2 Rs 4.8-1 – “Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer. Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali. Um dia, vindo ele para ali, retirou-se para o quarto e se deitou.”
O segredo da nossa prosperidade é sermos guiados pelo mover do Espírito Santo de Deus. Quando somos guiados pelo Espírito Santo, somos direcionados para que as bênçãos de Deus se viabilizem nas nossas vidas. Nesse texto, vemos uma mulher que morava na Região de Suném, mulher esta que se importava com a obra de Deus. Ela se importava tanto ao ponto de reparar que Eliseu era um santo homem de Deus. Ela se importava com a obra de Deus e consequentemente, se importava com as necessidades também do profeta. Nós, muitas vezes, somos abençoados, estamos na Igreja e desfrutamos das bênçãos que a obra de Deus nos proporciona, mas um detalhe importante: nós não temos a preocupação com as necessidades da obra!
E o interessante era que a mulher se preocupava com as necessidades profundas do profeta. Ela não se preocupou simplesmente com a alimentação dele, mas sim com sua estadia, com sua hospedagem. Ela disse ao marido: “vamos construir um quarto para ele, obra de pedreiro.” Eu gosto muito demais destas traduções da palavra... Obra de pedreiro quer dizer algo bem feito, nada provisório, mas realmente uma edificação decente! Ela fez o seu melhor e deu ao profeta não apenas um quarto, mas também colocou ali além da cama, uma mesa, cadeira, um candeeiro, montou um escritório para Eliseu! O profeta foi abençoado com a oferta daquela mulher.
A palavra nos fala que aquela mulher era uma mulher rica. Entretanto, aquela mulher não sabia o que estava para acontecer a ela, pois ela não iria continuar rica a vida inteira, mas iria enfrentar um período de grandes dificuldades e adversidades. Nós precisamos aprender a nos preparar para tempos difíceis! A nossa oferta nos habilita a vencermos a adversidade!
Por causa daquela oferta, a mulher sunamita recebeu três poderosos milagres! Essa unção está sobre a nossa vida, e por conta da nossa fidelidade, da nossa preocupação com a obra, Deus também nos honrará!
1ª. BÊNÇÃO – VOCÊ VAI VIVER OS TEUS SONHOS – II Rs 4.12-17 - Vamos observar um aspecto interessante na vida daquela mulher – mesmo ela sendo rica, ela era uma mulher desiludida, alguém que b=havia perdido a esperança nos seus sonhos: ela não tinha filhos! Quando o profeta pergunta para ela o que ela precisava, ela simplesmente disse que não precisava de nada... por que? Porque perdera a esperança de sonhar. E o profeta, em gratidão a ela, libera uma palavra de benção no versículo 16 - “disse o profeta, por este tempo, daqui a 01 ano, abraçarás um filho”, ela disse “não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.” Ela já não esperava mais, ela já tinha tentado tantas coisas, ela estava tão desiludida em ter um filho, que ela já não desejava mais! Entenda uma coisa: para Deus não existem casos fechados, Deus sempre tem uma porta de livramento na hora certa e no tempo certo!
O profeta disse: “Você me abençoou e daqui a um ano, você vai pegar um filho no colo!” E aquela mulher recebeu aquela palavra. Depois de um ano ela estava com o filho nos braços porque a palavra do profeta se cumpriu poderosamente, então o Senhor deu o sonho à ela. Por causa da tua fidelidade, Deus te dará os teus sonhos! Pode ser até que você pode esteja desiludido, ou desiludida, mas eu estou dizendo, quando você tem um memorial no altar de Deus, o Senhor te dá o sonho, e esse é o tempo de você viver o teu sonho!
2ª. BÊNÇÃO – OS TEUS SONHOS NÃO VÃO MORRER – II Rs 4.18-19 e 35-37 - O menino nasceu, mas um dia, ele passa mal de manhã e ao meio dia, estava morto. O que aquela mulher faz? Ela vai correndo aonde ela sabia que ela tinha uma habilitação, ela vai ao homem ao qual ela tinha dado uma oferta, aquele homem que era um profeta de Deus que ela havia reconhecido, e conta a ele o seu problema – “o meu filho morreu!” e no versículo 35 o profeta ora pelo menino e ele ressuscita! Eu quero declarar que a bênção da ressurreição está sobre a tua vida! O Inferno não matará os teus sonhos, e ainda que isso tenho acontecido, a ressurreição virá!
3ª. BÊNÇÃO – O SENHOR TE HONRARÁ COM A RESTITUIÇÃO – II Rs 8.4-6 - Aquela mulher era rica, mas veio um tempo de crise e fome sobre a terra onde ela morava. E o profeta que ela havia abençoado, libera uma palavra sobre a vida dela: “saia da tua terra e vá para a terra vizinha”. Ela obedece e quando volta para a sua terra, viu que havia perdido tudo o que era seu. Como eu posso obedecer ao profeta e perder tudo o que eu tenho, deve ter pensado ela?? Entretanto, Deus tinha um propósito maior em toda aquela situação! Quando a mulher volta e vai reclamar com o rei, ela chega no exato momento em que Geazi está contado do testemunho dela, testemunho que foi gerado por uma oferta! A tua restituição vem pela tua oferta no altar. Declare com fé: “Eu terei de volta tudo o que era meu.”
Levante a tua mão e diga: “Senhor, me dá sensibilidade em relação às necessidades da tua obra. Senhor me ensina a crer e confiar, pois nesta noite eu declaro que vou viver as bênçãos da sunamita em nome de Jesus!” Aquela mulher semeou em uma terra fértil, e se habilitou a viver uma colheita a a 30, a 60, a 100 por um!
Deus está fazendo a obra, e eu quero declarar sobre você: - a benção da sunamita está sobre você, sobre a tua casa, sobre a tua família! Aquela mulher era rica, e ela não sabia o que iria enfrentar, mas no dia da sua prosperidade ela foi fiel, e no dia da sua necessidade Deus não lhe abandonou! Quando você é fiel ao Senhor, aconteça o que acontecer a fidelidade Dele não passará de da tua vida, em nome de Jesus!
Um comentário:
Uma benção! A observância do assunto geral da história dessa mulher.
Postar um comentário