quarta-feira, 16 de setembro de 2020

ORAÇÃO & DEVOCIONAL || 16 09 20 || Aqui na Terra, Jamais Seremos Perfeitos


Eu vim para que eles tenham e desfrutem da vida, e a tenham em abundância (até a plenitude, até transbordar) (João 10.10).

Ao lidar com pessoas, você deve lembrar-se de que é impossível que elas ajam sempre de maneira perfeita. É impossível, não importa quão maravilhosas elas sejam, nunca cometer erros ou dizer a coisa errada na hora errada. Contudo, uma das coisas que causam problemas nos relacionamentos é a expectativa irrealista de perfeição.

Nós, humanos, temos uma tendência de tentar mudar os outros. Tentamos treiná-los de forma que eles nunca nos machuquem. Buscamos viver num estilo de vida tipo "incubadora", no qual ninguém pode nos tocar ou abalar.

Muitas pessoas gastam grande parte da sua vida declarando: "Eu não serei ferido"! Elas vão ao extremo para se proteger da rejeição, vivendo numa solidão terrível porque se retraem e se recusam a envolver-se com pessoas. Existem algumas que se envolvem até certo ponto e, quando o relacionamento começa a tornar-se mais íntimo, também se retraem e evitam um envolvimento maior.

Ao se protegerem de um tipo de dor, essas pessoas criam outro tipo de sofrimento. A solidão é dolorosa! E doloroso ver pessoas interagindo com outras e vivendo bons relacionamentos enquanto você permanece o tempo todo sozinha. Se você é uma dessas pessoas, creio que este devocional a ajudará. Creio que há uma unção específica nesse ensino para trazer liberdade àqueles que têm sofrido pela dor da rejeição!

Nas últimas ministrações, discutimos várias formas de como uma pessoa rejeitada tenta se proteger de uma dor emocional maior. Aprendemos que um desses padrões de proteção contra a rejeição é comprar proteção. Hoje, vamos aprender como as pessoas tentam comprar a proteção contra a rejeição por meio do seu próprio perfeccionismo.

O que é perfeccionismo? É dizer: "Vou impedi-lo de me rejeitar! Serei perfeito, então você nunca será capaz de encontrar algo errado em mim! E, se não puder encontrar nada de errado comigo, você simplesmente me amará! Você nunca me rejeitará porque nunca farei nada que possa frustrá-lo ou perturbá-lo"!
O dicionário define perfeição como "não faltar nada essencial"; ser da mais alta excelência; impecável; exato, sem defeito; irrepreensível e supremamente excelente,! Essa definição é correta do ponto de vista natural, mas não com relação à vida espiritual de uma pessoa. Quando você pesquisa a palavra perfeição na Bíblia, num dicionário grego ou mesmo na Bíblia Amplificada, há uma conotação totalmente diferente.

A definição bíblica de perfeição é crescer até a completa maturidade. Isso não significa que neste exato momento você não poderá fazer nada errado! O que a palavra realmente significa é que, no sentido bíblico, somos pessoas que estão prosseguindo para o alvo da perfeição.

Você está tentando ser perfeito por seu próprio esforço? Você é viciado em trabalho? Está sofrendo sob o peso de nunca sentir-se bem, nunca sentir-se adequado o suficiente, sempre se sentindo um pouco inaceitável? Sente que se pudesse ser melhor e cometer menos erros, talvez, Deus o amaria mais e responderia às suas orações mais freqüentemente e, então, talvez as pessoas o aceitassem? Essa é uma mentira!

A maioria das pessoas com raiz de rejeição sofre in-suportavelmente com o problema do perfeccionismo. Sofri com isso durante muito tempo em minha vida. Deus tem feito uma grande obra em minha vida nessa área, mas percebo que Ele está constantemente me levando à libertação do perfeccionismo.

Deus quer que sejamos felizes. Jesus disse: Eu vim para que eles tenham e desfrutem da vida, e a tenham em abundância (até a plenitude, até transbordar) (João 10.10). Ele quer desfrutemos a vida!

Descobri que, se somente puder desfrutar a vida nos dias quando fizer tudo certo, não haverá muitos dias em que eu poderei dizer: "Eu realmente vou desfrutar este dia"! Não, não temos de comprar nossa alegria com a perfeição!

Nenhum comentário: