quinta-feira, 27 de agosto de 2020

ORAÇÃO & DEVOCIONAL || 27 08 20 || Vergonha Removida


Disse mais o Senhor a Josué: Hoje, removi de vós o opróbrio do Egito; pelo que o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até o dia de hoje. - Josué 5.9

Depois de Josué ter conduzido os israelitas através do Jordão para a Terra Prometida, havia alguma coisa que Deus precisava fazer antes que estivessem prontos para ocupar sua primeira cidade, que era Jericó. O Senhor ordenou a todos os israelitas do sexo masculino que fossem circuncidados, uma vez que isso não havia sido feito durante todos os quarenta anos que eles haviam vagueado pelo deserto. Depois que isso foi feito, o Senhor disse a Josué que ele havia removido do seu povo o opróbrio do Egito.

Alguns versos à frente, no capítulo 6, o relato começa com a forma como Deus conduziu seus filhos para dominar e conquistar Jericó. Por que o opróbrio precisava ser retirado deles antes? O que é um opróbrio?

A palavra opróbrio significa "culpa... desgraça: vergonha."1 Quando Deus disse que ele iria "remover" dos israelitas o opróbrio do Egito, ele estava enfatizando algo. O Egito representa o mundo. Depois de estarmos alguns anos no mundo e nos termos tornado mundanos, é preciso que a vergonha seja removida.

Anteriormente, eu falei que graça é o poder de Deus vindo a nós, como um dom gratuito, para nos ajudar a fazer com facilidade o que nós mesmos não podemos fazer. Deus quer nos dar graça, e Satanás quer nos dar desgraça, que é outra palavra para opróbrio.

A desgraça nos diz que não somos bons — que não merecemos o amor ou a ajuda de Deus. A vergonha envenena o nosso íntimo. O fato de Deus remover de nós a vergonha significa que cada um de nós deve receber por si mesmo o perdão que Ele está oferecendo por todos os nossos pecados passados. Você deve perceber que jamais pode merecer as bênçãos de Deus — você jamais pode ser merecedor delas. Você pode apenas, humildemente, aceitá-las e apreciá-las e reverenciar a Deus pelo quanto Ele é bom e pelo quanto o ama.

Auto-aversão, auto-rejeição, recusa em aceitar o perdão de Deus (perdoando-se a si próprio), incompreensão da justificação por meio do sangue de Jesus e todos os problemas semelhantes o manterão vagueando pelo deserto. Sua mente deve ser renovada no que diz respeito ao posicionamento correto diante de Deus por intermédio de Jesus — e não de nossas próprias obras.

Estou convencido, depois de muitos anos de ministério, que 85% dos nossos problemas originam-se da maneira como nos sentimos a respeito de nós mesmos. Qualquer pessoa que você sabe que está andando em vitória está também andando em retidão.

Sei que não mereço as bênçãos de Deus, mas as recebo assim mesmo porque sou um co-herdeiro com Cristo (Romanos 8.17). Ele as ganhou e as recebo colocando minha fé nEle.

Nenhum comentário: