quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

5 coisas que os jovens cristãos podem aprender com a história de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

A história de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego já é conhecidíssima no meio cristão (Se você ainda não sabe, vá ler a sua Bíblia AGORA, rs). Ainda assim quando lemos e relemos qualquer passagem da Bíblia temos uma interpretação diferente. Tendo isso em vista, leia abaixo o que você, jovem cristão, pode aprender com a história desses três rapazes que deixaram sua marca no livro mais famoso da humanidade.

1-      A importância de ter amigos em Cristo – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego permaneceram firmes e não aceitaram a ordem do rei Nabucodonosor. Nunca saberemos, mas será que eles teriam a mesma força para negar o rei se estivessem sozinhos? Independente disso, amigos que estão juntos em Cristo servem de consolo e apoio para os nossos momentos de luta. Quando encontramos amigos que tem a mesma fé em Deus que nós, achamos também um porto-seguro, alguém que se recusará a aceitar as ordens do mundo.

2-      Seguir na contramão do mundo- A Bíblia é muito clara quando diz que todos (governadores regionais, prefeitos, governadores das províncias, juízes, tesoureiros, magistrados, conselheiros e todas as autoridades) foram se ajoelhar perante a estátua de Nabucodonosor. Em diversos momentos de nossa vida, somos desafiados a seguir comportamentos de muitas pessoas (beber, ir a festas, sexo antes do casamento). Comportamentos que todos ao nosso redor fazem, desde autoridades (ou em nosso caso atual, celebridades) até os nossos amigos. A recompensa veio depois, quando todos puderam ver o Deus que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego serviam.

3-      Resistir à pressão de pessoas- Em Daniel 3:15 vemos:

“Pois bem! Será que agora vocês estão dispostos a se ajoelhar e a adorar a estátua, logo que os instrumentos musicais começarem a tocar? Se não, vocês serão jogados na mesma hora numa fornalha acesa. E quem é o deus que os poderá salvar?

Muitas pessoas até resistem a tentações, ao pecado, quando estão sozinhas, mas assim que o mundo os pressiona um pouco, elas caem. Você tem caído na pressão das pessoas? Tem cedido aos questionamentos e as vontades de outras pessoas? Siga o exemplo de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e fique firme nas suas convicções em Cristo, mesmo quando as pessoas ao seu redor lhe pressionarem para desistir.

clip_image001

4-      Deus deixará você entrar na fornalha – Deus poderia ter evitado que os jovens fossem para a fornalha. Ele poderia mostrar seu poder muito antes, poderia ter matado Nabucodonossor no momento que este questionava o Deus dos três, mas aí está uma face incrível do nosso Deus. Em muitas situações Ele não vai te tirar do problema, Ele vai estar o tempo todo com você, mas vai deixar que você passe por alguns apuros. O por quê? Para você ter a sua fé nEle aumentada, para você dar o seu testemunho, para você ver a força e poder do Deus que você serve.

5-      Como Deus está com você em todos os momentos – A parte mais linda dessa história está reservada para o final. Em Daniel 3:24

De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros:

-Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha?

-Sim senhor! – responderam eles.

-Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? – perguntou o rei. – Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo.

Não importa o tamanho do seu problema, não importa o quão complicado possa parecer, Deus está conosco em todos os momentos. Todos mesmo. Mesmo quando não merecemos, mesmo quando não pedimos, Ele está com a gente, vigiando, cuidando , protegendo. Espere e confie, que cedo ou tarde você sairá da fornalha