segunda-feira, 11 de março de 2013

AS OPOSIÇÕES DA NOSSA PROSPERIDADE… COMO VENCE-LAS

O conselho foi agradável a Faraó e a todos os seus oficiais. Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?  Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito.  Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem ninguém levantará mão ou pé em toda a terra do Egito.  E a José chamou Faraó de Zafenate-Panéia e lhe deu por mulher a Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e percorreu José toda a terra do Egito.  Era José da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito, e andou por toda a terra do Egito. Nos sete anos de fartura a terra produziu abundantemente.  E ajuntou José todo o mantimento que houve na terra do Egito durante os sete anos e o guardou nas cidades; o mantimento do campo ao redor de cada cidade foi guardado na mesma cidade.  Assim, ajuntou José muitíssimo cereal, como a areia do mar, até perder a conta, porque ia além das medidas.  Antes de chegar a fome, nasceram dois filhos a José, os quais lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om.  José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai.  Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição.  Passados os sete anos de abundância, que houve na terra do Egito,  começaram a vir os sete anos de fome, como José havia predito; e havia fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egito havia pão. Sentindo toda a terra do Egito a fome, clamou o povo a Faraó por pão; e Faraó dizia a todos os egípcios: Ide a José; o que ele vos disser fazei. Havendo, pois, fome sobre toda a terra, abriu José todos os celeiros e vendia aos egípcios; porque a fome prevaleceu na terra do Egito. E todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José, porque a fome prevaleceu em todo o mundo.”  Gn 41.37-57

Deus tem um grande plano para as nossas vidas, uma grande obra a realizar através da prosperidade que Ele vai nos dar. Nós nascemos para sermos prósperos, independente das circunstancias, pois a nossa prosperidade depende apenas do sonho de Deus para nós e dos nossos posicionamentos. Sl 139.16 – “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” Portanto há coisas escritas no livro de Deus a nosso respeito que precisamos fazê-las materializarem-se. José tinha uma eleição. Ele era filho de Raquel e Jacó o amava de maneira especial. Seus irmãos tinham ciúme de José, pois o julgavam o “queridinho do papai.” E Deus lhe deu um sonho que ia contra os interesses dos seus irmãos, pois no sonho, seus irmãos se curvavam diante dele. José passou a viver em função do sonho e por isso, o sonho se tornou realidade! Não abra mão dos teus sonhos. Lutas e dificuldades militam contra nossos sonhos, e quem não tem sonhos não pode prosperar, pois é como árvore sem frutos. José esperava no Senhor e tinha essa convicção. Nós precisamos ter essa convicção em Deus, pois há um caminho para chegarmos à plenitude da benção, e esse caminho é vencermos as oposições contra a nossa constituição, contra a nossa prosperidade.

TRÊS OPOSIÇÕES DO INIMIGO CONTRA A NOSSA PROSPERIDADE:

1) BARREIRAS QUANTO À NOSSA PERSPECTIVA DE FUTURO – situações do tipo: Não nasci em tal lugar, não estudei em tal escola, por isso não sou indicado para o sucesso;

2) DESISTÊNCIA, ENTREGA DOS PONTOS – e consequentemente, desistimos dos nossos sonhos;

3) RESISTÊNCIAS À NOSSA CONSTITUIÇÃO – Os famosos “irmãos de José”.

PARA VENCER AS OPOSIÇÕES É PRECISO:

1) VENCER AS OPOSIÇÕES HUMANAS – Elas aparecem quando estamos crescendo, e vem de todas as formas e maneira:

a. Aqueles que são sangue do nosso sangue - Mq 7.6 - “os inimigos do homem são os da sua própria casa”

b. Laços afetivos de hipocrisia - Abrimos mão do nosso direito em função de uma pseudo aliança - gente que tem interesse e não tem amor.

c. Invejosos - aqueles que não querem que prosperemos, como os próprios irmãos de José.

Tais situações não podem nos assustar, mas precisam servir para nos estimular a vigiarmos e resistirmos a Satanás, pois nós vencemos a oposição humana da seguinte maneira: NÃO NOS DESESTRUTURANDO – somos roubados quando identificamos uma oposição e entramos na “pilha” do concorrente. O desequilibrio é a maneira do Diabo tentar te derrubar na tua caminhada. Não deixe a ameaça roubar as tuas energias interiores, pois nada pode tirar a benção de Deus da tua vida, nada pode mudar o que Deus tem para fazer na tua vida. Essa guerra não é tua, mas do Senhor. Viva o Salmo 18 – “com meu Deus, eu salto muralhas...”

2) VENCER A OPOSIÇÃO DO DESCRÉDITO – O descrédito acontece de duas maneiras:

a. AUTODESCRÉDITO – Gente que não consegue mais acreditar em si mesmo, por conta das situações que viveu ou está vivendo. Olhemos para a vida de José – como ele poderia acreditar ainda nele mesmo – no fundo do poço, depois na casa de Potifar, caluniado, vai para na cadeia... Como é que Deus está comigo se eu estou passando por uma luta tão grande? É que Deus tem um plano na tua vida. Quem acredita em si mesmo sabe que até mesmo a prisão pode ser um grande trampolim para ele chegar no lugar do sonho. Saiba que Deus está conduzindo todas as coisas. Essa prisão em que voce foi colocado – prisão profissional financeira, etc... não significa que Deus deixou de te abençoar – Deus continua sendo bom com você. Não deixe de acreditar em você mesmo. Só porque não saiu como você esperava, não significa que você faliu! José nunca deixou de acreditar nele mesmo!

b. DESCRÉDITO EXTERNO – Quando as pessoas à tua volta não acreditam na tua palavra por conta da tua situação crítica. Saiba que voce vai vencer e que a armação do Inimigo cairá por terra! Deus continua acreditando em você, pois Ele conhece a verdade do nosso coração. Língua não tem osso e as pessoas falam o que querem, mas Deus não arbitra segundo a opinião de homens, nem muito menos faz a vontade de homens. Tá tudo acabado à tua volta? Vá à luta e fique de pé, pois Deus mudará a tua história. Se o Diabo está querendo acabar com você, é porque Deus tem grandes coisas para você! Servo de Deus não vive demonstrando a luta que ele está passando, pois ele tem autoridade dentro dele. Creia que Deus vai te abençoar, pois Ele é Deus e ele continua crendo em você. A tua tribulação é leve e momentânea.

TRÊS ARMAS PARA VENCER AS OPOSIÇÕES:

1) CONVICÇÃO DE QUE SOMOS VENCEDORES EM DEUS - O mundo não aceita pessoas de convicções, pois o mundo quer gente derrotada. O que importa é o que Deus fala e Ele tem pensamentos de vida e não de morte, pensamentos muito maiores a nosso respeito. Respeite o que Deus quer fazer e deixe Deus ser Deus na tua vida. Coisas grandes de Deus vão acontecer – essa é a convicção daquele que crê. Deus mudará a tua sorte.

2) PERSEVERANÇA - Deus não trabalha com frouxos! Hb 10.36 – não volte atrás, mas seja como Jacó no Vau do Jaboque: reconheça a oportunidade e lute por ela! Agora, faça um rosto bem alegre, pois daqui a 60 dias você vai rir do que você está passando hoje. I Co 2.9 – O que ninguém imaginou, Deus preparou para você. Se não tiver cama, dormirei no chão, se não tiver mesa, comerei com o prato na mão, mas eu vou chegar no meu lugar de honra no Egito. A palavra de Deus não volta vazia!

3) AUTO MOTIVAÇÃO – Declare: Eu não estou morto nem acabado. Fp 1.6 – “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” Deus está trabalhando e fazendo uma obra grandiosa na minha vida.

DECLARE COM FÉ: “Hoje eu venço todas as oposições que se levantaram contra a minha prosperidade. Eu venço a oposição humana, eu venço o descrédito. Não me deixarei desestruturar, pois estou firmado na Rocha, que é Cristo! Venço toda a inveja que se levantou contra minha vida e contra os meus sonhos. Eu declaro hoje a palavra de Tiago 1.17 – eu tenho um pai, ele é o pai das luzes e dele eu recebo toda boa dádiva e todo dom perfeito que homens, demônios, situações não poderão impedir a minha caminhada de vitórias. Como José, eu serei abençoador da minha família, terei reconhecimento e honra e prosseguirei de gloria em gloria e de vitória em vitória! Em nome de Jesus, amém!”

Nenhum comentário: