“Reuniu-se toda a congregação dos filhos de Israel em Siló, e ali armaram a tenda da congregação; e a terra estava sujeita diante deles. Dentre os filhos de Israel ficaram sete tribos que ainda não tinham repartido a sua herança. Disse Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis remissos em passardes para possuir a terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos deu? De cada tribo escolhei três homens, para que eu os envie, eles se disponham, e corram a terra, e façam dela um gráfico relativamente à herança das tribos, e se tornem a mim. Dividirão a terra em sete partes: Judá ficará no seu território, ao sul, e a casa de José, no seu, ao norte. Em sete partes fareis o gráfico da terra e mo trareis a mim, para que eu aqui vos lance as sortes perante o SENHOR, nosso Deus. Porquanto os levitas não têm parte entre vós, pois o sacerdócio do SENHOR é a sua parte. Gade, e Rúben, e a meia tribo de Manassés já haviam recebido a sua herança dalém do Jordão, para o oriente, a qual lhes deu Moisés, servo do SENHOR. Dispuseram-se, pois, aqueles homens e se foram, e Josué deu ordem aos que iam levantar o gráfico da terra, dizendo: Ide, correi a terra, levantai-lhe o gráfico e tornai a mim; aqui vos lançarei as sortes perante o SENHOR, em Siló. Foram, pois, os homens, passaram pela terra, levantaram dela o gráfico, cidade por cidade, em sete partes, num livro, e voltaram a Josué, ao arraial em Siló. Então, Josué lhes lançou as sortes em Siló, perante o SENHOR; e ali repartiu Josué a terra, segundo as suas divisões, aos filhos de Israel”. - Js 18-1-10
Deus nos fez conquistadores na nossa essência. Entretanto, nesse texto vemos o povo de Israel num estado de apatia, acomodados diante da terra a ser conquistada. Josué, então traz a eles uma exortação e declara a verdade espiritual – “a terra está sujeita”, ou seja, Deus já havia liberado a promessa para eles. Saiba que a tua terra também já está sujeita – Deus já destronou os principados e potestades, para que você possa viver o teu milagre. E qual a nossa parte nesse processo? Ocuparmos o nosso espaço!
TRÊS SITUAÇÕES QUE TENTAM NOS IMPEDIR DE TOMARMOS UMA ATITUDE PROATIVA EM DIREÇÃO À NOSSA CONQUISTA, E OCUPARMOS O NOSSO ESPAÇO:
1) FALTA DE AMOR PRÓPRIO – Lc 10.27 – “A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” - Quem não se ama, se enche de desculpas e dá o seu lugar para alguém. Seja justo, e justo contigo mesmo;
2) ACOMODAÇÃO – Rm 12.2 - “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” - Acomodação não acontece apenas quando a pessoa está numa situação confortável – com o boi na sombra. Entretanto, acomodação acontece em toda e qualquer situação. Existe gente acomodada com as dividas, com um sub emprego. Acomodação é lugar de conforto, é a resistência criada pelo nosso próprio organismo. Rompa com a tua acomodação –– Seja atento à tudo aquilo que pode te paralisar. A acomodação cria muitas barreiras que se transformam em ótimas desculpas para não irmos além. Nosso compromisso precisa ser maior que as nossas razões.
3) MEDO – I Jo 4.18 – “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” - Receio e insegurança levam o homem a se retrair e não se permitir ser testado. Tudo aquilo que te limitava e te colocava uma insegurança interior, vai cair por terra! O amor do Senhor está derramado em nossos corações e é a garantia da nossa vitória!
Deus te chamou para você ocupar o teu espaço. E isso não é fácil, pois sempre haverá alguém no mercado querendo te deixar para trás. O teu posicionamento precisa ser: EU VOU SER COMO JOUSÉ E CALEBE! EU VOU CONQUISTAR!
PARA VIVER O ENCONTRO DE CALEBE, O ENCONTRO DA CONQUISTA, É PRECISO:
1) DEMARCAR A TERRA QUE VOCÊ QUER CONQUISTAR – Js 18.4 – “De cada tribo escolhei três homens, para que eu os envie, eles se disponham, e corram a terra, e façam dela um gráfico relativamente à herança das tribos, e se tornem a mim.” – Crie situações no mundo espiritual. Visite (veja) a terra da tua conquista, coloque o teu pé nela, coloque uma estaca, demarcando a tua propriedade. Ainda que, materialmente ela ainda não seja tua. Espiritualmente você já a tem, porque você estabeleceu um referencial. Delimite espiritualmente aquilo que você quer conquistar. Deus tem mais para cada um de nós. Ele não é limitado! Deseje sempre mais, pois Deus tem. Transforme o teu desejo em ação! Aja na direção daquilo que você deseja e tome posse do que Deus tem para você!
2) VENCER AS VOZES INTERIORES DA LIMITAÇÃO – Jr 29.11 – “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” - Todos nós já ouvimos vozes dizendo para nos mesmos que não vamos dar certo, que não teremos sucesso. Essa é a voz do Diabo, pois o desejo de Deus para você é a tua vitória, a tua conquista! Deus tem e deseja coisas superiores para nós, mas o problema são as vozes que ouvimos. Nm 13.30 – “Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.” Calebe calou a voz de Satanás, a voz contrária à conquista dele! O Diabo é o pai da mentira! Não permita que as mentiras dele dirijam a tua vida. Quando eu admito a impossibilidade, eu firo a ação do Espírito Santo e coloco barreiras à minha conquista. Ore, profetize e peça! Especifique o teu requerimento e crie uma liga espiritual com a tua necessidade. A conquista virá!
3) TER O MESMO SENTIMENTO DE CRISTO – Fp 2.5 – “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,” – Tenha a adrenalina do conquistador! Jesus é o maior conquistador de todos os tempos! Ele optou segundo o que Deus deu a ele em fazer a vontade de Deus, em ser obediente, se esvaziando da essência natural do homem. Se esvazie e tire do teu interior toda a tua natureza carnal – impossibilidades, derrotas, limitações, arrogância humana e temores. Seja limpo para dar frutos. E após se limpar, se encha do sentimento de Cristo! Se encha do poder e do Espírito de Deus!
AS BÊNÇÃOS DO ENCONTRO DE CALEBE. DEU TE DARÁ:
1. PODER ESPIRITUAL PARA VOCÊ CONQUISTAR ATRAVÉS DO INTELECTO – I Co 2.16 – “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.”
2. ACESSO ÀS PROMESSAS SUPERIORES – I Co 2.9 – “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”
3. O CUMPRIMENTO DE TODA PROMESSA – Js 21.45 – “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.”
4. EXPANSÃO – Is 54.2 – “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas.”
5. RESTITUIÇÃO – I sm 30.19 – “Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer.”
6. OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS – Is 54.3 – “Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas.”
DECLARE COM FÉ:
“Senhor, meu Deus! Hoje, no chão dessa igreja, está ficando o incerto, o fracassado, o pessimista, o derrotado, aquele que só tentava! Nessa noite se levanta aquele que dá certo, aquele que tem sucesso, o ungido do Deus vivo e aquele que como Calebe tem o poder da conquista! O poder da conquista de Jesus Cristo está na minha vida! Essa unção de conquista está sobre a minha vida, e a minha vida jamais será a mesma. Hoje o senhor renova as minhas forças e a minha disposição interior. Sou renovado, restaurado, transformado e vou viver um novo tempo na minha vida profissional, em nome de Jesus! Eu hoje demarco no mundo espiritual o território da minha conquista! Venço todas as vozes contrárias! Me limpo de todo sentimento de derrota e me encho do sentimento de Jesus Cristo. Eu tenho a mente de Cristo, tenho acesso às promessas superiores! Viverei o cumprimento de todas as promessas! Nem coisa grande, nem pequena deixará de se realizar na minha vida! Viverei a restituição, a expansão e a ocupação de todos os espaços, pois eu tenho a unção de conquista de Calebe, em nome de Jesus, amém e amém!”