes oportunidades, se nos posicionarmos como profissionais íntegros, diante do mercado.

O INFERNO TENTA ROUBAR A NOSSA INTEGRIDADE ESPIRITUAL PARA:

1) FAZER DO PROFISSIONAL UM CAPACHO, SEMPRE “COMENDO NA MÃO” DE ALGUEM;

2) ROUBAR AS ASPIRAÇÕES PROFISSIONAIS, E CONSEQUENTEMENTE, A SATISFAÇÃO E O PRAZER; e

3) TRAZER O ESTACIONAMENTO, PARALIZANDO A VIDA PROFISSIONAL E TRANSFORMANDO O REALIZADOR EM UM PESO MORTO.

PARA CONQUISTAR A INTEGRIDADE ESPIRITUAL É PRECISO:

1) NÃO TER UMA PERSONALIDADE FRAGMENTADA POR OSCILAÇÕES COMPORTAMENTAIS – Sofremos influências de diversas vertentes na nossa vida. A carga de informações é muito grande, seja ela, material, emocional e até mesmo espiritual. Quando eu não tenho a integridade do novo homem em Cristo Jesus, eu me torno numa verdadeira colcha de retalhos, em vez de ter uma verdadeira identidade. Quem é fragmentado age de acordo com o vento, sem ter um posicionamento que o identifique como alguém de conteúdo. A falta de se estabelecer uma identidade, uma personalidade, faz com que o profissional perca as oportunidades que a vida lhe disponibiliza. Declare com fé: “Tudo aquilo em que eu fui roubado, por sentenças, maldições, eu rejeito e quebro hoje, em nome de Jesus. Eu recebo hoje o poder da coerência, e vou andar de acordo com o que eu alcancei.”

2) MANTER-SE PRESO A CONVICÇÕES ESPIRITUAIS – Convicções espirituais são como um lastro na sua vida. Quem não as tem, fica sujeito a toda oscilação interna, de humores e sentimentos. Para ser realmente diferenciado, é preciso não se deixar abater pelos pequenos acidentes do percurso. Quem tem integridade sabe naquilo que ele acredita e não abre mão delas.

3) AJUSTE O TEU COMPORTAMENTO ÀQUILO QUE VOCÊ É – o grande instrumento da desestimulação são as opiniões que recaem sobre você. Não permita que opiniões alheias tentem acabar com você. Opiniões alheias muitas vezes são as ferramentas para tentar:

A) colocar em dúvida a tua capacidade;

B) roubar a tua segurança; e

C) gerar reações indesejadas.

TRÊS DICAS PARA VOCÊ AJUSTAR O TEU COMPORTAMENTO À TUA VERDADE:

1) Aprenda a ouvir corretamente – técnica de comunicação – sempre valide o seu emissor – saiba quem você está ouvindo;

2) Não permita que coisas pequenas te tirem do teu eixo; você é soberano - e

3) Baseie o teu discurso nas tuas convicções e não na tua situação – I Co 9.1-2 – Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor? Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.” – Paulo era convicto de quem ele era, a despeito de toda crítica e opinião dos religiosos.”

DECLARE COM FÉ: “Não vou permitir que o inimigo manipule a minha mente com mentiras ou pratos deliciosos. Eu sou íntegro, e quem é integro, tem convicções!”

Nenhum comentário: