segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O ENCONTRO DE JAIRO – O ENCONTRO DA RESSURREIÇÃO

 

“Ao regressar Jesus, a multidão o recebeu com alegria, porque todos o estavam esperando. Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa. Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte. Enquanto ele ia, as multidões o apertavam.  Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre. Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva. Tendo chegado à casa, a ninguém permitiu que entrasse com ele, senão Pedro, João, Tiago e bem assim o pai e a mãe da menina. E todos choravam e a pranteavam. Mas ele disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme. E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta. Entretanto, ele, tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te! Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer. Seus pais ficaram maravilhados, mas ele lhes advertiu que a ninguém contassem o que havia acontecido”. - Lc 8.40-42 e 49-56

A situação de Jairo era especÍfica. Ele passa por um momento extremamente difícil para um pai – ver seu filho na eminência da morte. Nós temos dificuldade de lidar com a morte, pois o homem foi feito para a vida. E quantas pessoas estão na Igreja e carregam diversas marcas de morte! Ao longo da nossa vida, nos deparamos com a chegada da morte, da falência daquilo que planejamos. E um grande erro é desprezar que as coisas podem acontecer. Tem gente que acha que vai seguir a Jesus e que tudo será um mar de rosas! Temos dificuldade de reagir aos revezes e más notícias e ainda, muitos, já admitem a condição de morte por conta da situação em que nasceram e cresceram. Um homem de sucesso não pode conviver com a falência, ou admitir a morte. Ainda que estejamos diante das condições mais adversas, precisamos entender que o nosso Deus é Deus de vivos e Ele colocou o melhor dEle em nós! Hoje nós vamos ter esse encontro com a ressurreição e tudo aquilo que estava morto, viverá! O encontro de Jairo – o encontro da ressurreição - consiste em nos encontrarmos como nosso equilíbrio emocional e espiritual. E para termos sucesso, precisamos ter essa consciência!

PARA VIVERMOS ESSE EQUILIBRIO, E CONSEQUENTEMENTE, TERMOS NOSSO ENCONTRO COM A RESSURREIÇÃO É PRECISO ENTENDER QUE:

1) A LUTA FAZ PARTE DO NOSSO PROCESSO DE VITÓRIA - I Co 10.13 – “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” – Deus nos prova porque ele sabe que esse é o caminho do crescimento. Só existe lucro, quando há desafio. A prosperidade não se resume naquilo que você tem, mas sim como você reage às dificuldades.

2) SEMPRE HAVERÁ UMA ESTRATEGIA QUE NOS LEVARÁ A VITÓRIA – Is 55.8 e 9 – “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Existem mais caminhos do que a porta da desistência nos mostra. São outros os pensamentos – e não os pensamentos de derrotas - que devem ocupar a tua mente. Quem quer ter sucesso não pára diante do problema, mas busca uma solução. O que o mercado quer é gente que encontre soluções. Mantenha a tua mente aberta, desimpedida dos problemas, para encontrar as soluções.

3) A CONVICÇÃO É O COMBUSTÍVEL DOS VENCEDORES Rm 8.38-39Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Um empreendedor de sucesso acredita na sua visão. As pessoas diziam para Jairo – a menina já morreu – mas Jairo estava convicto na palavra de Jesus – não tenha medo, apenas creia! - O mercado vai querer te desestimular, mas a convicção vai te alavancar para a vitória. Tenha certeza da tua vitória e não permita que ninguém te convença do contrário!

TRÊS CONVICÇÕES QUE TE SUSTENTARÃO NA TUA CAMINHADA DE RESSURREIÇÃO E MILAGRES:

1) VOCÊ É UMA BÊNÇÃO – Gn 12.2 – de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!.”

2) DEUS TEM UM CAMINHO DE SUCESSO PARA VOCÊ – Is 43.19 – Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.”

3) TUDO O QUE VOCÊ PEDIR PARA DEUS, ELE TE DARÁ – Mt 11.22 – “e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.”

DECLARE COM FÉ:

“Eu declaro o poder da ressurreição na minha vida. Eu declaro nessa noite que aquilo que no meu espírito, no meu coração, já estava enfraquecido, já estava morto, hoje, vai ressuscitar. Eu não admitirei a morte ou falência, mas em nome de Jesus eu profetizo vida. Sobre o vale de ossos secos, eu profetizo vida e declaro – haverá ressurreição! Eu profetizo ressurreição e vida sobre tudo o que estava morto no meu interior. Eu recebo o poder de ressurreição que habita em Jesus Cristo e declaro – a morte já foi tragada, já foi vencida! Em nome de Jesus, eu recebo nessa noite o poder dessa ressurreição e não admito mais que a morte e a impossibilidade impeçam a minha vida de ser bem sucedida e bem aventurada. Eu quero ser feliz, por isso, eu recebo esse poder de ressurreição. Eu tenho a marca de Jairo, na minha vida profissional, na minha casa e na minha família. Hoje Deus, arranca de mim todo espírito de morte e coloca em mim o espírito de vida, em nome de Jesus, amém e amém!”

domingo, 28 de setembro de 2014

A OFERTA DA SUNAMITA

 

2 Rs 4.8-1 – “Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer. Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali. Um dia, vindo ele para ali, retirou-se para o quarto e se deitou.”

O segredo da nossa prosperidade é sermos guiados pelo mover do Espírito Santo de Deus. Quando somos guiados pelo Espírito Santo, somos direcionados para que as bênçãos de Deus se viabilizem nas nossas vidas. Nesse texto, vemos uma mulher que morava na Região de Suném, mulher esta que se importava com a obra de Deus. Ela se importava tanto ao ponto de reparar que Eliseu era um santo homem de Deus. Ela se importava com a obra de Deus e consequentemente, se importava com as necessidades também do profeta. Nós, muitas vezes, somos abençoados, estamos na Igreja e desfrutamos das bênçãos que a obra de Deus nos proporciona, mas um detalhe importante: nós não temos a preocupação com as necessidades da obra!

E o interessante era que a mulher se preocupava com as necessidades profundas do profeta. Ela não se preocupou simplesmente com a alimentação dele, mas sim com sua estadia, com sua hospedagem. Ela disse ao marido: “vamos construir um quarto para ele, obra de pedreiro.” Eu gosto muito demais destas traduções da palavra... Obra de pedreiro quer dizer algo bem feito, nada provisório, mas realmente uma edificação decente! Ela fez o seu melhor e deu ao profeta não apenas um quarto, mas também colocou ali além da cama, uma mesa, cadeira, um candeeiro, montou um escritório para Eliseu! O profeta foi abençoado com a oferta daquela mulher.

A palavra nos fala que aquela mulher era uma mulher rica. Entretanto, aquela mulher não sabia o que estava para acontecer a ela, pois ela não iria continuar rica a vida inteira, mas iria enfrentar um período de grandes dificuldades e adversidades. Nós precisamos aprender a nos preparar para tempos difíceis! A nossa oferta nos habilita a vencermos a adversidade!

Por causa daquela oferta, a mulher sunamita recebeu três poderosos milagres! Essa unção está sobre a nossa vida, e por conta da nossa fidelidade, da nossa preocupação com a obra, Deus também nos honrará!

1ª. BÊNÇÃO – VOCÊ VAI VIVER OS TEUS SONHOS – II Rs 4.12-17 - Vamos observar um aspecto interessante na vida daquela mulher – mesmo ela sendo rica, ela era uma mulher desiludida, alguém que b=havia perdido a esperança nos seus sonhos: ela não tinha filhos! Quando o profeta pergunta para ela o que ela precisava, ela simplesmente disse que não precisava de nada... por que? Porque perdera a esperança de sonhar. E o profeta, em gratidão a ela, libera uma palavra de benção no versículo 16 - “disse o profeta, por este tempo, daqui a 01 ano, abraçarás um filho”, ela disse “não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.” Ela já não esperava mais, ela já tinha tentado tantas coisas, ela estava tão desiludida em ter um filho, que ela já não desejava mais! Entenda uma coisa: para Deus não existem casos fechados, Deus sempre tem uma porta de livramento na hora certa e no tempo certo!

O profeta disse: “Você me abençoou e daqui a um ano, você vai pegar um filho no colo!” E aquela mulher recebeu aquela palavra. Depois de um ano ela estava com o filho nos braços porque a palavra do profeta se cumpriu poderosamente, então o Senhor deu o sonho à ela. Por causa da tua fidelidade, Deus te dará os teus sonhos! Pode ser até que você pode esteja desiludido, ou desiludida, mas eu estou dizendo, quando você tem um memorial no altar de Deus, o Senhor te dá o sonho, e esse é o tempo de você viver o teu sonho!

2ª. BÊNÇÃO – OS TEUS SONHOS NÃO VÃO MORRER – II Rs 4.18-19 e 35-37 - O menino nasceu, mas um dia, ele passa mal de manhã e ao meio dia, estava morto. O que aquela mulher faz? Ela vai correndo aonde ela sabia que ela tinha uma habilitação, ela vai ao homem ao qual ela tinha dado uma oferta, aquele homem que era um profeta de Deus que ela havia reconhecido, e conta a ele o seu problema – “o meu filho morreu!” e no versículo 35 o profeta ora pelo menino e ele ressuscita! Eu quero declarar que a bênção da ressurreição está sobre a tua vida! O Inferno não matará os teus sonhos, e ainda que isso tenho acontecido, a ressurreição virá!

3ª. BÊNÇÃO – O SENHOR TE HONRARÁ COM A RESTITUIÇÃO – II Rs 8.4-6 - Aquela mulher era rica, mas veio um tempo de crise e fome sobre a terra onde ela morava. E o profeta que ela havia abençoado, libera uma palavra sobre a vida dela: “saia da tua terra e vá para a terra vizinha”. Ela obedece e quando volta para a sua terra, viu que havia perdido tudo o que era seu. Como eu posso obedecer ao profeta e perder tudo o que eu tenho, deve ter pensado ela?? Entretanto, Deus tinha um propósito maior em toda aquela situação! Quando a mulher volta e vai reclamar com o rei, ela chega no exato momento em que Geazi está contado do testemunho dela, testemunho que foi gerado por uma oferta! A tua restituição vem pela tua oferta no altar. Declare com fé: “Eu terei de volta tudo o que era meu.”

Levante a tua mão e diga: “Senhor, me dá sensibilidade em relação às necessidades da tua obra. Senhor me ensina a crer e confiar, pois nesta noite eu declaro que vou viver as bênçãos da sunamita em nome de Jesus!” Aquela mulher semeou em uma terra fértil, e se habilitou a viver uma colheita a a 30, a 60, a 100 por um!

Deus está fazendo a obra, e eu quero declarar sobre você: - a benção da sunamita está sobre você, sobre a tua casa, sobre a tua família! Aquela mulher era rica, e ela não sabia o que iria enfrentar, mas no dia da sua prosperidade ela foi fiel, e no dia da sua necessidade Deus não lhe abandonou! Quando você é fiel ao Senhor, aconteça o que acontecer a fidelidade Dele não passará de da tua vida, em nome de Jesus!

A necessidade da correção aos filhos…

Os abusos e violências que alguns pais cometem são de estarrecer. É bom que se ressalte que a mídia, muitas vezes, julga negativamente os pais, sem maiores apurações, querendo insinuar que qualquer disciplina corretiva, que seja aplicada fisicamente, é reprovável.

A disciplina física é recomendada na Bíblia, mas sem dúvida deve ser feita com moderação e amor. O que deve levar a prática da disciplina é a transgressão, e não a raiva pelo ato. Espancamento nunca. Mas uma leve palmada no lugar apropriado não é inadequada.

A própria Bíblia afirma que Deus disciplina seus filhos, e isto mostra que Ele de fato os trata como filhos, mas não como bastardos. Jesus no sermão do monte fala que o pai terreno, mesmo que não falhe, e cumpra seu dever, dando boas dádivas aos seus filhos, ainda assim, seria considerado mau, comparado ao Pai Celestial. Portanto, se o Pai Perfeito disciplina, devemos também disciplinar.

Agora é bom, que se escreva a disciplina não envolve somente a punição, que poderíamos chamar de corretiva. Mas há a disciplina preventiva, que seria o ensino e a educação em si. A palavra disciplina está ligada a palavra discípulo. O filho também deve ser um discípulo do Pai, que recebe a instrução, exemplo, e a doutrina para ter uma vida bem sucedida. Pais que disciplinam seus filhos fisicamente, mas antes, não ensinam o caminho correto e nem dão o exemplo disso, estão em incoerência. A disciplina preventiva deve vir antes da corretiva. Se o filho não foi antes instruído como discipliná-lo de uma forma mais eficiente? Também não pensemos que toda disciplina corretiva deva passar pelo castigo físico, não há outras formas, como, por exemplo, o famoso “pito”, o “chamar atenção”, ou ainda, por exemplo a privação de algo que se goste etc.

A criança quando é disciplinada com moderação e amor, tem a tristeza inicial pela disciplina, mas depois se sente segura, porque percebe a solidez do amor do pai que coloca limites. Filho sem limites é uma vergonha para os pais e certamente será um adulto complicado e emaranhado na insegurança por ter sido criado sem freio.

Paulo traz uma recomendação importante aos pais, que é de não provocar a ira dos seus filhos. Não se deve amargurar o filho e nem incutir o ódio neles. Por isto a disciplina precisa ser justa e nunca aplicada com raiva. Havendo mais de um filho ambos tem que ser criado de igual forma. A preferência de um em relação ao outro, incute a rivalidade nos irmãos, que pode levar a uma rixa mais séria.

A disciplina é tão importante porque ensina aos filhos os limites. No caso de pais cristãos, os limites estão na Bíblia, que é o nosso GPS. Os limites são para o bem e não para o mal. Ser verdadeiramente livre não é ceder aos desejos carnais pecaminosos, mas ser livre é viver sendo dirigido pelo Espírito Santo, pois na Bíblia está escrito: onde o Espírito está há verdadeira liberdade.

Encerro meu pensamento citando o livro da Sabedoria, chamado Provérbios no capítulo 3 versos 1 a 4:

1 FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.

2 Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.

3 Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.

4 E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, amigo nosso do RJ)

sábado, 27 de setembro de 2014

Perdoar, um ato de amor!

Na mínima lembrança de um sofrimento, de uma injustiça , de uma dor , de uma situação de medo ou de terror, .... parece que revivemos a situação de novo ... e assim sofremos ou ficamos irados, machucados de novo.
Perdoar é antes de tudo, uma decisão que temos que tomar, mesmo que o nosso coração esteja reclamando reparação, justiça ou vingança.
Essa decisão não apaga a lembrança, porém ela nos libera da escravidão do “não-perdão” e das emoções negativas que estão ligadas.
Decidir perdoar é como decidir de limpar o nosso coração, nosso consciente e o nosso inconsciente. Se tomarmos a decisão de perdoar, então podemos pedir ajuda ao Senhor para nos ajudar a ter sucesso nessa decisão.
O que acontece quando decidimos perdoar ?
O sofrimento que sentimos e que é causado pelo “não-perdão”, vai embora e somente resta uma vaga lembrança do que aconteceu porém sem nenhuma importância.
“Porque te esquecerás dos teus sofrimentos , e deles só terás lembranças, como das águas que já passaram.” Jó 11.16
Amados, cada lembrança que tem um peso emocional negativo (pode até ser situações da nossa infância, da nossa família, dos amigos, do trabalho), pode  ser objeto de um perdão nosso.
Assim , seremos transformados de glória em glória, porque cada vez que perdoarmos , veremos a glória de Deus se manifestar na nossa vida.
“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” 2 Co 3.18
“Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês”.  Mt 6.14-15 (NVI)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Relacionamentos e Sucesso nos Negócios

Seja paciente comigo enquanto lhe dou uma rápida lição sobre a história fotográfica para enfatizar a importância dos relacionamentos nos negócios. Estava a trabalho num clube mal iluminado em Austin, Texas, tirando fotos de um músico. A iluminação era deficiente. Por isso aumentei o ISO (sensibilidade à luz) da minha câmera para 12.800. Este é um número espantoso em fotografia, possível somente em anos recentes. Era impossível nos filmes de ISO 400, considerado o limite máximo praticável.  

Quando estava na faculdade nos anos 60, um laboratório fotográfico anunciou que poderia estender a velocidade do High Speed Extrachrome (filme slide) dos usuais 160 para 1600, mesmo com o fabricante Kodak oficialmente dizendo que isso era impossível. O “processo de estender” a velocidade de um filme era como sobrecarregá-lo, forçando-o a fazer algo que estava além do que o fabricante pretendia. O nome do laboratório era “Elgin Smith’s Studio 35”, em Prairie Village, Kansas. 

Ao me mudar para Kansas City em 1971, estava determinado a conhecer e me apresentar a Elgin Smith. Em breve nos tornávamos bons amigos. Quando abri meu próprio laboratório  em 1973, Elgin tornou-se meu mentor e muito me ensinou ao longo de anos. 

Depois de iniciar meu próprio negócio me dei conta que ser aluno de Elgin era uma grande vantagem para minha empresa. Tenho dúvidas se minha esposa e eu teríamos sido tão bem-sucedidos se não tivéssemos contado com seu incentivo e recomendações.

Desde então aprendi que relacionamentos são a chave para o sucesso nos negócios, não importa qual seja a área ou empreendimento. Isto inclui relacionamentos com pessoas mais velhas do mesmo ramo (como aconteceu com Elgin e comigo), relacionamentos com colegas e, o mais importante, relacionamentos com clientes atuais e potenciais. Por isso, até hoje, gasto quantidade significativa do meu tempo com meus amigos. Ouvimos falar muito sobre o valor do “networking”, mas para mim isso parece muito interesseiro. Não se compara a simplesmente fazer amizade com as pessoas, apreciando sua empresa e se beneficiando mutuamente. 

Alguém pode perguntar: “E se o cliente potencial não fizer negócio com você? Seu tempo terá sido perdido?” Não! Vale a pena conhecer a maioria das pessoas, mesmo que nunca se tornem clientes ou nos recomendem a alguém. Podemos aprender algo e crescer com todos. E este não é um conceito novo. A Bíblia fala muito sobre isso:

Relacionamentos enriquecem mutuamente. Na maioria dos casos, aprendemos uns com os outros – temos diferentes forças, interesses e perspectivas e podemos nos beneficiar disso. Não subestime o valor de seus relacionamentos. “As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro” (Provérbios 27.17).

Relacionamentos aumentam nossa força. Você já deve ter ouvido dizer que dois bois puxam muitas vezes mais juntos do que um só separadamente. Da mesma maneira nos relacionamentos podemos ser mais efetivos e bem-sucedidos em atingir nossas metas. “É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem quem o ajude a se levantar... Dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria a um deles se estivesse sozinho. Uma corda de três cordões é difícil de arrebentar” (Eclesiastes 4.9-12).

 Por Jim Mathis

Próxima semana tem mais!


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Ferramentas Corretas

Quando eu tinha uns 12 anos, meu pai me levou a uma loja de ferragens para comprar meu primeiro jogo de ferramentas. Entre os primeiros itens que comprei constava um alicate. Junto com ele veio um sermão, que meu pai já fizera muitas vezes, sobre a importância de ter boas ferramentas, saber usá-las e cuidar delas. E ele sempre concluía com a mesma advertência:“Cuide de suas ferramentas e elas cuidarão de você”.
Meu pai havia sido mecânico, mas a essa altura da vida tornara-se leiloeiro. Sua principal ferramenta agora era um microfone, um pesado Electro-Voice 635 cromado, que ele carregava numa sacola de pano. Era tão valioso para meu pai quanto havia sido a chave de fenda ou a chave inglesa em sua profissão anterior. 
Quando fui para a faculdade em 1966, gravei minhas iniciais “jdm” em cada uma de minhas ferramentas para evitar que ficassem de posse de alguém que não respeitasse o que é alheio. Ainda uso muitas delas quase todos os dias. Como você pode concluir, aprendi as lições que meu pai tão bem me ensinou. 
Hoje, como fotógrafo profissional, minhas ferramentas são câmeras digitais e adobe photoshop. Escolhi câmeras Pentax pelo seu design simples e pela reputação de durabilidade. Photoshop é meu software preferido porque não há nada que se aproxime de sua capacidade de melhorar e modificar fotos novas como antigas. Do mesmo modo que fiz com martelos, serras e similares, aprendi a avaliar câmeras e “ferramentas” de computação para realizar meu trabalho e busquei diligentemente compreender como usá-las corretamente. 
Como meu pai me ensinou, ter boas ferramentas, respeitá-las e adquirir o conhecimento e habilidades necessários para usá-las é a chave para o sucesso em qualquer área. E ao longo dos anos descobri que estes princípios se aplicam também à vida espiritual.
Para seguidores de Jesus Cristo no ambiente de trabalho do século XXI, a Bíblia pode ser — e deve ser — ferramenta tão valiosa quanto um manual, apresentação de vendas, orçamento, web site ou outro recurso de trabalho. As Escrituras proporcionam orientação e instrução ilimitadas sobre tópicos que vão desde ética e integridade, a comunicações e gestão para tomada de decisões. Considere o seguinte: 
Guia para o sucesso. Aprendendo e se esforçando para aplicar princípios bíblicos, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, descobrimos provados princípios atemporais para um viver bem-sucedido. “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei (as Escrituras) e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Josué 1.8).
Recurso com múltiplos propósitos. Uma das mais importantes reivindicações da Bíblia é que ela foi escrita por Deus, que orientou os escritores dos diversos livros, apresentando Sua verdade para que toda a Humanidade a seguisse em todos as áreas da vida. Ela tem valor para instruir, apontar erro, auxiliar nas mudanças necessárias e mostrar como ter vidas produtivas e cheias de significado. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2Timóteo 3.16-17).
Por Jim Mathis
Próxima semana tem mais!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

SER SERVIDO PELOS POVOS

“Sirvam-te povos, e nações te reverenciem; sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar.” - Gn 27.29
Hoje, falaremos sobre a bênção de ser servido pelos povos, ou seja, condição de reconhecimento e autoridade. Essa benção foi dada por Isaque a Jacó, que é Israel, e chega até nós, nos dias de hoje através de Jesus Cristo. Mt 12.1-6Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer. Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado. Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome? Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes? Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo: aqui está quem é maior que o templo.”- Os discípulos de Jesus estavam com fome e entram num milharal – milharal que não era deles e que nenhum deles havia trabalhado ali plantando. Entretanto a Lei Mosaica permitia lhes arrancar e comer espigas em searas alheias – Dt 23.24, mas os fariseus retrucavam por que aquele dia era sábado. Ou seja eles queriam anular uma lei, usando outra, ou seja, você pode até comer, mas não hoje. Outro detalhe é que eles questionavam a autoridade de Jesus. Jesus se apresenta então como aquele que é superior ao sábado e o que isso representa? NELE SOMOS LIVRES PARA VIVERMOS TODAS AS PROMESSAS! O que o diabo quer é te dizer que você não pode desfrutar das tuas promessas, mas nós somos livres em Jesus, para vivermos todas as promessas, inclusive, sermos servidos pelos povos, ou seja: VAMOS COLHER ONDE NÃO SEMEAMOS! Declare com fé: “EM CRISTO JESUS, EU ESTOU DEBAIXO DAS BENCÃOS DE ISRAEL! TOMO POSSE DESSA PROMESSA: SEREI SERVIDO PELOS POVOS, COLHEREI ONDE NÃO SEMEAREI, TEREI RECONHECIMENTO E AUTORIDADE, EM NOME DE JESUS!”
COMO O INIMIGO TENTA ROUBAR A BÊNÇÃO DE SERVIDO PELOS POVOS DA NOSSA VIDA?:
· ATRAVÉS DA RELIGIOSIDADE – Os fariseus alegavam que era sábado;
· QUESTIONANDO O NOSSO DIREITO; e
· IGNORANDO NOSSA AUTORIDADE.
PARA VIVER A BENÇÃO DE SER SERVIDO PELOS POVOS:
1) ENXERGUE, PELA FÉ, DE ONDE VAI VIR O SUPRIMENTO - Nm 13.1, 2, 27 e 30“Disse o SENHOR a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles. Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.”
Nós só podemos alcançar aquilo que nos enxergamos, por isso Deus mandou que Moisés enviasse os espias para enxergarem a terra que seria a fonte de suprimento para eles, terra que mana leite e mel. Eles seriam supridos pelos povos – gigantes – pois não haviam trabalhado naquela terra. O milagre começa quando você enxerga, começa no seu coração, com a sua fé, quando você crê que é possível. Precisamos ter nosso entendimento renovado, não ficar com a mente de escravo - Rm 12.2 – Dez dos espias que ao enxergarem a terra não acreditaram que poderiam conquistá-la, diferentemente de Josué e Calebe que ao verem sabiam que era um plano de Deus conquistar aquela terra. Fp 2.13“porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.”
2) DESLIGUE-SE DA DEPENDENCIA DAS COISAS DO MUNDO - Mt 12.1“Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer.”
Com quem é que os fariseus foram reclamar? Com os discípulos, não, mas com Jesus. Por que? Porque a religiosidade reconhece um principio de autoridade espiritual. Entretanto, muitas vezes, nós ignoramos essa condição espiritual e achamos que as nossas coisas vão ser resolvidas por iniciativas terrenas, principalmente quando se fala sobre “ser servido pelos povos”. Deus te dá essa benção, mas você não pode depender das coisas desse mundo! Saiba que a tua dependência vem do Senhor e Ele usa quem ele quiser para te abençoar.
3) TRABALHE SEMPRE SABENDO QUE VOCE TEM UM COMPROMISSO COM O SENHOR - Js 1.6 – “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.”
Essa é a chave para ser suprido – trabalhar para o Senhor. Tenha sempre um compromisso com Ele e você será honrado. A terra prometida conquistada por Josué era para o cumprimento da promessa de Deus. Assim como aconteceu com Abraão, Isaque não era dele era do Senhor. Com Ana aconteceu a mesma coisa, Samuel não era dela, mas do Senhor. Entretanto, Deus não deixou que nada faltasse para Josué, para Abraão ou para Ana, e não vai deixar faltar nada para você. Trabalhe para Deus e Ele determinará que você seja servido!
QUEM ESTA DEBAIXO DESTA BENÇÃO PODEROSA VIVE IS 60.5-7 – Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo. A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efa; todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do SENHOR. Todas as ovelhas de Quedar se reunirão junto de ti; servir-te-ão os carneiros de Nebaiote; para o meu agrado subirão ao meu altar, e eu tornarei mais gloriosa a casa da minha glória.”
§ VOCÊ TERÁ A ABUBDANCIA DO MAR – Suprimento illimitado;
§ AS RIQUEZAS DAS NAÇÕES VIRÃO A TI – Colheremos aquilo que não semeamos;
§ A MULTIDÃO DE CAMELOS TE COBRIRÁ – Abundância de suprimentos, de onde você não esperava;
§ AS OVELHAS DE QUEDAR E O CARNEIROS DE NEBAIOTE – Autoridade; e
§ O NOME DO SENHOR SERÁ GLORIFICADO ATRAVÉS DA TUA VIDA.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

O ENCONTRO DE ISAQUE

“Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja. E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra. Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós. Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou. E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto. Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente. Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele. Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna. Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra. Dali subiu para Berseba. Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço”. - Gn 26.12-25

Isaque era herdeiro de uma promessa. No início do Capitulo 26, Deus diz a Isaque que o abençoaria e lhe daria sucesso. Havia uma grande crise na terra, mas Ml 3.18 declara que haverá diferença na vida daquele que serve a Deus! Essa diferença é a benção do Senhor. Isaque então obedece e fica na terra dos filisteus. Esse era o lugar onde anteriormente seu pai, Abraão havia morado e aberto ali poços. Água é o que existe de mais importante no deserto e Isaque tinha o “mapa” e tinha também a capacitação de Deus. Hoje Deus te dará:

a) O mapa da mina – no meio do deserto, Deus te mostrará onde tem água – no meio do mercado, Deus te dará as grandes oportunidades de negócios;

b) A capacitaçãoIs 11.2 – Sobre você, estarão os sete espíritos de Deus. Não basta ter oportunidade, é preciso ter capacitação para operacionalizar a unção. Pv 3.9-11

Isaque precisava se desenvolver na terra dos filisteus. E é isso que Deus espera de voce: Que você faça bom uso daquilo que Deus lhe dá, para que você venha a prosperar, para que voce venha a se desenvolver na terra em que Deus te estabeleceu. Declare com fé: “Eu vou prosperar, na terra que Deus me estabelecer”!

PARA SE DESENVOLVER ONDE DEUS TE ESTABELECE, É PRECISO TER:

1) CREDIBILIDADEGn 26.7 – Em vez de falar a verdade, dizendo que Rebeca era sua esposa, Isaque fez a mesma coisa que seu pai, Abraão, fizera anteriormente - mentiu, perdendo assim a sua credibilidade. Intranquilidade, imaturidade e principalmente o medo, roubam a nossa credibilidade. Isaque, por temer, perdeu seu amor próprio. E um profissional somente tem sucesso quando ele tem amor próprio. A falta de amor próprio descaracteriza o servo de Deus, acionando assim, demônios no mundo espiritual. Deus dera a Isaque uma promessa, mas ele quase joga fora essa promessa, por causa da sua imaturidade. Is. 3.10 nos fala que nós comeremos do fruto das nossas ações. Hoje você vai quebrar na tua vida três mentiras do Diabo:

A) Declarações do tipo “eu não mereço” - Nós estamos debaixo de misericórdia, e por isso, podemos desejar coisas boas.

B) Insegurança – O “será” é a raiz da dúvida e a dúvida mata o milagre que viria pela fé. Na tua vida não tem será, mas sim a condição de “Deus me dará”!

C) Domínio do medo – Quantas vezes na tua vida, você já perdeu uma grande oportunidade? Quantas vezes os mais diversos medos te dominaram e te impediram de avançar? O amor de Deus é verdadeiro, ele está derramado na tua vida e o verdadeiro amor lança fora todo o medo!

Hoje, nós vamos quebrar essas mentiras do diabo e recuperaremos a nossa auto credibilidade! Declare com fé: “EU CREIO EM MIM! EU SOU FILIPENSES 4.13” Os teus posicionamentos te darão credibilidade e isso te fará a diferença. Viva Mt 5.37 – o teu falar será sim, sim, não, não! Tudo o que vier às tuas mãos faça com excelência, porque é isso que te dá credibilidade e o mercado identificará em você um comportamento novo, diferenciado das muitas “mutretas” que existem por aí! Você se garantirá pela credibilidade, e o mercado olhará para você e verá verdade nas tuas ações. Hoje vença toda insegurança, todo o medo e comece a acreditar em você mesmo!

2) PREPARAÇÃO – Quem quer ter sucesso precisa estar preparado, pois sucesso incomoda, traz inveja e oposição. A especialidade de Isaque nunca fôra a lavoura, mas agora ele precisava plantar, pois era uma opção em meio à crise existente. Uma verdade no mercado hoje – não há falta de trabalho. O que existe é falta de profissionais preparados. Quando Deus fala para Isaque permanecer em Gerar, ele imediatamente foi trabalhar, por quê? Porque ele estava preparado! Um homem preparado se move debaixo da palavra de Deus, um homem preparado está sempre pronto para viver o milagre. Prepare-se, pois grandes coisas Deus tem ainda prá realizar na tua vida! Entenda uma coisa – o caminho da prosperidade passa pela estação da necessidade. Esteja preparado para encarar as necessidades! Elas não são o fim da linha, mas apenas uma estação, uma passagem para a tua prosperidade.

3) LIBERDADE Gl 5.1 – Não se deixe intimidar pelas oposições, mas seja livre para viver a benção do Senhor. Seja livre de todas as ameaças dos teus sentimentos. Quem está preparado é livre! Você pode estar na terra alheia, mas você precisa ser livre! Se você quer ter sucesso seja livre! Livre de todas as mazelas, condições e mentiras da tua carne. Quem é livre sabe que Deus está trabalhando e que Ele, no tempo certo, vai te tirar desse sufoco! Seja livre, pois o teu livramento já veio de Deus.

VIVENDO OS TRÊS POÇOS DE ISAQUE:

1) ESEQUE = CONTENDA – Esse é o poço onde viveremos a vitória contra toda luta que nos ataca, durante a nossa caminhada rumo à prosperidade. E você vence essas lutas através dos frutos do Espírito Santo. Tenha domínio próprio e saiba que Deus, no tempo certo, fará justiça! Seja resiliente – tenha capacidade de reação para reagir diante das lutas!

2) SITNA =OPOSIÇÃO – Agora, Isaque vivia um tempo complicado na sua vida. Era rico, mas não tinha água. Sitna representa os levantes do Inferno contra a nossa prosperidade. Saiba de uma verdade espiritual – quanto mais eu cresço, mais o Inferno vai tentar me paralisar. Mas a tua verdade é uma só: maior é aquele que está em voce, do que aquele que está com a tua concorrência! As oposições não vão te paralisar! Deus já te deu um livramento, um escape maior e a prosperidade está sobre a tua vida!

3) REOBOTE = LUGAR DE DESCANSO – No meio do teu deserto, o senhor te dará um logura de descanso! Vai acontecer o que ninguém imagina! E para viver isso, coloque o teu desejo a teu favor. Em Gn 4, Deus fala para Caim que o desejo dele sempre seria contra ele, mas a Caim cumpria domina-lo. Dominar o sentimento significa ter a motivação correta. E ter a motivação correta é viver Mt 6.33 – busque em primeiro lugar o Reino de deus e todas as coisas te serão acrescentadas! Viva o trinômio da prosperidade nas tuas motivações – DEUS, FAMILIA E VOCÊ MESMO! Eu quero declarar essa verdade sobre a tua vida! Você venceu as contendas e oposições, agora é a hora de encontrar o teu de descanso!

AS BÊNÇÃOS DO ENCONTRO DE ISAQUE, O ENCONTRO DA PROSPERIDADE – Gn 26.26-33:

1. RECONHECIMENTO PELOS TEUS OPOSITORES – Você é o abençoado do Senhor;

2. VITÓRIA NO DESERTO – Declare com fé – “Achamos água!” - Deus te dará além daquilo que você possa pedir ou pensar! Is 45.3 – Ele te dará os tesouros escondidos!

3. MUDANÇA DE SORTE - Sf 3.20 – Deus mudará a tua sorte diante dos teus olhos!

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, hoje eu te peço perdão pela minha imaturidade, pela maneira com que eu tratei os desafios que vieram a minha frente. Livra-me Senhor, do medo, da insegurança e da imaturidade que haviam na vida de Isaque. Me ajuda, Senhor a não ser deformado pela manipulações da minha carne. Me ajuda, Senhor a não gastar indevidamente as minhas forças, mas meu Deus, me dê foco, domínio próprio, para que eu continue caminhando. Em teu nome santo, eu fecho os meus ouvidos contra toda boca maldita envida pelo Inferno, mas abro os meus ouvidos para ouvir a tua voz e para ir adiante contigo! Profetizo que ainda essa semana terei sinais de Deus sobre a minha vida, mostrando que Tu és comigo! O meu concorrente irá reconhecer que Deus é comigo, pois eu sou o abençoado do Senhor!! Tomo posse da palavra de Sofonias 3.20 – O Deus todo poderoso está mudando a minha sorte diante dos meus olhos. Não serei manipulado e nada impedirá a minha caminhada! Venço todo espírito de loucura e venço também as limitações do Inferno! Eu tenho uma promessa e por causa disso, tenho também uma certeza: “VOU ACHAR AGUA”! Eu recebo a energia do Espírito Santo que me moverá na direção certa. Recebo a luz que é Jesus e que brilhará na minha vida! Nessa noite, movido pelo poder da fé, eu recebo a prosperidade de Isaque! Nada vai me parar ou me impedir, pois tenho liberações vindas dos céus, em nome de Jesus, amém e amém!”

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O ENCONTRO DE ESTER

“Passadas estas coisas, e apaziguado já o furor do rei Assuero, lembrou-se de Vasti, e do que ela fizera, e do que se tinha decretado contra ela. Então, disseram os jovens do rei, que lhe serviam: Tragam-se moças para o rei, virgens de boa aparência e formosura. Ponha o rei comissários em todas as províncias do seu reino, que reúnam todas as moças virgens, de boa aparência e formosura, na cidadela de Susã, na casa das mulheres, sob as vistas de Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres, e dêem-se-lhes os seus ungüentos. A moça que cair no agrado do rei, essa reine em lugar de Vasti. Com isto concordou o rei, e assim se fez. Ora, na cidadela de Susã havia certo homem judeu, benjamita, chamado Mordecai, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, que fora transportado de Jerusalém com os exilados que foram deportados com Jeconias, rei de Judá, a quem Nabucodonosor, rei da Babilônia, havia transportado. Ele criara a Hadassa, que é Ester, filha de seu tio, a qual não tinha pai nem mãe; e era jovem bela, de boa aparência e formosura. Tendo-lhe morrido o pai e a mãe, Mordecai a tomara por filha. Em se divulgando, pois, o mandado do rei e a sua lei, ao serem ajuntadas muitas moças na cidadela de Susã, sob as vistas de Hegai, levaram também Ester à casa do rei, sob os cuidados de Hegai, guarda das mulheres. A moça lhe pareceu formosa e alcançou favor perante ele; pelo que se apressou em dar-lhe os ungüentos e os devidos alimentos, como também sete jovens escolhidas da casa do rei; e a fez passar com as suas jovens para os melhores aposentos da casa das mulheres”. - Et 2.1-9

O encontro de Ester é o encontro com o futuro! O Senhor te escolheu para que você tenha frutos e tenha um futuro de sucesso! Ester tinha uma constituição – ela nascera para ser rainha. Entretanto, ela não nascera rainha, mas sim escrava. E a nossa pergunta é – como alguém que nasceu escrava pode se tornar rainha? Isso é possível sim, através da direção de Deus nas nossas vidas. E o que Deus tem prá fazer nas nossas vidas, não depende de nada, a não ser dEle e da nossa disposição em nos posicionarmos para vivermos essa realização. Mordecai, seu primo, era alguém que tinha visão de Deus e que enxergava o que Deus poderia realizar na vida de Ester. Entretanto, Satanás, de maneira ardilosa, cria barreiras para nos impedir de vivermos o futuro preparado por Deus.

DUAS BARREIRAS QUE PRECISAM SER VENCIDAS PARA QUE VIVAMOS O ENCONTRO DE ESTER – O FUTURO QUE DEUS NOS PREPAROU:

1) A BARREIRA DO EU – Rm 8.15“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” – Essa é a barreira daquilo que muitas vezes, nós colocamos como limitações, fazendo com que não enxerguemos a nossa real condição, mas nos enxergando como escravos. Deus não nos criou para sermos escravos, mas o nosso eu carnal quer nos induzir a isso. Muitas vezes nos tornamos escravos de opiniões, de complexos, de uma personalidade distorcida, que nos impedem de vivermos o grande de Deus. Mordecai começou a desenvolver em Ester uma mentalidade livre, e esse é o caminho de vitória sobre nosso eu.

2) A BARREIRA DA OPOSIÇÃO ESPIRITUAL – Ef 6.12 ”porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” – Quantas vezes que simplesmente uma palavra nos abateu, ou um sentimento de insegurança veio sobre nós? É a oposição espiritual que se manifesta muitas vezes até por pessoas queridas e próximas. Gastamos as nossas forças lutando contra pessoas, instituições e coisas e não entendemos que a batalha é puramente espiritual.

PARA VIVERMOS O ENCONTRO DE ESTER É PRECISO:

1) SERMOS LIVRES EM JESUS CRISTORm 8.1“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” - É saber que somos o que somos e temos o que temos, segundo a vontade de Deus –– Não somos o que a lei da carne diz, mas somos livres em Jesus Cristo, tendo ou não tendo! Quando eu não entendo isso, uma simples palavra já me desanima – Gl 5.1 – “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.”

2) RECEBER O PODER DO DESAFIO – I Co 10.13“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” - Essa é uma característica forte que vai nos diferenciar no nosso dia a dia! Somos por excelência, acomodados e não queremos resolver a nossa vida, mas queremos achar um lugar de descanso. Não queremos o desafio, mas sim desfrutar do beneficio. Entretanto, é notório que ninguém consegue nada de braços cruzados. A benção é daquele que busca! E quanto maior o desafio, maior a recompensa.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE LUTA, DIFICULDADE E DESAFIO:

a. Luta é brigar, quebrar a cara – tem gente que é um ótimo atacante, mas um péssimo estrategista. Sai dando soco prá todo lado, sem objetivo;

b. Dificuldade – processo onde não se consegue prevalecer, vive-se patinando;

c. Desafio – aquilo que pode, nas minhas mãos resolver todas as coisas.

O grande problema é que no meio do processo do desafio, escolhemos nos tornar tímidos e coitados. Quem pensa dessa maneira, se esquiva do desafio, da oportunidade. Imagine se Mordecai se enxergasse, a ele e a Ester como escravos? Mordecai viu no desafio, a grande oportunidade de mudar a história não apenas de Ester, mas também a sua e de todo um povo! Quando Deus te der uma oportunidade e o plano for ousado, saiba que somente depende de você o sucesso!

TRÊS DICAS PRÁTICAS PARA SE TER SUCESSO DIANTE DOS DESAFIOS:

a. Não reclame, mas lute! Deus tem algo grande te esperando lá na frente - Lc 1.37“Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.”

b. Não ouça o conselho do derrotado, mas aceite o risco do desafio. Você não corre risco, você vive Rm 8.28“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

c. Faça o teu positivismo se manifestar diante das oportunidades! Seja ousado – Tm 1.7“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”

3) FAÇA USO DA ESTRATÉGIA SEGMENTADA – I Co 9.22 – Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.” – Queremos nos apresentar ao mercado de trabalho e queremos abraçar tudo de uma vez só. Achamos que Deus tem passes de mágica, ou coisa parecida, mas Deus, apesar de ser ilógico para mente humana, trabalha com passos e detalhes. Saber diferenciar situações é chave de sucesso no mercado. Foi isso que Paulo fez, foi isso que Ester fez. Ela nascera escrava, mas agora era a hora de se portar como rainha! Et 2.10“Ester não havia declarado o seu povo nem a sua linhagem, pois Mordecai lhe ordenara que o não declarasse.”

TRÊS PASSOS PARA SERMOS ESTRATÉGICOS COMO ESTER

a. APRENDA A CONTROLAR AS TUAS EMOÇÕES – Tenha domínio próprio e guarde a tua boca;

b. SEJA UMA PESSOA TEMPERADA – Saiba que a tua hora vai chegar. Mingau se come pelas beiradas;

c. DESEJE AUTORIDADE PARA CONQUISTAR O FUTURO – Et 4.10 – Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.” – Quem tem autoridade assume o risco hoje que determina o futuro amanhã. A omissão não pode ter espaço na tua vida profissional. Chame para si a responsabilidade!

AS SETE BÊNÇÃOS DO ENCONTRO DE ESTER, O ENCONTRO QUE TRANSFORMA O NOSSO FUTURO:

1. DEUS TE DARÁ A GRAÇA DE ESTER. VOCÊ VAI ATRAIR A BENÇÃO DE DEUS

2. O SENHOR MUDARÁ A TUA HISTÓRIA. O IMPOSSIVEL VAI ACONTECER

3. DEUS JÁ TEM UM GRANDE LIVRAMENTO PREPARADO PARA VOCÊ

4. VOCÊ EXERCERÁ O TEU DIREITO DE LUTAR

5. VOCÊ VAI TRANSPIRAR AUTORIDADE. DEUS ESTÁ TE DANDO AUTORIDADE SOBRE O TEU FUTURO

6. DEUS TE DARÁ TRIUNFO SOBRE TODA SENTENÇA QUE O INIMIGO LEVANTOU CONTRA VOCÊ

7. HAVERÁ ALEGRIA, FELICIDADE, REGOZIJO E HONRA!

DECLARE COM FÉ:

“Senhor meu Deus, hoje eu recebo as bênçãos do encontro de Ester. Tudo aquilo que me escravizava, eu rejeito agora! A partir de hoje, eu me preparo para reinar. Eu recebo hoje o poder de Ester. Me limpo, na minha vida, de toda mente de escravo e de todo comportamento inadequado! Eu tenho a graça de Deus, pois hoje, o Senhor muda a minha sorte, desfazendo toda sentença e transformando o meu Pur em Purim. Eu recebo essa porção e essa palavra! Espírito Santo de Deus, hoje eu me libero, debaixo dessa palavra, de toda escravidão da minha alma. Recebo hoje autoridade e declaro – essa autoridade está determinando um novo tempo em todas as áreas da minha vida, em nome de Jesus! A minha vida, nunca mais será a mesma. Hoje o senhor alegra o meu coração e me enche de esperança! Não serei envergonhado, mas saio daqui como Ester, debaixo do envio para conquistar, para trabalhar pela prosperidade da minha família! Deus hoje já estabeleceu a minha vitória, em nome do Senhor Jesus, amém e amém!”

Esperando por Inspiração

Chuck Close disse certa vez: “Inspiração é para amadores ‒ o restante de nós simplesmente se apresenta e trabalha.”  Seguindo a mesma linha Tchaikovsky fez a seguinte observação: “Um artista digno não pode cruzar as mãos pretextando que não está com disposição.”  O poeta E. B. White expressou a mesma ideia da seguinte forma: “Um escritor que espera por condições ideais para trabalhar vai morrer sem ter escrito uma única palavra.” 

O consenso entre os diversos personagens criativos é que no longo prazo, transpiração é mais importante do que inspiração. O escritor de cinema Neil Gaiman apresentou uma perspectiva útil acerca de escrever, no Nerdist Podcast (N.T.: Nerdist Poadcast é um programa semanal de entrevistas na TV americana). Falando sobre a necessidade que um romancista tem de ser coerente, ele disse: “Você tem que fazer o melhor uso de suas palavras todos os dias e essas palavras não estão à sua espera. Você tem que escrever quer se sinta ‘inspirado’ ou não. E o mais estranho é que daqui a seis meses, olhando retrospectivamente, você não será capaz de se lembrar que cenas você escreveu estando inspirado e que cenas escreveu simplesmente porque elas precisavam ser escritas.”

O que isso tem a ver com o mercado de trabalho? Na verdade, muita coisa. No trabalho, precisamos resistir à tentação de esperar por inspiração para fazer uma ligação de vendas, desenvolver uma estratégia eficiente para expandir os negócios ou completar o projeto adiado por tempo demais. Não esperamos que chegue o momento em que nos sentiremos bem para fazer algo certo: simplesmente precisamos fazer o certo hoje e todos os dias, quer nos sintamos inspirados ou não.  

Há alguma coisa que você vem adiando desnecessariamente enquanto espera por inspiração? Tente transpiração e não espere por inspiração. Ponha de lado sua pouca vontade de fazer a tarefa que está à mão. Nas palavras de um conhecido slogan de marketing, “Simplesmente faça”. Em seis meses, ou pelo restante da eternidade, não terá a menor importância o quão inspirado você se sentia naquele momento. Somente importará o fato de você ter feito o que precisava ser feito. Vejamos algumas perspectivas úteis extraídas da Bíblia:

Inércia pode resultar da desobediência. Na física, inércia é definida como “falta de movimento ou atividade especialmente quando são desejados ou necessários”. Podemos dourar a pílula pela nossa falta de ação chamando-a de procrastinação, mas a Bíblia emprega outro termo: “Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz” (Tiago 4.17). Esperar por inspiração e não agir quando necessário é pecado. 

Quando tiver algo que precisa ser feito, faça-o. Quando se apresentar oportunidade para fazer alguma coisa, esteja disposto a fazê-la. Pode não surgir outra chance. “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9.10).

Entre em ação com a motivação correta. Importa não somente o que devemos fazer, mas também porque o fazemos e para quem. “O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas” (Colossenses 3.23).

por D. Barry Weir

Próxima semana tem mais!


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O ENCONTRO DE DANIEL

“No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou. O Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e alguns dos utensílios da Casa de Deus; a estes, levou-os para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e os pôs na casa do tesouro do seu deus. Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres,  jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus. Determinou-lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, ao cabo dos quais assistiriam diante do rei. Entre eles, se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego. Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos. Disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; por que, pois, veria ele o vosso rosto mais abatido do que o dos outros jovens da vossa idade? Assim, poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei. Então, disse Daniel ao cozinheiro-chefe, a quem o chefe dos eunucos havia encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber. Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a dos jovens que comem das finas iguarias do rei; e, segundo vires, age com os teus servos. Ele atendeu e os experimentou dez dias. No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei. Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes. Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos. Vencido o tempo determinado pelo rei para que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe à presença de Nabucodonosor. Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino”. - Dn 1.1-20

Ao lermos a história de Daniel, precisamos avaliar a situação e o ambiente em que ele foi colocado. Jerusalém fôra sitiada e seus príncipes, entre eles Daniel e seus amigos, foram levados cativos. Daniel era um príncipe, um homem preparado, e o Inimigo tentava descaracteriza-lo, através dessa ação. Quando Daniel chega na Babilônia, ele passa por uma tentativa de influência cultural e espiritual, o que representa a ação do mundo nas nossas vidas nos dias de hoje. Entretanto Daniel tinha uma personalidade espiritual, ele sabia quem ele era. Aquele que não tem uma personalidade espiritual, acaba sendo influenciado pelos costumes da terra. Deus quer nos projetar, nos habilitando e manifestando Sua glória em nossas vidas. Daniel poderia ter se tornado alguém depressivo, pois agora, ele passava por uma condição escravizante. Um dia ele era príncipe, no outro dia ele era escravo. São situações como essa que nos fazem ficarmos prostrados, paralisados e desanimados. Entretanto, Daniel transformou seu encontro com a adversidade, no seu encontro com o sucesso. Ele aprendeu com a luta, sabendo que Deus era poderoso para transformar a adversidade em sucesso. O encontro de Daniel é o encontro daquele que consegue, em Deus, transformar situações.

PARA VIVER O ENCONTRO DE DANIEL, O ENCONTRO QUE TRANSFORMA A ADVERSIDADE EM SUCESSO É PRECISO:

SABER ENCONTRAR-SE COM A ADVERSIDADEJo 16.33“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Precisamos ter o entendimento que o sucesso passa pelo caminho da adversidade. Queremos o sucesso, mas quando a adversidade vem, nos desesperamos. Um homem de sucesso precisa estar preparado para se encontrar com a adversidade, sabendo que após vencermos a adversidade, Deus sempre tem um patamar superior para as nossas vidas. Declare com fé: “Essa adversidade não é para me derrotar, me vencer ou me envergonhar, mas para que eu tenha uma experiência com o sucesso. Deus não me dá uma luta maior do que aquela que eu possa suportar. Com o meu Deus, eu salto muralhas!”

SABER ENCONTRAR-SE COM TODA SORTE DE OPOSIÇÕES – Nossa tendência humana é buscarmos uma unanimidade, pois não gostamos de ser questionados, por aquilo que pensamos ou acreditamos. Entretanto, um homem de sucesso precisa ter opinião própria, o que vai gerar muitas vezes, oposições. Daniel encontrou seus opositores, gente que apenas não pensava diferente dele, mas que queria fazer também a cabeça dele. Saber encontrar-se com as oposições é saber que elas existirão e não abrirmos concessões, sustentando aquilo que é a nossa posição. Você não vai se ajustar às manipulações do mercado, pois quem se ajusta, não faz a diferença, não se sobressai. As oposições virão e com elas o nosso sucesso, pois na nossa convicção, venceremos cada uma das oposições. A nossa convicção é a nossa fé, e a nossa convicção ela vence o mundo!

ENTENDER QUE TUDO É UM ENCONTRO COM AS NOSSAS OPORTUNIDADES – No teu dia a dia você tem duas opções – enxergar problemas ou oportunidades. Quem enxerga problemas se torna alguém problemático, mas quem tem oportunidades, se torna vitorioso. Esse problema que você está enfrentando é a grande oportunidade de Deus para você ter sucesso. Nossa cultura nos faz enxergar que todas as situações de luta vem do Diabo para nos derrotar. A nossa verdade é Rm 8.37‘Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Deus está nos colocando, através desse encontro, numa dimensão superior!

TRÊS AÇÕES PRÁTICAS PARA VIVERMOS O ENCONTRO DE DANIEL:

NÃO SE CONTAMINE Dn 1.8“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.” Você é diferente, mesmo em meio a um mercado corrupto. Você é homem de convicções. Não deseje o que o mundo deseja, pois Deus tem coisas melhores para você. Para não se contaminar é preciso:

Não se adaptar à corrupção humana;

Ser limpo de toda prática errada – o erro continuado se torna iniquidade, que é algo abominável a Deus. Limpe-se!;

Viver para agradar a Deus – o importante é agradar a Deus e não aos homens.

NÃO SEJA LIMITADO, MAS MULTIPLIQUE O TEU POTENCIAL – O mercado procura gente boa e você é aquele que tem esse potencial dentro de você! Multiplique-se! Quando Daniel se posicionou, se achou em Daniel um potencial 10 vezes maior que o da sua concorrência!

FAÇA O TEU MELHOR, INDEPENDENTE DO MOMENTO QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO – Não se deixe limitar por situações passageiras. A luta é passageira, mas a benção de Deus é eterna.

AS SETE BÊNÇÃOS DO ENCONTRO DE DANIEL. TRANSFORMANDO AS ADVERSIDADES EM SUCESSO:

VOCÊ NÃO SERÁ MAIS QUALQUER UM DESTAQUE - Deus te fará diferenciado e te dará gosto pelo sucesso.

VOCÊ SERÁ UM POTENCIAL DE RESULTADOS – Em você haverá mais resultados do que em toda a tua concorrência juntos;

DEUS TE DARÁ O RACIOCINIO DO ESPIRITO SANTO – Solução de enigmas e situações, aos olhos humanos, insolvíveis;

DEUS TE DARÁ VITÓRIA SOBRE TODO MEDO E INIBIÇÃO; Você não será dominado pelas tuas emoções;

DEUS REALIZARÁ O IMPOSSIVEL NA TUA VIDA – O escravo foi transformado em poderoso governante;

DEUS TE PROSPERARÁ INDEPENDENTE DO LUGAR ONDE VOCÊ ESTIVER – Dimensão Superior;

DEUS TE COLOCARÁ ACIMA DOS GRANDES DA TERRA – Dn 6.28 – Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.” – Os grandes reis da história passaram, mas o servo de Deus permaneceu!

DECLARE COM FÉ:

“Deus de poder, eu recebo hoje a capacitação que havia em Daniel! Eu recebo hoje a certeza de que o meu Deus não se esqueceu de mim! Venço hoje toda ação da minha carne. Venço a inibição, as oposições e problemas. Hoje eu entendi que tudo coopera para o meu bem, inclusive os problemas que eu vivia. Hoje, Deus transforma minha visão e eu passo a enxergar o problema como uma grande oportunidade. Sou vencedor, pois tenho a capacitação de Deus para superar as adversidades! Tomo hoje firmemente o propósito de não me contaminar! A mente carnal não vai me contaminar, o pecado e a corrupção não vão me contaminar. O medo coletivo do mercado não vai me contaminar. Hoje eu venço toda limitação e saio daqui para multiplicar o meu potencial. Vou me preparar e quando as oportunidades chegarem, estarei pronto para viver o grande do Senhor meu Deus! Eu recebo as bênçãos do encontro de Daniel – terei destaque, serei um potencial de resultados, pois eu tenho o raciocínio do Espírito Santo. Venço hoje todo medo e inibição, a carne não me domina. O Deus do Impossível não desistiu de mim, por isso, prosperarei aonde quer que eu vá! Saio daqui hoje, para viver essa palavra, para transformar meus encontros de adversidades em grandes encontros de oportunidades e prosperidade, em nome de Jesus, amém e amém!”