quarta-feira, 26 de agosto de 2020

ORAÇÃO & DEVOCIONAL || 25 08 20 || Buscar um Culpado ou a Solução?


Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu [do fruto] da árvore, e eu comi. ...Respondeu a mulher: A serpente me enganou (me iludiu, levou a melhor e me ludibriou), e eu comi. - Gênesis 3.12,13

A relutância de alguém em assumir responsabilidade pelas próprias ações, colocando a culpa de tudo o que está errado ou sai errado em outra pessoa é um bom motivo que vai apontar para mais uma modalidade de mentalidade do deserto.

Vemos o problema se manifestando desde o início dos tempos. Quando confrontados pelo seu pecado no Jardim do Éden, Adão e Eva culparam um ao outro, a Deus e ao diabo, evadindo-se, portanto, da responsabilidade pessoal pelas ações deles.

Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar. Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai. Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã. Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada. Disse Sarai a Abrão: Seja sobre ti a afronta que se me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuíres; ela, porém, vendo que concebeu, desprezou-me. Julgue o Senhor entre mim e ti. Respondeu Abrão a Sarai: A tua serva está nas tuas mãos, procede segundo melhor te parecer. Sarai humilhou-a, e ela fugiu de sua presença. Gênesis 16.1-6

A mesma cena representada por Adão e Eva é vista aqui na disputa entre Abrão e Sara. Eles estavam cansados de esperar que Deus cumprisse sua promessa de uma criança nascida deles, então apelaram para a carne e "fizeram do jeito deles". Quando as coisas saíram erradas e começaram a causar problemas, eles começaram a culpar um ao outro.

Satanás trabalha com afinco em nossa mente — construindo fortalezas que nos impedem de enfrentar a verdade. A verdade nos libertará, e ele sabe disso!
Não creio que exista algo mais penoso emocionalmente do que enfrentar a verdade sobre nós mesmos e nosso comportamento. Como é penoso! A maioria das pessoas foge disso. É razoavelmente fácil enfrentar a verdade sobre alguma outra pessoa — mas quando precisamos nos enfrentar, achamos muito mais difícil.

E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil (desprezível, insubstancial). - Números 21.5

Como você deve se lembrar, os israelitas queixavam-se de que todos os seus problemas eram por culpa de Deus e de Moisés. Eles se eximiram com sucesso de qualquer responsabilidade pessoal por estarem no deserto por um tempo tão longo. Deus me mostrou que esta foi uma das principais mentalidades de deserto que os manteve lá por quarenta anos.

Nenhum comentário: