quinta-feira, 17 de julho de 2014

O MISTÉRIO DA GRAÇA

“Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão. Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração.” - At 5.12-13

Por definição, graça é “favor imerecido”. Espiritualmente, representa que Deus aboliu a lei e os rituais, tirando todo intermediário entre nós e Ele, que não seja Jesus Cristo. Mas de uma maneira prática, Deus tem para nós graça, que representa o carisma, uma diferenciação sobrenatural nos nossos relacionamentos. É a grande admiração que os apóstolos recebiam do povo, no inicio da Igreja. Por natureza, o homem já é sem graça – vive emburrado, tem medo das situações, tem dificuldade em se relacionar. Queremos sim que as portas se abram e as barreiras se quebrem, mas não nos dispomos para sermos transformados. Ninguém gosta de alguém que viva sempre de cara amarrada. De maneira inconsciente, por conta da nossa autoimagem distorcida, dos nossos complexos, deixamos de nos apropriar dessa graça, desse carisma de Deus. A religião tira a graça das pessoas, roubando-lhes a liberdade. Hoje vamos nos abrir para receber essa graça e sermos transformados pelo poder de Deus.

UMA PESSOA SEM GRAÇA É:

1) APAGADA, AMARGA;

2) SEM LIBERDADE; e

3) SEM QUALQUER ATRATIVO;

PARA RECEBER DE DEUS O MISTÉRIO DA GRAÇA É PRECISO:

1) ENTENDER E VIVER O MOMENTO SEM AGREDIR AS ESTRUTURAS – Lc 2.47 – E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.” – Aos doze anos, Jesus tinha uma graça especial que estabelecia a sua liderança, sem ferir as estruturas da época. Sabedoria que vem de Deus - não era o tempo de atacar, mas de se projetar.

2) ANALISAR O NOSSO COMPORTAMENTO NO DIA-A-DIA – I Sm 17.45 – Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” - Não se iniba diante das lutas e adversidades, se auto subestimando diante das intimidações do mercado. Na nossa inibição a concorrência cresce.

3) COMPREENDER O PODER DA GRAÇA Et 2.15 – Ester, filha de Abiail, tio de Mordecai, que a tomara por filha, quando lhe chegou a vez de ir ao rei, nada pediu além do que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres. E Ester alcançou favor de todos quantos a viam.” – Deus dera a Ester o poder da graça (nessa tradução, favor) diante de todos, inclusive diante do Rei Assuero. Esse poder nos dá condição de nos portarmos como campeões diante dos poderosos da terra.

TRÊS PASSOS PRÁTICOS PARA VENCER O IMPOSSIVEL ATRAVÉS DA GRAÇA:

1) PREPARE-SE – Et 2.12 – Em chegando o prazo de cada moça vir ao rei Assuero, depois de tratada segundo as prescrições para as mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias de seu embelezamento, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com os perfumes e ungüentos em uso entre as mulheres),” – Prepare-se para ser feliz! Se alimente emocional e espiritualmente de coisas boas. O teu exterior é o reflexo do teu interior.

2) ANDE EM OBEDIÊNCIA – Et 2.20 – Ester não havia declarado ainda a sua linhagem e o seu povo, como Mordecai lhe ordenara; porque Ester cumpria o mandado de Mordecai como quando a criava.” – mesmo já estando no palácio, Ester não deixou de ser obediente a Mordecai. Ande em obediência aos propósitos que Deus tem para você, independente da tua condição, do teu momento.

3) JAMAIS ABRA MÃO DOS PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS – Et 4.16 – Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.” – Agora havia uma sentença de morte sobre todo o povo judeu e consequentemente, sobre Ester. Entretanto ela manda o povo se ajuntar (comunhão) e jejuar, duas armas espirituais poderosas. Deus nos dá graça através dos nossos posicionamentos espirituais.

TRÊS GRANDES BÊNÇÃOS DAQUELE QUE TEM O MISTÉRIO DA GRAÇA – Dn 5.11 – Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; nos dias de teu pai, se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria como a sabedoria dos deuses; teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus e dos feiticeiros,”:

1) DEUS TE FARÁ ILUMINADO – Você brilhará em meio aos teus concorrentes. Não haverá trevas, nem luz no fim do túnel. Você será a própria luz!

2) DEUS TE DARÁ INTELIGÊNCIA – Raciocínio do Espírito Santo de Deus. Resolução de Enigmas.

3) DEUS TE DARÁ SABEDORIA – Você vai agir de maneira acertada, identificando os teus erros e corrigindo-os.

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, eu recebo nesta noite, como Calebe, o poder da graça! Esse dom me fará agressivo diante das situações, pois eu não me encolherei mais, mas avançarei nessa unção. Como Ester, terei graça diante de todos. A partir de hoje, vou me preparar mais e mais, andarei em obediência aos propósitos de Deus e jamais abrirei mão da minha condição e dos princípios espirituais que o Senhor me confiou. Eu estou preparado para receber a plenitude da graça! Eu sou o iluminado do Senhor e brilharei em meio ao mercado! Tenho inteligência que vem dos céus e não haverá questão difícil que o meu Deus não me faça resolver. Recebo a unção de sabedoria, agirei de maneira acertada, colocando em prática a inteligência que Deus me dá. O mistério da graça é derramado hoje sobre a minha vida! Como Daniel, prosperarei até mesmo no lugar em que o diabo queria me escravizar! Sou livre das ciladas e armações dos meus inimigos. Sou livre da cova dos leões! Eu tenho o mistério da graça, e saio daqui hoje para viver o que eu nunca vivi, em nome de Jesus, amém e amém!”

Nenhum comentário: