quarta-feira, 16 de julho de 2014

VITÓRIA CONTRA O GIGANTE DO MEDO

Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.” - Gn 3.6-10

Sl 91.1-7 – “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido.”

Vivemos dias onde a enfermidade da moda é o medo, onde o homem indo atrás da cura, gasta milhões mesmo assim não consegue atingir progresso nenhum, pois como é uma enfermidade na alma isto traz uma impotência humana quanto à cura de uma pessoa. A origem do medo foi na queda do homem quando Adão e Eva comeram da árvore do bem e do mal. Ali se abriram os seus olhos e começaram a ver somente o mal e no primeiro encontro que tiveram com Deus eles tiveram medo.

SUB PRODUTOS GERADOS NA ALMA DO HOMEM PELO MEDO:

DEPRESSÃO - tristeza constante.

SINDROME DO PANICO - um medo de tudo que está em sua volta.

DESEJO DE MORTE PARA SI – falta de vontade de viver

COMO ESSE ESPÍRITO DO MEDO AGE, TENTANDO DESCARACTERIZAR O HOMEM:

1. DISTORCENDO A NOSSA ÓTICA ESPIRITUAL NOS FAZENDO FICAR IMPOTENTES - Mt 14.25-27 – “Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!”

2. NOS FAZ PERDER AS GRANDES OPORTUNIDADES QUE JESUS NOS PREPARA - Mt 14.29-31 – “E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?”

3. TIRA A PAZ E NOS FAZ FICAR ENCERRADOS NOS NOSSOS PROBLEMAS, SEM ENXERGAR A SOLUÇÃO EM JESUS - Jo 20.19 – “Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!

4. NOS FAZ RECUSAR A INTERVENÇÃO ESPIRITUAL DE DEUS NAS NOSSAS VIDAS - Lc 8.36-39 – “E algumas pessoas que tinham presenciado os fatos contaram-lhes também como fora salvo o endemoninhado. Todo o povo da circunvizinhança dos gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles, pois estavam possuídos de grande medo. E Jesus, tomando de novo o barco, voltou. O homem de quem tinham saído os demônios rogou-lhe que o deixasse estar com ele; Jesus, porém, o despediu, dizendo: Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti. Então, foi ele anunciando por toda a cidade todas as coisas que Jesus lhe tinha feito.”

ARMAS DE VITÓRIA CONTRA ESTE ESPÍRITO DO MEDO

1 Co 13.13 – “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.”

1 Ts 5.8 – “Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação;”

1ª ARMA - A FÉ- CRER QUE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO JESUS ESTARÁ NA TUA VIDA PARA TE AJUDAR - Mc 4.40-41 – “Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”

2ª ARMA - A ESPERANÇA - TER A CERTEZA QUE NUNCA SEREMOS ENGANADOS OU FRUSTRADOS - Rm 8.24-25 – “Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.”

3ª ARMA -O AMOR- ESTAR COBERTO PELO AMOR DE DEUS, QUE NOS ABRE OS OLHOS ESPIRITUAIS PARA A VERDADE - 1 Jo 4.18 – “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.”

CONCLUSÃO

Para nos livrarmos do espírito de medo, temos que buscar o Senhor em todas as situações. - Sl 34.4- “Busquei ao Senhor, e ele me acolheu livrou-me de todos os meus temores.” - Esta é a promessa que você recebe sobre a sua vida, na sua atitude de busca você não será desamparado, mas viverá livre para desfrutar de completa salvação.

Nenhum comentário: