sexta-feira, 14 de agosto de 2020

ORAÇÃO & DEVOCIONAL || 14 08 20 || Com Laerte Lafayett


Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano. - Salmos 143:10

Mas, afinal, o que é ter a mente de Cristo? 

Ter a mente de Cristo é pensar como Deus pensa, pois Jesus e o Pai são um. É ter uma mente limpa, prá cima, livre dos pensamentos depressivos, vitoriosa aos ataques de Satanás. O Salmo 143.3-10 (mantenha a tua Bíblia aberta nesse texto) nos ajuda com isso! Vamos examinar essa passagem em detalhe para ver os passos que poderemos dar para superar esse ataque do inimigo:

1) Identifique a natureza e a causa do problema. -  Salmo 143.3 - "Habitar na escuridão, como aqueles que morreram há muito" certamente me soa como uma descrição de alguém que está deprimido. Observe que a origem dessa depressão, desse ataque à alma, é Satanás. 

2) Reconheça que o pensamento depressivo rouba a vida e a luz. - Salmo 143.4 -  O pensamento depressivo oprime a liberdade espiritual e o poder de uma pessoa. Resista a esse pensamento logo na sua chegada, pois quanto mais lhe for permitido permanecer, mais difícil será resistir. 

3) Lembre-se dos bons tempos. - Salmo 143.5 - Nesse versículo vemos a resposta do salmista à sua situação. Lembrar, meditar e refletir são funções da mente. Ele, obviamente, sabe que seus pensamentos afetarão seus sentimentos, então ele se toma ocupado pensando sobre coisas que o ajudarão a superar o ataque à sua mente. 

4) Louve ao Senhor em meio ao problema.  - Salmo 143.6 O salmista conhece a importância do louvor; ele ergue as mãos em adoração. Ele declara qual é verdadeiramente sua necessidade — ele precisa de Deus. Apenas Deus pode fazê-lo sentir-se satisfeito.

5) Peça a ajuda de Deus. - Salmo 143.7 - O salmista clama por ajuda. Ele está basicamente dizendo: "Apressa-te, Senhor, porque eu não vou ser capaz de agüentar muito mais tempo sem Ti." 

6) Ouça o Senhor. - Salmo 143.8 - O salmista sabe que ele precisa ouvir ao Senhor. Ele precisa ser assegurado do amor e bondade de Deus. Ele precisa da atenção e da direção de Deus. 

7) Ore por livramento - Salmo 143.9 - Mais uma vez o salmista está declarando que apenas Deus pode ajudá-lo. Observe que ao longo desse discurso ele está mantendo sua mente em Deus, não no problema. 

8) Busque sabedoria, conhecimento e liderança de Deus. – Salmo 143.10 - Talvez o salmista esteja indicando que ele havia saído da vontade de Deus e, portanto, tenha aberto a porta para ataque à sua alma. Ele quer estar na vontade de Deus porque ele agora percebe que esse é o único lugar seguro para estar. Então, ele pede a Deus que o ajude a se manter firme.

Nenhum comentário: