sexta-feira, 25 de julho de 2014

O MISTÉRIO DA VISÃO

 

Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.” - Nm 13.25-30

Josué e Calebe trazem um relatório a Moisés e a todo o povo, daquilo que eles tinham visto. Entretanto os outros dez espias, tomados por uma ação demoníaca, tiveram sua visão corroída pelas dificuldades que enxergaram. Existia naqueles espias uma forte ação hereditária que precisava ser quebrada, ou seja, eles precisavam viver uma poderosa libertação, pois ainda tinham a visão medíocre de escravos. O que fazia com que Calebe e Josué tivessem um relatório diferenciado? Eles receberam de Deus o mistério da VISÃO, que é “a capacidade de olhar para a mesma situação, mas enxergar aquilo que Deus enxerga.”

CINCO ATITUDES APOSTÓLICAS PARA RECEBERMOS, COMO CALEBE, O MISTÉRIO DA VISÃO:

1) QUEBRAR TODA MANIPULAÇÃO DA AUTO VISÃO – At 9.18 – “Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.” – Paulo precisava enxergar um novo tempo, de maneira correta e adequada, aquilo que Deus tinha para realizar através da vida dele. A nossa visão é automanipulada pela nossa carne, pelas deformações da nossa mente. O homem é roubado porque não consegue ver a possibilidade de ser. Paulo era um grande potencial, mas estava cegado pela religiosidade. Hoje Deus fará cair as escamas dos teus olhos para que você possa enxergar o grande que Deus fará.

2) EXERCENDO A CONSCIENCIA ESPIRITUAL DA LIBERTAÇÃO – Jo 8.32“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” - Você é transformado por aquilo que você crê. Se enxergue como Calebe se enxergava, seja cheio do Espírito Santo. Ele cria na promessa, na palavra de Deus, e isso o libertava de todos os seus medos, temores e sentimentos do passado. Conhecer é ter intimidade, relacionamento. Não se relacione com os problemas a tua volta, mas sim com a promessa de Deus para a tua vida. A tua verdade te fará se enxergar como alguém que é capaz!

3) QUEBRAR A SÍNDROME DO GAFANHOTO Nm 13.33 – “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.” - Aqueles 12 espias eram príncipes, homens diferenciados em suas tribos. Entretanto, eles projetaram através da visão, as suas deformações. Era aquilo que Gideão vivia – ele se achava o menor da sua casa. Essa síndrome te associa a uma realidade cruel, te fazendo projetar a tua vida de acordo com aquilo que você vê, te fazendo viver aquém daquilo que Deus preparou para você. Vença esse sentimento maligno, pois Deus tem o melhor da terra para você. Declare com fé: “Eu não sou gafanhoto, eu sou aquele que vai herdar a promessa. Eu mereço tudo que é bom, tudo que é perfeito, tudo que é agradável!”

4) APRENDER A ENXERGAR, PARA PODER CONQUISTAR- Gn 13.14-15Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.” – Tudo que você enxergar voce vai conquistar, pois ninguém conquista aquilo que ele não pode enxergar. Aparentemente, Ló havia escolhido a melhor parte, pois ele escolhera Sodoma, que era próximo ao Jordão, uma área de muita vegetação. Mas a visão de Ló era uma visão imediatista e não uma visão daquele que quer enxergar o que Deus enxerga. Quem não sabe enxergar, côa mosquito e engole camelo, pois fica preso espiritualmente, enxergando probleminhas e deixa de enxergar a grande porta que Deus tem para ele! Quem aprende a enxergar, sai do grupo dos espias derrotados e se associa a Josué e Calebe, para entrar na terra prometida.

5) TER UMA VISÃO DE FUTURO – Nm 13.23-24 “Depois, vieram até ao vale de Escol e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens numa vara, como também romãs e figos. Esse lugar se chamou o vale de Escol, por causa do cacho que ali cortaram os filhos de Israel.” – Josué e Calebe, quando chegaram em Canaã viram o inusitado – um cacho de uva tão grande, que eram necessários dois homens para carregá-lo. Eles levaram aquele cacho de uva, para mostrar para o povo o que era o fruto da terra. Aquele cacho de uvas era o simbolismo daquilo que estava por vir, era a visão de futuro. A visão de futuro me alimentará para que eu possa ultrapassar as barreiras e chegar aonde eu preciso chegar. Quem não tem visão de futuro, mata o futuro já no presente, por conta da visão induzida pela luta que ele está passando.

CINCO PASSOS PRÁTICOS PARA SE OPERACIONALIZAR O MISTÉRIO DA VISÃO:

1) Levante os teus olhos acima dos problemas que voce está passando- Dt 30.9 – O SENHOR, teu Deus, te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto da tua terra e te beneficiará; porquanto o SENHOR tornará a exultar em ti, para te fazer bem, como exultou em teus pais;”

2) Transforme em símbolos proféticos, as vitórias já alcançadas, já vividas! – Nm 13.23 – ““Depois, vieram até ao vale de Escol e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens numa vara, como também romãs e figos.”

3) Traga a existência o que não existe através da palavra. Profetize - Rm 4.17b – “o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.”

4) Prepare-se para viver o teu amanhã – Js 3.5 – “ Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós.”

5) Tenha olhos bons – Mt 6.22 – “ São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;”

TRÊS BÊNÇÃOS DAQUELE QUE RECEBEU O MISTÉRIO DA VISÃO:

1) VOCÊ VAI ENXERGAR AS POSSIBILIDADES DE DEUS

2) DEUS TE DIFERENCIARÁ E TE FARÁ PLENO DAS CAPACIDADES DOS CÉUS

3) DEUS TE FARÁ UM ILUMINADO, MUDANDO O RUMO DA TUA CAMINHADA

DECLARE COM FÉ:

“Senhor meu Deus, nesta noite eu recebo, como Calebe, o mistério da visão! Não vou deixar que nada embace o meu olhar, pois tenho a certeza de que haverá bom futuro! Hoje, Deus me dá uma visão diferenciada, eu enxergarei a Deus em todas as situações e poderei descansar. Eu vivo hoje o Salmo 121 – Elevo os meus olhos para os montes e sei que o meu socorro vem do Senhor! Eu abro os meus olhos hoje para enxergar a grandiosidade do Teu plano, ó Deus! Como o Senhor tirou as escamas dos olhos de Paulo, como o Senhor fez Calebe enxergar o que os outros não enxergaram, hoje, eu recebo o mistério da visão. Eu não sou gafanhoto, mas tenho dos céus a capacidade de enxergar o grande de Deus, de enxergar os meus livramentos, de enxergar a terra que o Senhor já preparou para mim. Tira da minha vida, Senhor, todas as trevas do inferno, todos os medos, todas as áreas sombrias, e que eu saia daqui para viver tudo o que o Senhor já preparou para mim. A tua nuvem de glória e poder me envolve e aonde quer que eu vá a minha luz brilhará, as pessoas reconhecerão que eu sou o iluminado do Senhor, serei uma pessoa brilhante, eu manifestarei a tua glória, em nome de Jesus, amém e amém!”

Nenhum comentário: