segunda-feira, 21 de julho de 2014

O MISTÉRIO DA BELICOSIDADE

“Depois disto, feriu Davi os filisteus e os sujeitou; e tomou de suas mãos as rédeas da metrópole. Também derrotou os moabitas; fê-los deitar em terra e os mediu: duas vezes um cordel, para os matar; uma vez um cordel, para os deixar com vida. Assim, ficaram os moabitas por servos de Davi e lhe pagavam tributo. Também Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá, foi derrotado por Davi, quando aquele foi restabelecer o seu domínio sobre o rio Eufrates. Tomou-lhe Davi mil e setecentos cavaleiros e vinte mil homens de pé; Davi jarretou todos os cavalos dos carros, menos para cem deles. Vieram os siros de Damasco a socorrer Hadadezer, rei de Zobá; porém Davi matou dos siros vinte e dois mil homens. Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi e lhe pagavam tributo; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia. Tomou Davi os escudos de ouro que havia com os oficiais de Hadadezer e os trouxe a Jerusalém. Tomou mais o rei Davi mui grande quantidade de bronze de Betá e de Berotai, cidades de Hadadezer. Então, ouvindo Toí, rei de Hamate, que Davi derrotara a todo o exército de Hadadezer, mandou seu filho Jorão ao rei Davi, para o saudar e congratular-se com ele por haver pelejado contra Hadadezer e por havê-lo ferido (porque Hadadezer de contínuo fazia guerra a Toí). Jorão trouxe consigo objetos de prata, de ouro e de bronze, os quais também o rei Davi consagrou ao SENHOR, juntamente com a prata e o ouro que já havia consagrado de todas as nações que sujeitara: da Síria, de Moabe, dos filhos de Amom, dos filisteus, de Amaleque e dos despojos de Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá. Ganhou Davi renome, quando, ao voltar de ferir os siros, matou dezoito mil homens no vale do Sal. Pôs guarnições em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomitas ficaram por servos de Davi; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia. Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; julgava e fazia justiça a todo o seu povo.” - II Sm 8.1 EM DIANTE…

Belicosidade vem do latim bellicosu” e que dizer “natureza daquele que está disposto a guerrear, a combater. Que tem o espírito guerreiro”. Não é algo genético, mas sim uma capacidade diferenciada que vem de Deus. Muitas vezes somos achatados pelos nossos sentimentos e deixamos de guerrear até mesmo por aquilo que nos é de direito. O homem belicoso é aquele que tem o espírito guerreiro. O interessante é que Davi, mesmo sendo um pastor de ovelhas, compositor de belos salmos, tinha dentro de si esse espírito de belicosidade. Deus havia dado a Davi esse mistério, já estava dentro dele. Essa porção de Deus já está dentro de nós e é necessário desenvolvermos esse mistério, colocando-o em prática, lutando por aquilo que é nosso. Na batalha, a nossa parte é guerrear por aquilo que é o nosso direito. Mt 11.12“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

AS CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL BELICOSO:

1) AGUERRIDO – Não permita que a tua alma, teus sentimentos, controlem as tuas reações. Tenha autoridade sobre a tua alma. Josué enfrentava um momento difícil, a morte de seu líder Moisés, mas ele não podia ser paralisado por isso. Js 1.2“Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” Hoje deus te dará autoridade sobre tudo aquilo que era contrário na tua vida, pois Deus te levanta hoje como um grande guerreiro. Declare com fé: “Em nome de Jesus, eu lanço por terra hoje todo desânimo da minha alma, tudo aquilo que me feriu, que me deformou, situações, perdas, mágoas, frustrações que me fragilizaram e me impediram de me levantar como um grande guerreiro, já não tem parte na minha vida. Nesta noite eu declaro – Deus está me tratando. Sobre todos aqueles que me feriram, eu libero perdão. Eu tenho minha alma curada e me disponho para me levantar para um novo tempo. Eu sou curado, sou restaurado, sou guerreiro, em nome de Jesus, amém!” Os traumas do teu passado não interferirão no teu futuro.

2) PRÓ ATIVO – Não espere as coisas acontecerem. Vá à luta antes. Não deixe para amanhã aquilo que pode ser feito hoje. Quando Davi viu o gigante, não esperou ele se aproximar, mas foi para cima de Golias – I Sm 17.48“Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu.”

3) COMBATIVO – Ele tem disposição para guerrear contra o inimigo certo. Ef 6.12“ porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” A nossa guerra precisa ser contra os demônios, ela tem a sua origem em situações espirituais. Quem luta contra pessoas, gasta suas forças e não chega a lugar algum. Não despreze o mundo espiritual.

CINCO BÊNÇÃOS APOSTÓLICAS DA BELICOSIDADE QUE TE FARÃO UM PROFISSIONAL UNGIDO COMO DAVI:

1) ESTRATÉGIAS DE CONTROLE - II Sm 8.1 – Depois disto, feriu Davi os filisteus e os sujeitou; e tomou de suas mãos as rédeas da metrópole.” Você não será controlado, mas você terá o controle nas suas mãos. Deus te chamou para ser cabeça e não cauda.

2) CRITÉRIOS DE CRÉDITO - II Sm 8.2 – Também derrotou os moabitas; fê-los deitar em terra e os mediu: duas vezes um cordel, para os matar; uma vez um cordel, para os deixar com vida. Assim, ficaram os moabitas por servos de Davi e lhe pagavam tributo.” - Davi entendeu que o importante não era matar, mas fazer com que os outros lhe fossem devedores. O teu inimigo será um gerador de créditos para você!

3) RESPEITO DA CONCORRÊNCIA II Sm 8.9-10“Então, ouvindo Toí, rei de Hamate, que Davi derrotara a todo o exército de Hadadezer, mandou seu filho Jorão ao rei Davi, para o saudar e congratular-se com ele por haver pelejado contra Hadadezer e por havê-lo ferido (porque Hadadezer de contínuo fazia guerra a Toí). Jorão trouxe consigo objetos de prata, de ouro e de bronze,” – Deus te dará alianças que vão te gerar recursos.

4) RECONHECIMENTO DO MERCADO II Sm 8.13 – Ganhou Davi renome, quando, ao voltar de ferir os siros, matou dezoito mil homens no vale do Sal.” - Deus te dará renome, através da tua belicosidade.

5) DEPENDÊNCIA DE DEUS PARA VENCER – II Sm 8.14 - Pôs guarnições em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomitas ficaram por servos de Davi; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia” – A vitória que vem do Senhor é aquela que é certa, que permanece!

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, eu recebo nesta noite, como Calebe, o mistério da belicosidade! A partir de hoje, não mais me importarei com o tamanho da luta, pois eu entendi que o meu Deus não me dá lutas que eu não possa vencer. Pai, eu te peço perdão, por todas as vezes que eu desisti de lutar, que eu entreguei de mão beijada para o Inimigo, aquilo que o Senhor tinha me dado. Mas hoje, eu saio daqui para buscar a minha restituição! Nada nem ninguém vai me impedir de lutar e vencer! Eu declaro que o Espírito de Deus está me marcando nessa noite e eu estou recebendo o mistério do guerreiro, sou belicoso, e terei assim como Davi, vitória em todas as minhas áreas. Me levanto hoje para ir á luta, pois tenho essa marca, a marca daquele que sai para ir à peleja! Venço todas as emoções e sentimentos que me manipulavam. Eu sou cabeça, tenho nas minhas mãos as rédeas da situação. Eu tenho o selo da bênção, eu tenho a marca da vitória, e saio daqui, vencendo e para vencer, em nome de Jesus, amém e amém!”

Nenhum comentário: