quarta-feira, 9 de setembro de 2020

ORAÇÃO & DEVOCIONAL || 06 09 20 || Ser Gentil é Sobrenatural!


A gentileza é subestimada. Nós a igualamos a ser legal ou agradável, como se ela se tratasse, principalmente, de sorrisos, se dar bem com as pessoas e não as irritar. Parece uma virtude bastante mundana.

Mas a Bíblia apresenta um retrato da gentileza muito diferente e convincente.
A gentileza é sobrenatural

Quando Paulo apresentou seu caso à igreja de Corinto, de que ele era um verdadeiro apóstolo, ele o fez detalhando as provações que ele suportou por causa do evangelho, a vida espiritual interior que Deus concedeu a ele apesar dos sofrimentos e o fruto espiritual que Deus havia produzido na sua vida (2 Coríntios 6:1-13). Surpreendentemente, gentileza estava nessa lista de frutos espirituais. “Quer uma prova de que sou um apóstolo” ele disse. “Ok, aqui está: Eu sou gentil, eu sou amável. ”

A verdadeira gentileza é produzida pelo Espírito (Gálatas
5:22). É uma inclinação generosa sobrenatural dos nossos corações para com outras pessoas, mesmo quando elas não mereçam e não nos amem de volta. O próprio Deus é amável dessa forma. A sua bondade é que leva as pessoas ao arrependimento (Romanos 2:4), o que sugere que eles ainda não voltaram para ele e ainda são seus inimigos.

Nós imitamos a gentileza de Deus, portanto, ao amarmos nossos inimigos. Jesus disse, “Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus” (Lucas
6:35). Nossa gentileza reflete o coração do nosso Pai. “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo” (Efésios 4:32).

A gentileza pode não ser agradável. De fato, ela pode parecer mais com uma pancada na cabeça. “Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo, que a minha cabeça não rejeitará” (Salmos 141:5). Jesus chamou os fariseus de raça de víboras. Isso não foi agradável, mas foi amável, porque Jesus estava expondo o seu pecado. Um médico gentil cortará profundamente para retirar o seu câncer.

A gentileza é poderosa
Em suas lembranças de sua jornada de lésbica à cristã, Rosaria Butterfield diz que, como uma não-cristã, a sua impressão dos cristãos evangélicos era que eles eram pessoas que não pensavam, julgadoras, desdenhosas e que tinham medo da diversidade. Após publicar uma crítica a um grupo cristão evangélico em seu jornal local, ela recebeu uma enorme quantidade de respostas polarizadas. Colocando uma caixa vazia em cada canto da sua mesa, ela colocou as que eram de críticas em uma e as que a apoiavam em outra.

Então ela recebeu uma resposta de duas páginas de um pastor local. “Era uma carta amável e inquisitiva, ” disse ela. Tinha um calor e civilidade, além de perguntas que queriam me sondar. Ela não conseguiu decidir em qual caixa colocar a carta, então ela ficou em sua mesa por sete dias. “Foi a carta de oposição mais amável que eu já recebi. ” O seu tom demonstrava que o seu escritor não estava contra ela.

Eventualmente, ela contatou o pastor e se tornou amiga dele e de sua esposa. “Eles conversavam comigo de uma maneira que não me fazia sentir excluída. ” A sua amizade foi uma parte importante da sua jornada à fé.

Nós somos amáveis?
Os testemunhos da Bíblia e Butterfield deveriam nos fazer meditar em como nós estamos. Estamos generosamente inclinados para com as pessoas ao nosso redor, ou nós pensamos e falamos de modo rude com, ou sobre, elas?
Para alguns de nós, assistir a esportes ou shows de talentos (como o The Voice), é uma oportunidade para exibir opiniões ásperas sobre aparência física, inaptidão ou falta de talento. Nossos golpes verbais se tornam facilmente parte do entretenimento em si.

Para alguns de nós, o trajeto diário se torna uma prova severa de gentileza. Eu sou generosamente inclinado para com outros motoristas, incluindo o cara que acabou de me cortar e o outro que está colado na traseira do meu carro?
Alguns de nós têm que admitir que, frequentemente, nós colocamos lenha na cruel fogueira do sarcasmo, falando coisas totalmente impensadas para ferir ainda mais aqueles que nos cercam.

A gentileza não é algo pequeno. Ela dá frutos maravilhosos tanto em nossas vidas quanto nas vidas daqueles ao nosso redor. “O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra” (Provérbios
21:21).
Nós abrimos espaço em nós para o trabalho sobrenatural do Espírito quando nós pedimos a ele que produza em nós corações amáveis que transbordam através de lábios amáveis.

Nenhum comentário: