segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O ENCONTRO DE ESTER

“Passadas estas coisas, e apaziguado já o furor do rei Assuero, lembrou-se de Vasti, e do que ela fizera, e do que se tinha decretado contra ela. Então, disseram os jovens do rei, que lhe serviam: Tragam-se moças para o rei, virgens de boa aparência e formosura. Ponha o rei comissários em todas as províncias do seu reino, que reúnam todas as moças virgens, de boa aparência e formosura, na cidadela de Susã, na casa das mulheres, sob as vistas de Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres, e dêem-se-lhes os seus ungüentos. A moça que cair no agrado do rei, essa reine em lugar de Vasti. Com isto concordou o rei, e assim se fez. Ora, na cidadela de Susã havia certo homem judeu, benjamita, chamado Mordecai, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, que fora transportado de Jerusalém com os exilados que foram deportados com Jeconias, rei de Judá, a quem Nabucodonosor, rei da Babilônia, havia transportado. Ele criara a Hadassa, que é Ester, filha de seu tio, a qual não tinha pai nem mãe; e era jovem bela, de boa aparência e formosura. Tendo-lhe morrido o pai e a mãe, Mordecai a tomara por filha. Em se divulgando, pois, o mandado do rei e a sua lei, ao serem ajuntadas muitas moças na cidadela de Susã, sob as vistas de Hegai, levaram também Ester à casa do rei, sob os cuidados de Hegai, guarda das mulheres. A moça lhe pareceu formosa e alcançou favor perante ele; pelo que se apressou em dar-lhe os ungüentos e os devidos alimentos, como também sete jovens escolhidas da casa do rei; e a fez passar com as suas jovens para os melhores aposentos da casa das mulheres”. - Et 2.1-9

O encontro de Ester é o encontro com o futuro! O Senhor te escolheu para que você tenha frutos e tenha um futuro de sucesso! Ester tinha uma constituição – ela nascera para ser rainha. Entretanto, ela não nascera rainha, mas sim escrava. E a nossa pergunta é – como alguém que nasceu escrava pode se tornar rainha? Isso é possível sim, através da direção de Deus nas nossas vidas. E o que Deus tem prá fazer nas nossas vidas, não depende de nada, a não ser dEle e da nossa disposição em nos posicionarmos para vivermos essa realização. Mordecai, seu primo, era alguém que tinha visão de Deus e que enxergava o que Deus poderia realizar na vida de Ester. Entretanto, Satanás, de maneira ardilosa, cria barreiras para nos impedir de vivermos o futuro preparado por Deus.

DUAS BARREIRAS QUE PRECISAM SER VENCIDAS PARA QUE VIVAMOS O ENCONTRO DE ESTER – O FUTURO QUE DEUS NOS PREPAROU:

1) A BARREIRA DO EU – Rm 8.15“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” – Essa é a barreira daquilo que muitas vezes, nós colocamos como limitações, fazendo com que não enxerguemos a nossa real condição, mas nos enxergando como escravos. Deus não nos criou para sermos escravos, mas o nosso eu carnal quer nos induzir a isso. Muitas vezes nos tornamos escravos de opiniões, de complexos, de uma personalidade distorcida, que nos impedem de vivermos o grande de Deus. Mordecai começou a desenvolver em Ester uma mentalidade livre, e esse é o caminho de vitória sobre nosso eu.

2) A BARREIRA DA OPOSIÇÃO ESPIRITUAL – Ef 6.12 ”porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” – Quantas vezes que simplesmente uma palavra nos abateu, ou um sentimento de insegurança veio sobre nós? É a oposição espiritual que se manifesta muitas vezes até por pessoas queridas e próximas. Gastamos as nossas forças lutando contra pessoas, instituições e coisas e não entendemos que a batalha é puramente espiritual.

PARA VIVERMOS O ENCONTRO DE ESTER É PRECISO:

1) SERMOS LIVRES EM JESUS CRISTORm 8.1“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” - É saber que somos o que somos e temos o que temos, segundo a vontade de Deus –– Não somos o que a lei da carne diz, mas somos livres em Jesus Cristo, tendo ou não tendo! Quando eu não entendo isso, uma simples palavra já me desanima – Gl 5.1 – “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.”

2) RECEBER O PODER DO DESAFIO – I Co 10.13“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” - Essa é uma característica forte que vai nos diferenciar no nosso dia a dia! Somos por excelência, acomodados e não queremos resolver a nossa vida, mas queremos achar um lugar de descanso. Não queremos o desafio, mas sim desfrutar do beneficio. Entretanto, é notório que ninguém consegue nada de braços cruzados. A benção é daquele que busca! E quanto maior o desafio, maior a recompensa.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE LUTA, DIFICULDADE E DESAFIO:

a. Luta é brigar, quebrar a cara – tem gente que é um ótimo atacante, mas um péssimo estrategista. Sai dando soco prá todo lado, sem objetivo;

b. Dificuldade – processo onde não se consegue prevalecer, vive-se patinando;

c. Desafio – aquilo que pode, nas minhas mãos resolver todas as coisas.

O grande problema é que no meio do processo do desafio, escolhemos nos tornar tímidos e coitados. Quem pensa dessa maneira, se esquiva do desafio, da oportunidade. Imagine se Mordecai se enxergasse, a ele e a Ester como escravos? Mordecai viu no desafio, a grande oportunidade de mudar a história não apenas de Ester, mas também a sua e de todo um povo! Quando Deus te der uma oportunidade e o plano for ousado, saiba que somente depende de você o sucesso!

TRÊS DICAS PRÁTICAS PARA SE TER SUCESSO DIANTE DOS DESAFIOS:

a. Não reclame, mas lute! Deus tem algo grande te esperando lá na frente - Lc 1.37“Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.”

b. Não ouça o conselho do derrotado, mas aceite o risco do desafio. Você não corre risco, você vive Rm 8.28“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

c. Faça o teu positivismo se manifestar diante das oportunidades! Seja ousado – Tm 1.7“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”

3) FAÇA USO DA ESTRATÉGIA SEGMENTADA – I Co 9.22 – Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.” – Queremos nos apresentar ao mercado de trabalho e queremos abraçar tudo de uma vez só. Achamos que Deus tem passes de mágica, ou coisa parecida, mas Deus, apesar de ser ilógico para mente humana, trabalha com passos e detalhes. Saber diferenciar situações é chave de sucesso no mercado. Foi isso que Paulo fez, foi isso que Ester fez. Ela nascera escrava, mas agora era a hora de se portar como rainha! Et 2.10“Ester não havia declarado o seu povo nem a sua linhagem, pois Mordecai lhe ordenara que o não declarasse.”

TRÊS PASSOS PARA SERMOS ESTRATÉGICOS COMO ESTER

a. APRENDA A CONTROLAR AS TUAS EMOÇÕES – Tenha domínio próprio e guarde a tua boca;

b. SEJA UMA PESSOA TEMPERADA – Saiba que a tua hora vai chegar. Mingau se come pelas beiradas;

c. DESEJE AUTORIDADE PARA CONQUISTAR O FUTURO – Et 4.10 – Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.” – Quem tem autoridade assume o risco hoje que determina o futuro amanhã. A omissão não pode ter espaço na tua vida profissional. Chame para si a responsabilidade!

AS SETE BÊNÇÃOS DO ENCONTRO DE ESTER, O ENCONTRO QUE TRANSFORMA O NOSSO FUTURO:

1. DEUS TE DARÁ A GRAÇA DE ESTER. VOCÊ VAI ATRAIR A BENÇÃO DE DEUS

2. O SENHOR MUDARÁ A TUA HISTÓRIA. O IMPOSSIVEL VAI ACONTECER

3. DEUS JÁ TEM UM GRANDE LIVRAMENTO PREPARADO PARA VOCÊ

4. VOCÊ EXERCERÁ O TEU DIREITO DE LUTAR

5. VOCÊ VAI TRANSPIRAR AUTORIDADE. DEUS ESTÁ TE DANDO AUTORIDADE SOBRE O TEU FUTURO

6. DEUS TE DARÁ TRIUNFO SOBRE TODA SENTENÇA QUE O INIMIGO LEVANTOU CONTRA VOCÊ

7. HAVERÁ ALEGRIA, FELICIDADE, REGOZIJO E HONRA!

DECLARE COM FÉ:

“Senhor meu Deus, hoje eu recebo as bênçãos do encontro de Ester. Tudo aquilo que me escravizava, eu rejeito agora! A partir de hoje, eu me preparo para reinar. Eu recebo hoje o poder de Ester. Me limpo, na minha vida, de toda mente de escravo e de todo comportamento inadequado! Eu tenho a graça de Deus, pois hoje, o Senhor muda a minha sorte, desfazendo toda sentença e transformando o meu Pur em Purim. Eu recebo essa porção e essa palavra! Espírito Santo de Deus, hoje eu me libero, debaixo dessa palavra, de toda escravidão da minha alma. Recebo hoje autoridade e declaro – essa autoridade está determinando um novo tempo em todas as áreas da minha vida, em nome de Jesus! A minha vida, nunca mais será a mesma. Hoje o senhor alegra o meu coração e me enche de esperança! Não serei envergonhado, mas saio daqui como Ester, debaixo do envio para conquistar, para trabalhar pela prosperidade da minha família! Deus hoje já estabeleceu a minha vitória, em nome do Senhor Jesus, amém e amém!”

Nenhum comentário: