sábado, 19 de julho de 2014

O MISTÉRIO DA OUSADIA

“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” - II Tm 1.7

Paulo alerta a Timóteo sobre uma condição espiritual. A ousadia é uma marca dos grandes heróis da Bíblia. De uma maneira geral, quando falamos de ousadia, pensamos em alguém forte, com uma capacitação carnal. Mas ousadia é um dom que Deus dá a seus servos, para que as adversidades do dia a dia sejam vencidas. Ousadia é algo que precisa ser buscado em Deus, o qual não anda com tímidos ou covardes, porque esses não desempenham bem na guerra o papel de guerreiros e ainda contaminam os outros – Dt 20.8 – “E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual o homem medroso e de coração tímido? Vá, torne-se para casa, para que o coração de seus irmãos se não derreta como o seu coração.” Por isso, precisamos entender a diferença entre ser forte e ser ousado:

· ser forte é aguentar a pancada;

· ser ousado é saber enfrentar e evitar a pancada.

Dizemos que somos ousados, mas não temos a coragem de exercitar a nossa fé, rompendo com o que nos é imposto. Buscamos um lugar seguro e nos acomodamos ali, o que acaba se transformando em uma grande armadilha espiritual.

TRÊS EXEMPLOS DE HOMENS FORTES, MAS TÍMIDOS

1. SANSÃO - recebeu uma incrível força de Deus, mas no momento de assumir sua condição de cabeça, ele se entrega ao pecado – Jz 16.4“Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila.”

2. SAUL - homem alto, forte e bonito, porém tímido, sem as características de um rei. No momento de matar Agague, ele prefere seguir as suas convicções de sua timidez, diante do povo – I Sm 15.9“E Saul e o povo pouparam Agague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram.”

3. PEDRO - homem forte, rude, mas no momento do confronto, não hora de ousar, ele acaba negando a Jesus por três vezes – Lc 22.61“Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.”

Precisamos refletir nessa palavra para que possamos entender porque algumas coisas, efetivamente não acontecem na nossa vida. Os espias que foram com Josué a Canaã, não conseguiram enxergar, por causa da timidez, aquilo que Josué e Calebe, ousadamente enxergaram. A ousadia me leva a enxergar o que Deus enxerga e me faz realizar. Declare com fé:As minhas vitórias acontecem antes no mundo espiritual, pelo meu posicionamento de fé e pela minha disposição, pela minha ousadia de vivê-las”

DOIS EXEMPLOS DE OUSADIA NA HISTÓRIA DA IGREJA RENASCER EM CRISTO:

1) O PRÉDIO DA LINS DE VASCONCELOS – o nosso comportamento precisa estar associado àquilo que cremos.

2) A MARCHA PARA JESUS EM ANGOLA – Aconteceu um princípio de queda de avião – aparentemente irreversível - e até guerra civil, mas nada poderia parar o mover de Deus.

QUATRO PASSOS PARA RECEBERMOS O MISTÉRIO DA OUSADIA:

1) SEJA DIFERENTE – Ml 3.18 - “ Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.” - Existe uma benção diferenciada sobre a tua vida. Existe uma constituição superior de Deus sobre a tua vida. Não se encha de escrúpulos religiosos e hipócritas e reconheça o que você pode fazer com a capacidade que Deus te deu. Você é o abençoado do Senhor. Não se deixe achatar pela timidez auto imposta. Somos educados e condicionados a sermos tímidos. DECLARE COM FÉ: “Em mim habita um espírito diferente. A ousadia preservou Calebe, mas a timidez matou os espias.”

2) EXERÇA A MESMA AUTORIDADE QUE JESUS CRISTO – Mt 27.11 – “Jesus estava em pé ante o governador; e este o interrogou, dizendo: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu o dizes.” – Jesus não “amarelou” diante da maior autoridade que havia naquela época, que era Pilatos. Voce precisa exercer essa autoridade também, nas coisas que você faz.

3) ENTENDA QUAL É O TEU DIREITO – Dt 28.13“O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.” – Deus te dá o direito de ser cabeça, de ser honrado. O homem não recebe porque não tem ousadia para se posicionar quanto aquilo que são os seus direitos espirituais.

4) TENHA OUSADIA NO FALAR – Is 6;7 – “com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.”Isaías era um profeta e precisava receber esse mistério de Deus! Quem tem ousadia no falar tem ousadia para:

a. Trazer a existência o que não existe;

b. Pedir e alcançar o milagre; e

c. Desempenhar com excelência o seu chamado, o seu papel.

TRÊS CONSELHOR PRÁTICOS PARA VOCÊ VIVER A OUSADIA DO SENHOR:

1) SEMPRE ESCOLHA O MELHOR

2) MODIFIQUE O TEU COMPORTAMENTO

3) NUNCA ACEITE UM NÃO COMO RESPOSTA

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, meu Deus, hoje, eu deixo nesse chão, toda mentira do inferno, todo espírito de timidez, toda intimidação de Satanás. Eu recebo o mistério da ousadia! O meu comportamento interior já é mudado. Eu me levanto em vitória contra toda mentira do meu interior. Hoje eu profetizo a minha vitória, pois ainda que aos olhos humanos seja improvável, eu tenho essa certeza: DEUS VAI ME DAR! Espírito Santo de Deus coloca na minha vida o comportamento espiritual que Tu queres para mim, Eu recebo o fogo da ousadia e saio daqui para realizar mais e mais. Declaro que o mundo à minha volta se espantará com o meu comportamento, a partir de hoje! Vou interagir no mundo espiritual e determinarei novos rumos para minha vida. Hoje, o Senhor muda as minhas vestes! Eu declaro que toda síndrome de gafanhoto que o Inimigo quis colocar na minha vida, toda cobrança por insucesso do passado, está quebrada hoje, em nome de Jesus. Todos os meus posicionamentos carregados de timidez, eu quebro hoje, em nome de Jesus. Pelo poder da fé, eu declaro que a ousadia de Calebe está sobre a minha vida. Recebo o poder da palavra ousada, recebo o poder da conquista. Nunca mais serei cauda ou aceitarei as intimidações do Inferno. Estou livre para que essa palavra se cumpra na minha vida! Eu, como ungido do Senhor, tomo posse do mistério da ousadia, em nome de Jesus, amém e amém!

Nenhum comentário: