segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O ENCONTRO DE DANIEL

“No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou. O Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e alguns dos utensílios da Casa de Deus; a estes, levou-os para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e os pôs na casa do tesouro do seu deus. Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres,  jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus. Determinou-lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, ao cabo dos quais assistiriam diante do rei. Entre eles, se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego. Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos. Disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; por que, pois, veria ele o vosso rosto mais abatido do que o dos outros jovens da vossa idade? Assim, poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei. Então, disse Daniel ao cozinheiro-chefe, a quem o chefe dos eunucos havia encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber. Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a dos jovens que comem das finas iguarias do rei; e, segundo vires, age com os teus servos. Ele atendeu e os experimentou dez dias. No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei. Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes. Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos. Vencido o tempo determinado pelo rei para que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe à presença de Nabucodonosor. Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino”. - Dn 1.1-20

Ao lermos a história de Daniel, precisamos avaliar a situação e o ambiente em que ele foi colocado. Jerusalém fôra sitiada e seus príncipes, entre eles Daniel e seus amigos, foram levados cativos. Daniel era um príncipe, um homem preparado, e o Inimigo tentava descaracteriza-lo, através dessa ação. Quando Daniel chega na Babilônia, ele passa por uma tentativa de influência cultural e espiritual, o que representa a ação do mundo nas nossas vidas nos dias de hoje. Entretanto Daniel tinha uma personalidade espiritual, ele sabia quem ele era. Aquele que não tem uma personalidade espiritual, acaba sendo influenciado pelos costumes da terra. Deus quer nos projetar, nos habilitando e manifestando Sua glória em nossas vidas. Daniel poderia ter se tornado alguém depressivo, pois agora, ele passava por uma condição escravizante. Um dia ele era príncipe, no outro dia ele era escravo. São situações como essa que nos fazem ficarmos prostrados, paralisados e desanimados. Entretanto, Daniel transformou seu encontro com a adversidade, no seu encontro com o sucesso. Ele aprendeu com a luta, sabendo que Deus era poderoso para transformar a adversidade em sucesso. O encontro de Daniel é o encontro daquele que consegue, em Deus, transformar situações.

PARA VIVER O ENCONTRO DE DANIEL, O ENCONTRO QUE TRANSFORMA A ADVERSIDADE EM SUCESSO É PRECISO:

SABER ENCONTRAR-SE COM A ADVERSIDADEJo 16.33“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Precisamos ter o entendimento que o sucesso passa pelo caminho da adversidade. Queremos o sucesso, mas quando a adversidade vem, nos desesperamos. Um homem de sucesso precisa estar preparado para se encontrar com a adversidade, sabendo que após vencermos a adversidade, Deus sempre tem um patamar superior para as nossas vidas. Declare com fé: “Essa adversidade não é para me derrotar, me vencer ou me envergonhar, mas para que eu tenha uma experiência com o sucesso. Deus não me dá uma luta maior do que aquela que eu possa suportar. Com o meu Deus, eu salto muralhas!”

SABER ENCONTRAR-SE COM TODA SORTE DE OPOSIÇÕES – Nossa tendência humana é buscarmos uma unanimidade, pois não gostamos de ser questionados, por aquilo que pensamos ou acreditamos. Entretanto, um homem de sucesso precisa ter opinião própria, o que vai gerar muitas vezes, oposições. Daniel encontrou seus opositores, gente que apenas não pensava diferente dele, mas que queria fazer também a cabeça dele. Saber encontrar-se com as oposições é saber que elas existirão e não abrirmos concessões, sustentando aquilo que é a nossa posição. Você não vai se ajustar às manipulações do mercado, pois quem se ajusta, não faz a diferença, não se sobressai. As oposições virão e com elas o nosso sucesso, pois na nossa convicção, venceremos cada uma das oposições. A nossa convicção é a nossa fé, e a nossa convicção ela vence o mundo!

ENTENDER QUE TUDO É UM ENCONTRO COM AS NOSSAS OPORTUNIDADES – No teu dia a dia você tem duas opções – enxergar problemas ou oportunidades. Quem enxerga problemas se torna alguém problemático, mas quem tem oportunidades, se torna vitorioso. Esse problema que você está enfrentando é a grande oportunidade de Deus para você ter sucesso. Nossa cultura nos faz enxergar que todas as situações de luta vem do Diabo para nos derrotar. A nossa verdade é Rm 8.37‘Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Deus está nos colocando, através desse encontro, numa dimensão superior!

TRÊS AÇÕES PRÁTICAS PARA VIVERMOS O ENCONTRO DE DANIEL:

NÃO SE CONTAMINE Dn 1.8“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.” Você é diferente, mesmo em meio a um mercado corrupto. Você é homem de convicções. Não deseje o que o mundo deseja, pois Deus tem coisas melhores para você. Para não se contaminar é preciso:

Não se adaptar à corrupção humana;

Ser limpo de toda prática errada – o erro continuado se torna iniquidade, que é algo abominável a Deus. Limpe-se!;

Viver para agradar a Deus – o importante é agradar a Deus e não aos homens.

NÃO SEJA LIMITADO, MAS MULTIPLIQUE O TEU POTENCIAL – O mercado procura gente boa e você é aquele que tem esse potencial dentro de você! Multiplique-se! Quando Daniel se posicionou, se achou em Daniel um potencial 10 vezes maior que o da sua concorrência!

FAÇA O TEU MELHOR, INDEPENDENTE DO MOMENTO QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO – Não se deixe limitar por situações passageiras. A luta é passageira, mas a benção de Deus é eterna.

AS SETE BÊNÇÃOS DO ENCONTRO DE DANIEL. TRANSFORMANDO AS ADVERSIDADES EM SUCESSO:

VOCÊ NÃO SERÁ MAIS QUALQUER UM DESTAQUE - Deus te fará diferenciado e te dará gosto pelo sucesso.

VOCÊ SERÁ UM POTENCIAL DE RESULTADOS – Em você haverá mais resultados do que em toda a tua concorrência juntos;

DEUS TE DARÁ O RACIOCINIO DO ESPIRITO SANTO – Solução de enigmas e situações, aos olhos humanos, insolvíveis;

DEUS TE DARÁ VITÓRIA SOBRE TODO MEDO E INIBIÇÃO; Você não será dominado pelas tuas emoções;

DEUS REALIZARÁ O IMPOSSIVEL NA TUA VIDA – O escravo foi transformado em poderoso governante;

DEUS TE PROSPERARÁ INDEPENDENTE DO LUGAR ONDE VOCÊ ESTIVER – Dimensão Superior;

DEUS TE COLOCARÁ ACIMA DOS GRANDES DA TERRA – Dn 6.28 – Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.” – Os grandes reis da história passaram, mas o servo de Deus permaneceu!

DECLARE COM FÉ:

“Deus de poder, eu recebo hoje a capacitação que havia em Daniel! Eu recebo hoje a certeza de que o meu Deus não se esqueceu de mim! Venço hoje toda ação da minha carne. Venço a inibição, as oposições e problemas. Hoje eu entendi que tudo coopera para o meu bem, inclusive os problemas que eu vivia. Hoje, Deus transforma minha visão e eu passo a enxergar o problema como uma grande oportunidade. Sou vencedor, pois tenho a capacitação de Deus para superar as adversidades! Tomo hoje firmemente o propósito de não me contaminar! A mente carnal não vai me contaminar, o pecado e a corrupção não vão me contaminar. O medo coletivo do mercado não vai me contaminar. Hoje eu venço toda limitação e saio daqui para multiplicar o meu potencial. Vou me preparar e quando as oportunidades chegarem, estarei pronto para viver o grande do Senhor meu Deus! Eu recebo as bênçãos do encontro de Daniel – terei destaque, serei um potencial de resultados, pois eu tenho o raciocínio do Espírito Santo. Venço hoje todo medo e inibição, a carne não me domina. O Deus do Impossível não desistiu de mim, por isso, prosperarei aonde quer que eu vá! Saio daqui hoje, para viver essa palavra, para transformar meus encontros de adversidades em grandes encontros de oportunidades e prosperidade, em nome de Jesus, amém e amém!”

Nenhum comentário: