Bom dia! Em oração ao Deus Eterno pela tua vida, família, sonhos e projetos, nesta madrugada de segunda feira, semana começando. “Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus” Romanos 8.1
Quando que me dei conta dessa situação de vírus, pandemia, uma das coisas que me veio à mente foi a seguinte pergunta: “Qual o propósito de Deus nesta situação?” Lendo o livro “CoronaVírus e Cristo, de John Piper, veio-me uma das respostas: “Deus está dando ao mundo, no surto de coronavírus, assim como em todas as outras calamidades, uma ilustração física do horror moral e da feiura espiritual do desdenhoso pecado!”
De fato, o pecado é o motivo de toda a miséria física existir. O terceiro capítulo da Bíblia descreve a entrada do pecado no mundo. Ele mostra que o pecado é a origem de devastação e miséria globais (Gn 3.1-19). Paulo resumiu em Romanos 5.12: “_Portanto, assim como por um só ser humano entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram_”. O mundo está quebrado desde então. Toda a sua beleza está entrelaçada com o mal, com desastres, com doenças e com frustrações. Deus o criou perfeito. “_Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom_” (Gn 1.31).
Mas, desde a queda da humanidade no pecado até os dias de hoje, a história, mesmo com todas as suas maravilhas, é ainda, um verdadeiro show de horrores. A Bíblia não vê essa situação tão sinistra como algo meramente natural, mas como o juízo de Deus em um mundo permeado pelo pecado.
Aqui está como Paulo descreveu os efeitos do juízo de Deus no mundo por causa do pecado: “Pois a criação está sujeita à vaidade, não por sua própria vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora”. (Rm 8.20-22) - Vaidade. Cativeiro da corrupção. Geme. Estas são imagens de devastação e miséria globais desde que o pecado entrou no mundo. E Paulo diz que essa devastação se deve ao julgamento de Deus: “a criação está sujeita à vaidade… por causa daquele que a sujeitou, na esperança…” Na esperança de que? DE QUE A PRÓPRIA CRIAÇÃO SERÁ LIBERTA DO CATIVEIRO DA CORRUPÇÃO!
Em meio à toda a desgraça de morte, Deus tem um planodeslumbrante para uma nova criação, onde ele “enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap 21.4). Mas, por enquanto, estamos todos sob o seu juízo. Ele submeteu o mundo à morte, tragédia e miséria. Sim, até os seus próprios filhos! Cristãos são atingidos por tragédias naturais. Cristãos são mortos em ataques terroristas. Cristãos pegam o coronavírus. Não como uma punição, mas como uma purificação e um alerta para nós, sobre a terrível consequência do pecado!
Que possamos acordar em meio a esse pesadelo e nos aproximarmos de Deus! Pois mais perigoso que o CoronaVírus é o afastamento do Senhor! Estamos em Cristo, não há condenação, mas não é por isso que vamos baixar a nossa guarda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário