Adriano, um excelente mestre de obras, depois de muitos anos de trabalho e dedicação decidiu se aposentar. Apesar de ser um ótimo profissional, a empresa onde trabalhava seria pouco afetada com sua saída, mesmo assim seu chefe ficou triste em ver um ótimo funcionário partindo, e pediu-lhe para que trabalhasse em apenas mais um projeto antes de aposentar-se.
Adriano não ficou muito entusiasmado com o pedido do chefe, mas concordou em conduzir seu “último projeto”: a construção de uma casa. Sem o costumeiro entusiasmo, Adriano conduziu o projeto com pouco empenho e atenção, afetando diretamente a qualidade e o resultado final do projeto.
Quando terminou a obra, seu chefe o chamou, e juntos foram inspecioná-la, e ao final da inspeção o chefe entregou a Adriano as chaves da casa, e lhe disse:
- Adriano, esta casa é sua. Ela é o meu presente pra você por todos estes anos de trabalho. Muito Obrigado!
Adriano ficou surpreso e triste ao mesmo tempo, pensando consigo mesmo:
“Que pena! Se eu soubesse que estava construindo a minha própria casa, certamente teria feito tudo muito melhor”.
Todos os dias, com suas atitudes, você constrói a “casa” em que vai morar, porque a vida é um projeto que você mesmo constrói, portanto, use o melhor de si para construí-la. Viva com entusiasmo!
A palavra entusiasmo vem do grego “en-theos-asm” que significa “sopro de Deus dentro”. Se a respiração é nossa principal fonte de energia física, o entusiasmo é a principal fonte de energia motivacional. O entusiasmo gera uma imensa energia interna, dotada de um ânimo capaz de mover as pessoas adiante, com dedicação, paixão e força criadora, ainda que as condições não sejam as melhores, tanto que a experiência mostra que o sucesso e o êxito estão, na maioria das vezes, relacionados ao nível de entusiasmo das pessoas do que à sua capacitação técnica ou à abundância de recursos.
Um líder, ainda que tenha uma personalidade tranquila e reservada, não pode ser apático e sem entusiasmo, porque com a mesma intensidade que um líder entusiasmado contagia as pessoas a darem o melhor de si, um líder sem entusiasmo transmite apatia para toda a equipe. Assim sendo, em liderança, nenhuma característica de personalidade pode justificar a falta de entusiasmo, porque sem ele é impossível influenciar pessoas de maneira positiva.
Mas de onde vem o entusiasmo? Ele nasce do significado da missão e do propósito. Se pensarmos em líderes como Nelson Mandella, e Jesus Cristo, por exemplo, vamos rapidamente identificar que sua causa e sua missão eram o principal motivo de seu entusiasmo naquilo que faziam. Quando as pessoas compreendem a importância e o significado do seu trabalho, e o fazem com entusiasmo, não apenas imprimem sua energia mental, mas aplicam toda a sua força para realizá-lo.
Todo líder precisa ser um entusiasta, um otimista consciente; alguém que contagia as pessoas, que as leva a trabalharem com entusiasmo, e que vê nas dificuldades uma grande oportunidade para que todos cresçam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário