quinta-feira, 14 de maio de 2020

Oração da Casa 14 05 20





#OQueMeDaEsperanca #CasadoPaiIgreja - Em tempos desafiadores, compatilhe esperança!

Bom dia! Em oração ao Deus Eterno pela tua vida, família, sonhos e projetos, nesta manhã de quinta-feira! Hoje, eu quero conversar com você sobre o Livro de Habacuque... No primeiro capítulo do livro de Habacuque, o profeta denuncia o sofrimento do povo de Deus perante o ataque dos caldeus, narrando a aflição do povo com a violência, destruição, prisão e humilhação. E pergunta: "Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão?" (Hc 1:23). 

O profeta pede que Deus mude as circunstâncias e anule o sofrimento, porém a resposta de Deus é diferente: o Senhor lhe diz que o povo sofrerá ainda mais e que as dores apenas começaram.
Habacuque se desespera e aguarda na torre de vigia. Lança-se à oração (Hc 2:1).

Perante essa crise profundamente desesperadora, ele reconhece algo novo sobre Deus, e diz: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha fortaleza” (Hc 3:17-19). 

O profeta percebe que Deus não perdeu seu poder diante do caos. Deus não deixa de ser Deus quando se cala. Habacuque pede que o Senhor mude as circunstâncias, mas Deus lhe convida a crer que Ele é Deus apesar e além das circunstâncias.

No capítulo 2 Habacuque exclama aquilo que iria levar Paulo, após 600 anos, a fundamentar a carta aos Romanos, e Lutero, após 2.100 anos, a iniciar a Reforma Protestante: “O justo viverá por fé” (Hc 2:4). Deus não nos convida a ver, mas a crer. Deus nos convida a ter fé! Por isso, em meio à crise, tenhamos fé! Ao ler esse texto pude entender que mais do que pregar o evangelho da salvação, é preciso ter fé! Tenhamos fé, pois o nosso Deus continua sendo Deus! Para ouvir a #OraçãodaCasa no Youtube, acesse https://youtu.be/XjP8eQxA8Rc

Nenhum comentário: