domingo, 28 de setembro de 2014

A necessidade da correção aos filhos…

Os abusos e violências que alguns pais cometem são de estarrecer. É bom que se ressalte que a mídia, muitas vezes, julga negativamente os pais, sem maiores apurações, querendo insinuar que qualquer disciplina corretiva, que seja aplicada fisicamente, é reprovável.

A disciplina física é recomendada na Bíblia, mas sem dúvida deve ser feita com moderação e amor. O que deve levar a prática da disciplina é a transgressão, e não a raiva pelo ato. Espancamento nunca. Mas uma leve palmada no lugar apropriado não é inadequada.

A própria Bíblia afirma que Deus disciplina seus filhos, e isto mostra que Ele de fato os trata como filhos, mas não como bastardos. Jesus no sermão do monte fala que o pai terreno, mesmo que não falhe, e cumpra seu dever, dando boas dádivas aos seus filhos, ainda assim, seria considerado mau, comparado ao Pai Celestial. Portanto, se o Pai Perfeito disciplina, devemos também disciplinar.

Agora é bom, que se escreva a disciplina não envolve somente a punição, que poderíamos chamar de corretiva. Mas há a disciplina preventiva, que seria o ensino e a educação em si. A palavra disciplina está ligada a palavra discípulo. O filho também deve ser um discípulo do Pai, que recebe a instrução, exemplo, e a doutrina para ter uma vida bem sucedida. Pais que disciplinam seus filhos fisicamente, mas antes, não ensinam o caminho correto e nem dão o exemplo disso, estão em incoerência. A disciplina preventiva deve vir antes da corretiva. Se o filho não foi antes instruído como discipliná-lo de uma forma mais eficiente? Também não pensemos que toda disciplina corretiva deva passar pelo castigo físico, não há outras formas, como, por exemplo, o famoso “pito”, o “chamar atenção”, ou ainda, por exemplo a privação de algo que se goste etc.

A criança quando é disciplinada com moderação e amor, tem a tristeza inicial pela disciplina, mas depois se sente segura, porque percebe a solidez do amor do pai que coloca limites. Filho sem limites é uma vergonha para os pais e certamente será um adulto complicado e emaranhado na insegurança por ter sido criado sem freio.

Paulo traz uma recomendação importante aos pais, que é de não provocar a ira dos seus filhos. Não se deve amargurar o filho e nem incutir o ódio neles. Por isto a disciplina precisa ser justa e nunca aplicada com raiva. Havendo mais de um filho ambos tem que ser criado de igual forma. A preferência de um em relação ao outro, incute a rivalidade nos irmãos, que pode levar a uma rixa mais séria.

A disciplina é tão importante porque ensina aos filhos os limites. No caso de pais cristãos, os limites estão na Bíblia, que é o nosso GPS. Os limites são para o bem e não para o mal. Ser verdadeiramente livre não é ceder aos desejos carnais pecaminosos, mas ser livre é viver sendo dirigido pelo Espírito Santo, pois na Bíblia está escrito: onde o Espírito está há verdadeira liberdade.

Encerro meu pensamento citando o livro da Sabedoria, chamado Provérbios no capítulo 3 versos 1 a 4:

1 FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.

2 Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.

3 Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.

4 E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, amigo nosso do RJ)

Nenhum comentário: