terça-feira, 22 de julho de 2014

O MISTÉRIO DA FÉ

“Tendo Jesus concluído todas as suas palavras dirigidas ao povo, entrou em Cafarnaum. E o servo de um centurião, a quem este muito estimava, estava doente, quase à morte. Tendo ouvido falar a respeito de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo. Estes, chegando-se a Jesus, com instância lhe suplicaram, dizendo: Ele é digno de que lhe faças isto; porque é amigo do nosso povo, e ele mesmo nos edificou a sinagoga. Então, Jesus foi com eles. E, já perto da casa, o centurião enviou-lhe amigos para lhe dizer: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa. Por isso, eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.  Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Ouvidas estas palavras, admirou-se Jesus dele e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta. E, voltando para casa os que foram enviados, encontraram curado o servo.” - - Lc 7.1-10

Nm 14.20-14 – “Tornou-lhe o SENHOR: Segundo a tua palavra, eu lhe perdoei. Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do SENHOR, nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá. Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.”

Se existe algo que ainda é uma falha nas nossas vidas, é a fé! Dizemos que temos fé, mas na verdade, nosso comportamento sempre fala o contrário. O diagnóstico da nossa incredulidade muitas vezes é evidenciado pelos sintomas da nossa alma e das deformações que se manifestam diante das lutas. Deus não deseja que nós sejamos apenas repetidores de palavras do tipo “eu creio” ou “tá ligado”. É necessário que a nossa fé seja acompanhada de obras. Tg 2.17“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” A fé precisa ser manifesta no meu comportamento. Hoje vamos receber essa qualidade de reação, e viveremos a vitória de Deus.

OS SENTIMENTOS HUMANOS QUE SÃO OS LADRÕES DA NOSSA FÉ:

1) RELIGIOSIDADE;

2) SUPERFICIALIDADE; e

3) AUTO SUFICIENCIA;

PARA RECEBER E VIVER O MISTÉRIO DA FÉ É PRECISO COMPREENDER:

1) A NATUREZA DA FÉ – Hb 11.1 – Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

a. CERTEZA DAQUILO QUE EU ESPERO – Aquilo que é certo, evidente, o que não há dúvida.

b. CONVICÇÃO ATÉ MESMO DAQUILO QUE NÃO VEJO – Certeza que não deixa dúvida, opinião obstinada.

2) COMO NASCE A NOSSA FÉ – Rm 10.17 – E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” - Se a fé vem pelo ouvir, precisamos tomar cuidado com aquilo que ouvimos. A palavra pode escravizar uma pessoa. Para se desenvolver o mistério da fé, eu preciso ouvir aquilo que dá origem à fé – a Palavra de Deus! Tenha na tua boca e nos teus ouvidos a Palavra de Deus.

TRÊS MISTÉRIOS DA FÉ SOBRENATURAL

1) TENHA FÉ EM VOCÊ MESMO – Ainda que o centurião não se julgasse digno de receber a Jesus, ele cria que era digno de receber o milagre. Para ter fé em você mesmo é preciso acreditar. Acredite que você:

a) É UM POTENCIAL DE SUCESSO – Se enxergue como Deus te enxerga. Vença a Síndrome de Gideão – Jz 6.13“Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.“ Você é um potencial de sucesso, ainda que os concorrentes estejam momentaneamente prevalecendo. Se enxergue como Deus te enxerga, pois Deus não te criou para ser um fracassado.

b) PODE TODAS AS COISAS – Fp 4.13 – tudo posso naquele que me fortalece.” – Pare de declarar impossibilidades. Você pode até passar por todas as lutas, mas Deus já te deu condições de vencer todas as adversidades.

c) É UMA BENÇÃOGn 12.2“de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” – Você não é o problema, não é o fracasso, você não é a desistência. Você é uma bênção!

2) TRANFORME AMBIENTES NEGATIVOS PELO PODER DA FÉ – Mt 13.58 – “E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” A nossa fé agrada a Deus. Em Nazaré, Jesus não realizou milagres, pois os habitantes dali não criam nele. Crie um ambiente de fé e o milagre virá. Sl 37.4“Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração“. A nossa fé agrada a Deus. Para transformar ambientes negativos pelo poder da fé é preciso:

a) VENCER O PESSIMISMO – Seja um agente positivo e não se envolva com a incredulidade dos outros. Dn 6.28Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.”

b) TER NA BOCA PALAVRAS DE SUCESSO – Tg 3.11 – “Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?” – Da tua boca, sairão somente as palavras que vão materializar o milagre.

3) TOME POSSE DAS PROMESSAS – Ef 3.1 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,” – Já aconteceu, o Senhor Jesus já te abençoou! O que garante o nosso sucesso são as promessas de Deus! Pv 10.22“A bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto.”

TRÊS GRANDES BÊNÇÃOS DAQUELE QUE TEM O MISTÉRIO DA FÉ:

1) PROSPERIDADE – Is 45.3 – dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas,...” – Deus te dará um dinamismo sobrenatural que te fará viver sempre mais!

2) VITÓRIAS – II Cr 8.6B – “e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia.” – Mesmo num cenário contrario você será mais que vencedor.

3) RESTITUIÇÃO – Jl 2.25 - “Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros.” – Deus te livrará da vergonha através da restituição que Ele vai derramar sobre a tua vida!

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, eu recebo hoje, esse mistério sobre a minha vida. Ensina-me hoje, a vencer pelo poder da fé. Faz-me diferenciado, meu Deus, através desse mistério da fé. Derrama Senhor, de forma poderosa nessa noite, o dom da fé em todas as áreas da minha vida. Hoje eu me limpo de toda incredulidade e me abro para crer. Eu recebo hoje, esse manto espiritual de milagres sobre a minha vida. Tira Senhor, esse sentimento contrário, esse sentimento de fracasso. Coloca em mim, ó Pai, o sentimento, o espírito diferenciado de Calebe e me faça entrar na terra da minha promessa. Hoje, eu recebo essa unção de Deus, pois eu entendi que a fé vem de Ti, Senhor. Hoje, Senhor, eu sou marcado pelo mistério da fé! Me revisto desse poder e saio daqui para viver a minha vitória, o meu sucesso, pelo poder da fé! Revolucionarei ambiente e trarei a existência o que não existe. Eu sou o justo do Senhor e viverei pela fé. Hoje, eu saio daqui carregando o meu milagre, pela fé, em nome de Jesus, amém e amém!

Nenhum comentário: