quarta-feira, 27 de maio de 2020

Oração da Manhã || 27 05 20 || Com Laerte Lafayett


Em tempos de Guerra, vamos compartilhar #Esperanca #OQueMEDaEsperanca #CasadoPaiIgreja

Bom dia! Em oração ao Deus de amor pela tua vida, família, sonhos e projetos, nesta manhã de quarta feira! E no domingo, celebramos o Dia de Pentecostes... Mas o que é Pentecostes? Pentecostes é o nome grego de uma das três principais festas de Israel, chamada no Antigo Testamento de “Festa das Semanas”. Foi no também no dia de Pentecostes que o Espírito Santo foi derramado conforme prometido nas Escrituras, marcando a expansão da Igreja com a pregação do Evangelho em todo o mundo.

A palavra “Pentecostes” deriva de um termo grego, pentekoste, que significa “quinquagésimo”, uma referência ao quinquagésimo dia depois da Páscoa, mais especificamente ao dia depois da oferta de manjares durante a Festa dos Pães Asmos.

Como o Antigo Testamento foi escrito em hebraico (com exceção de pequenos trechos em aramaico), essa palavra aparece na Bíblia em apenas três referências no Novo Testamento (Atos 2:1; 20:16; 1 Coríntios 16:8).

Existem várias referências, diretas e indiretas, ao festival de Pentecostes no Antigo Testamento (Êxodo 23:16; Levítico 23:15-22; Números 28:26-31 e Deuteronômio 16:9-16). Essa festa aparece no Antigo Testamento com outros nomes, como:

- Festa das Semanas, referindo-se à sete semanas após a oferta das primícias (Êxodo 34:22; Deuteronômio 16:10,16; 2 Crônicas 8:13).
- Festa da Colheita, referindo-se à colheita dos grãos (Êxodo 23:16).
- O Dia das Primícias, referindo-se às primícias de uma colheita (Números 28:26).
A Bíblia não afirma claramente o significado histórico específico do Pentecostes, mas as designações “Festa da Colheita” e “Dia das Primícias” são muito significativa para entendermos essa festividade, onde os judeus apresentavam os primeiros frutos da colheita de trigo (Números 28:26). Pentecostes é um dia para celebrarmos, pois nos traz à memória o derramar do Espírito Santo sobre os discípulos. Não se trata de judaizar a Igreja, mas sim de não abrir mão, de um momento de conscientização - a  necessidade de buscarmos o Espírito Santo, através da santificação, comunhão e oração a cada dia! Seja bem vindo, Espírito Santo de Deus... Que a cada dia, vivamos um novo Pentecostes na nossa vida! 

Nenhum comentário: