quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Deus nos chamou para irmos além…

Não existe prosperidade sem envolvimento e superação. Todos nós temos na nossa composição física e emocional algo que nos puxa para trás, e em quase 90% do que enxergamos, enxergamos sempre algo que vai impedir ou dificultar a nossa caminhada. Obvio que isso não é fruto da vontade de Deus para nós, mas sim resultado:

1) Do pecado;

2) Da nossa acomodação.

I Sm 30.1-10 e 16-20

Is 1.19 – “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” Esse é o desejo, a Palavra de Deus para nós. Esse é o nosso direito. No trecho que lemos, vemos em Davi, uma excepcional capacidade de superação. E estar na Casa de Deus hoje à noite, já é um sinal de superação, de vitória! Existe um segredo espiritual em Rm 8.37“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Existe uma dimensão de vitória que extrapola aquilo que é o normal. Ser vencedor, eu posso ser pelo resultado do meu trabalho, mas ser mais que vencedor, é uma ação do Espírito Santo de Deus na minha vida! Davi era um grande general, um homem diferenciado – At 13.22 – II Sm 8. – mas agora acontece um percalço, algo inesperado, uma grande derrota! Ele é demitido do trabalho, roubado na sua casa, tudo fôra destruído e sua família, e a de seus soldados também, havia sido levado cativa. Davi era homem com eu e você e se angustia e começa a chorar. É aí que Davi comete um erro estratégico – no dia da tua adversidade, não chore demasiadamente, não se entregue à luta e não se encolha. Seus generais, ao verem sua fraqueza, já querem apedreja-lo. Regra de guerra: Nunca demonstre excessivamente as suas fragilidades, nunca chore alem do que você deve chorar e nunca despreze o que Deus pode fazer! É aí que Davi vai além e se fortalece no Senhor! – vs. 6 – “...Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.“ Naquela hora, entrou em Davi uma força sobrenatural do Espírito Santo e ele começa ali, uma caminhada excepcional. Hoje, o mesmo Espírito que entrou em Davi vai tomar a tua vida e você vai começar uma caminhada excepcional. Davi entendeu que ele tinha duas opções – ou ele morria com aquela situação, ou ele ia além, para receber o mais que Deus tinha preparado para ele! Ele escolheu se fortalecer no Senhor e foi além. Hoje, é a noite da tua virada e a palavra de Deus para a tua vida é: Vá além – I Sm 30.8“Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.” José também foi além. Não se deixou paralisar pelos seus irmãos, pelo fundo do poço, pela injustiça ou pela prisão! Em todo o tempo ele também foi além. Davi foi além, José foi além! O segredo do sucesso está em ir além!

QUATRO PASSOS PARA VOCÊ IR ALÉM:

1) VENÇA A SI MESMO Js 1.9Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” O Senhor nos envia para irmos além. Davi tinha seiscentos homens, todos com mulheres e filhos, mas duzentos entregaram os pontos no Ribeiro de Besor. Os grandes homens de Deus tiraram força da sua fraqueza – Hb 11.34 – “extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força,...” Deus é Deus que te manda ir além. Ele vai te suprir!

2) SAIBA QUE OBSTÁCULOS SE VENCEM ESPIRITUALMENTE – Pare um pouco para pensar: você tem uma grande luta que não se pode vencer humanamente... o que fazer? Façamos como Moisés diante do Mar Vermelho, em Ex 14.16E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.”:

a) USE O QUE VOCÊ TEM NAS MÃOS – Jamais deixe de realizar por não ter. Moisés tinha apenas nas mãos um cajado! Deus fará milagres com o que você tem em mãos;

b) TENHA FÉ – I Jo 5.4 – “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

c) TOME POSICIONAMENTO – estenda a tua vara e diga ao povo que marche! – Tg 2.26 – “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.”

3) QUEBRE TODOS OS AFETOS HUMANOS - II Co 6.12-13“Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos. Ora, como justa retribuição (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós.” –

a) ROMPA OS LAÇOS CONTIGO MESMO – autocomiseração. Você é aquilo que Deus te fez!

b) ROMPA OS LAÇOS CONTRA VOCÊ – inveja, política humana, etc – Deus coloca os inimigos debaixo dos teus pés!

c) ROMPA COM OS TEUS LAÇOS DE ESCRÚPULOS CARNAIS – você não tem mais porque você tem medo. Medo de ousar, medo de realizar, até de ficar rico. Vença isso!

4) LIMPE-SE DOS DESEJOS CONTRÁRIOS À TUA PROSPERIDADE

a) PEÇA A DEUS JUSTIÇA – Sl 43.1 – Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação contenciosa; livra-me do homem fraudulento e injusto.”

b) LIBERE-SE PARA SER UM DOADOR – Ec 11.1 – Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.”

AS CINCO BÊNÇÃOS APOSTÓLICAS DAQUELE QUE VAI ALÉM. DEUS TE DARÁ:

1) MAIS DO QUE VOCÊ POSSA PEDIR OU PENSAR; I Sm 30.8 - Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás. (Davi pergunta apenas duas coisas a Deus. Deus lhe responde além!)

2) CAMINHOS E ESTRATÉGIAS – I Sm 30.15 – Disse-lhe Davi: Poderias, descendo, guiar-me a esse bando? Respondeu-lhe: Jura-me, por Deus, que me não matarás, nem me entregarás nas mãos de meu senhor, e descerei e te guiarei a esse bando.”

3) VITÓRIA SOBRE OS TEUS OPRESSORES – I Sm 30.17 – Feriu-os Davi, desde o crepúsculo vespertino até à tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados em camelos, fugiram.”

4) RESTITUIÇÃO DE TUDO O QUE HAVIA SIDO ROUBADO – I Sm 30.19 – Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer.”

5) DESPOJO – COLHER ONDE VOCÊ NÃO SEMEOU – I Sm 30.20 – “Também tomou Davi todas as ovelhas e o gado, e o levaram diante de Davi e diziam: Este é o despojo de Davi.”

DECLARE COM FÉ:

“Hoje, eu declaro a palavra de Jo 3.3 – O que é nascido da carne é carne, mas o que nascido do Espírito é espírito e o Espírito sopra e o leva para onde ele quer. Eu sou nascido do Espírito e eu declaro – O Espírito de Deus vai me levar além! Não me faltará nem coisa pequena nem grande, e naquilo que eu não tive forças para realizar, eu recebo hoje força sobrenatural do Senhor. Aquilo que, na minha carne, eu achava que não ia conseguir, o Senhor abrirá as janelas dos céus e derramará sobre a minha vida! Aquilo que me prendia, as coisas que eu tinha medo e me limitavam, eu quebro esses grilhões, eu irei além. Deus fez com José, fez com Moisés, fez com Davi e fará comigo também. Eu serei restituído e terei grande despojo! Saio hoje à luta na força do Senhor, venço o cansaço, a paralisia, eu irei além e terei vitória em tudo, em nome de Jesus!”

Nenhum comentário: