Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes. Salmos 37.8
A ansiedade e a preocupação são ataques à mente que pretendem nos desviar a atenção de servir ao Senhor. O inimigo também usa esses tormentos para empurrar nossa fé para baixo; assim ela não pode aumentar e nos ajudar a viver em vitória.
Algumas pessoas têm tal problema com a preocupação que poderia até mesmo ser dito que elas são viciadas em preocupação. Se elas não têm alguma coisa pessoal com o que se preocupar, elas se preocuparão com a situação de outra pessoa.
É absolutamente impossível preocupar-se e viver em paz ao mesmo tempo. Paz não é alguma coisa que pode ser colocada em uma pessoa; é um fruto do Espírito (Gálatas 5.22), e fruto é o resultado de permanecer na videira (João 15.4). Permanecer refere-se a entrar no "descanso de Deus", relatado no capítulo 4 de Hebreus, como também em outros lugares da Palavra de Deus.
Há diversas palavras na Bíblia que se referem à preocupação, dependendo da tradução que você estiver lendo. A Versão King James não usa a palavra "preocupação". Além de "não te impacientes" (Salmo 37.8), outras frases padrão usadas para nos advertir contra a preocupação são: "não andeis ansiosos" (Mateus 6.25), "não andeis ansiosos de coisa alguma" (Filipenses 4.6) e "lançando... toda a vossa 0 0 1 F ansiedade" (1 Pedro 5.7).
A preocupação, certamente, jamais torna qualquer coisa melhor, então por que não desistir dela?
O dicionário Webster define preocupação como se segue: " — vi.l. Sentir-se apreensivo ou inquieto... — vt. 1. Fazer alguém sentir-se ansioso, angustiado ou inquieto... — s. 2. Uma fonte de inquietação contínua".1 Também ouvi essa palavra definida como atormentar-se com pensamentos perturbadores. Quando vi a parte sobre atormentando-se com pensamentos perturbadores, decidi, imediatamente, que sou mais esperto do que isso. Acredito que cada cristão é. Penso que os crentes têm mais sabedoria além de sentar-se por aí e atormentar-se.
A preocupação é definitivamente um ataque de Satanás à mente. Há certas coisas que o crente é instruído a fazer com sua mente e que o inimigo quer se assegurar de que elas jamais sejam feitas. Consequentemente, o diabo tenta manter a arena mental suficientemente ocupada com os tipos errados de pensamentos de forma tal que a mente nunca se liberta para ser usada para o propósito para o qual Deus a planejou. Satanás tenta nos roubar essa vida de muitas maneiras — uma delas é por meio da preocupação. Mateus 6.25 nos ensina que não há nada na vida com o que nos devamos preocupar - nenhum aspecto dela! A qualidade de vida que Deus providenciou para nós é suficientemente grande para incluir todas essas coisas, mas, se nos preocupamos sobre as coisas, então as perdemos, como também a vida que Deus quis que tivéssemos.
“Não é a vida maior do que as coisas? Por isso, vos digo: não andeis [perpetuamente] ansiosos (inquietos e preocupados) pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida [qualitativamente] mais do que o alimento, e o corpo, mais [muito acima e mais excelente] do que as vestes? Mateus 6.25
O propósito da vida é ser de tão alta qualidade que a desfrutemos imensamente. Em João 10.10, Jesus disse: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham [e desfrutem da] vida e a tenham em abundância [completa, até que transborde]. O que o Mestre quer dizer aqui é, na verdade, muito simples: Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Mesmo que esteja lutando com uma auto-imagem pobre, com certeza você pode acreditar que é mais valioso do que um pássaro e ver como seu Pai celestial toma conta deles tão bem.
Não é você mais valioso do que um passarinho?? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não vaieis vós muito mais do que as aves? Mateus 6.26 Poderia fazer bem a todos nós gastarmos algum tempo observando as aves. Foi isso que nosso Senhor nos disse para fazer. Se não todo dia, pelo menos de vez em quando precisamos tirar um tempo para observar e lembrar a nós mesmos como nossos amigos de penas são bem cuidados. Eles, literalmente, não sabem de onde virá sua próxima refeição; apesar disso, jamais vi um pássaro sentado num galho de árvore tendo um esgotamento nervoso por causa de preocupação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário